Nuvens Médias: base entre 2 a 4 km de altura nos polos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador – líquidas e mistas. Nuvens Baixas: base até 2km de altura – líquidas. Tipos de Nuvens: Cirrus (CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante.
Nuvens altas normalmente tem bases acima de 6000 m; nuvens médias geralmente tem base entre 2000 a 6000 m ; nuvens baixas tem base até 2000 m. Estes números não são fixos. Há variações sazonais e latitudinais.
Nuvem de altura média basicamente composta de gotículas de água e, às vezes, de cristais de gelo encontrada nas latitudes médias entre 15 e e 20 mil pés de altitude, ou seja, 4.400 e 6 mil metros.
Os principais tipos de nuvem são: Cirrus: são formações bastante comuns na atmosfera, tendo um formato tradicionalmente alongado e uma coloração branca, sendo consideradas de elevada altitude. Cirrocumulus: são formações muito extensas e de coloração variada que estão dispostas em grandes altitudes da atmosfera.
Cumulonimbus são as mais perigosas nuvens da Terra. Suas dimensões horizontais e verticais são tão grandes que sua forma característica só pode ser vista claramente à longa distância (por isso o fato de serem vistas a até 400 km de distância, dependendo das condições do tempo).
Morning Glory Cloud é um fenômeno meteorológico raro. Uma nuvem Morning Glory (Glória da Manhã) é uma nuvem em forma de rolo que pode atingir até 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura e que pode se deslocar a velocidade de até 60 km/h. Forma-se a uma altitude de 100 a 200 metros do solo.
Cirrus é uma nuvem fina ou delgada, composta de cristais de gelo, que aparece freqüentemente com a forma de véus ou como cordões. Nas latitudes médias, normalmente são encontradas formações dessas nuvens entre 6.000 e 9.000 metros (20.000 e 30.000 pés) de altura.
Mas se elas pesam tanto, como ficam suspensas no céu? Na realidade, as nuvens são puxadas para baixo pela gravidade a todo momento. Elas não caem no solo e nem saem voando pelo espaço por um equilíbrio entre temperatura, pressão atmosférica e ventos.
O NordLocker é um serviço de armazenamento na nuvem focado na segurança. Em todos os planos, inclusive no gratuito, os arquivos guardados na plataforma são protegidos com criptografia direto no computador.
Como as nuvens geralmente têm milhares de metros de altura na atmosfera, esse pequeno deslocamento para baixo não é perceptível ao olho humano. Mas algo contraria essa descida lenta, que é aí que entra a ilusão. Correntes ascendentes de ar ascendente mantêm as gotículas suspensas, mesmo quando elas caem gradualmente.
Primeiramente, é importante saber que as nuvens não têm uma altura fixa. Elas podem variar bastante, dependendo do tipo e das condições atmosféricas. Em geral, nuvens de baixa altitude ficam a cerca de 2.000 metros do solo, enquanto nuvens mais altas, podem ultrapassar 6.000 metros.
As nuvens desempenham um papel vital em nosso clima, regulando a quantidade de energia solar que atinge a superfície e a quantidade de energia da Terra irradiada de volta ao espaço. Quanto mais energia for aprisionada pelo planeta, mais quente nosso clima será. Se menos energia for coletada, o clima ficará mais frio.
A base da nuvem representa o ponto mais baixo onde o ar fica frio o suficiente para que o vapor d'água se condense em gotículas, o que acontece aproximadamente na mesma altura em uma determinada região.
- Stratus (St): camada de nuvens acinzentada, frequentemente escura. A aparência é caracterizada por uma chuva ou neve de forma mais ou menos contínua que, na maioria dos casos, atinge o solo.
Qual a nuvem mais perigosa para variação? Associada a tempestades severas, raios e ventos fortes, a nuvem Cumulonimbus é considerada a mais perigosa, conforme o Climatempo.
Nuvens Altas: base acima de 6km de altura – sólidas. Nuvens Médias: base entre 2 a 4 km de altura nos polos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador – líquidas e mistas. Nuvens Baixas: base até 2km de altura – líquidas.
Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor. Como existem menos moléculas de ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.
A maioria das pessoas associa o fenômeno a tempestades fortes. No entanto, o tipo mais perigoso é a turbulência de ar limpo, que geralmente ocorre sem nenhum aviso visível no céu à frente.
Extremamente raro, o fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes e geralmente é observado no verão, ao nascer ou pôr do sol. (Veja mais fotos abaixo.) As nuvens noctilucentes são finas e se formam a até 80 km cima da superfície da Terra.
A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo, oferecendo mais de 200 serviços completos de datacenters em todo o mundo.
Ligada ao Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos da América (NCAR), a pesquisadora Peggy LeMone afirma que nuvens do tipo Cumulus podem armazenar mais de 500 toneladas de água.
A maior nuvem do mundo registrada até o momento tinha cerca de 1.000 quilômetros de extensão chamada de Cumulonimbus, segundo a Organização Meteorológica Mundial.