Os indivíduos com Síndrome de Down apresentam certos traços típicos, como: cabelo liso e fino, olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos (semelhantes aos orientais), nariz pequeno e um pouco "achatado", rosto redondo, orelhas pequenas, baixa estatura, pescoço curto e grosso, flacidez muscular, ...
Quais são as alterações físicas mais comuns na síndrome de Down?
Pessoas com síndrome de Down são mais suscetíveis a certas alterações dermatológicas como a língua fissurada, lentigos (manchas na pele), alopecia areata (que provoca queda de cabelo), dermatite seborreica e vitiligo (perda de pigmentação da pele).
Quais são as características mentais da síndrome de Down?
Neste caso, estão mais propensos a apresentarem: Comportamentos disruptivos, impulsivos, desatentos, hiperativos e de oposição. Comportamentos ansiosos, ruminantes e inflexíveis. Déficits no relacionamento social, comportamentos estereotipados repetitivos, auto imersos.
Segundo trimestre. Um exame ultra-sonográfico e quádruplo do marcador pode ajudar a identificar a síndrome de Down e outros defeitos no cérebro e na medula espinhal. Este teste é feito entre 15 e 20 semanas de gravidez. Se algum desses testes não for normal, você será considerado com alto risco de defeitos congênitos.
GENÉTICA, RISCOS E CARACTERÍSTICAS: O QUE É SÍNDROME DE DOWN?
Quais gestantes são mais propensas a ter um bebê com síndrome de Down?
Cerca de 80% dos que nascem com a trissomia 21 são filhos de mulheres mais velhas. As famílias prévias, quando um dos pais é portador da síndrome, também têm maiores chances de ter um bebê Down.
Pé plano e joanete: condições mais comuns em pessoas com Síndrome de Down. Segundo a pesquisa, o pé plano (ou pé chato) e o joanete são duas patologias dos pés muito comuns em pessoas com síndrome de Down.
Estrabismo. O estrabismo é uma das condições presentes em pessoas que possuem a alteração do cromossomo 21, e na maioria dos casos é presente o estrabismo convergente, que são os olhos virados para dentro.
Existem três tipos de síndrome de Down, e a mais comum é a trissomia livre (quando o cromossomo 21 extra está em todas as células). Os tipos mais raros são o mosaicismo (com 46 cromossomos em algumas células e 47 em outras) e translocação (quando a doença ocorre por herança genética).
Como é o comportamento de um bebê com síndrome de Down?
E para características motoras, há desafios em habilidades como andar, segurar objetos, ficar sentado, etc. Enquanto para as características comportamentais, a criança costuma apresentar impulsividade, dificuldade de aprendizado, de prestar atenção, comportamentos obsessivos, etc.
Como é o pensamento de uma pessoa com síndrome de Down?
Como mostram Fontana et al. (2021) e Tungate e Conners (2021), as habilidades cognitivas complexas são defasadas pela síndrome de Down, o que afeta o desenvolvimento complexo da pessoa com a síndrome, podendo apresentar dificuldades para, por exemplo, se inserir no mercado de trabalho ou exercer sua autonomia.
Quem transmite a síndrome de Down, o pai ou a mãe?
Teoricamente, a probabilidade de uma mãe portadora ter um filho com síndrome de Down é 1:3, mas o risco real é menor (aproximadamente 1:10). Se o portador for o pai, o risco é de apenas 1:20. A outra translocação mais comum é t(21;22).
Muitas crianças com esse problema dormem em posições incomuns enquanto tentam abrir mais espaço nas vias aéreas para respirar, por exemplo, dormindo com a cabeça inclinada para trás ou dormindo sentadas. De qualquer forma, seu sono é perturbado e isso pode deixá-los irritados ou sonolentos durante o dia.
É possível ter síndrome de Down e não ter características?
Além disso, a condição não apresenta características significativas, como alterações acentuadas na fisionomia e no desenvolvimento cognitivo, por isso é possível aparecer casos de diagnósticos tardios. Mas isso não significa que o indivíduo não vá apresentar sintomas que tragam prejuízos para a sua qualidade de vida.
Bebês com síndrome de Down tendem a ser plácidos e passivos e não choram tão frequentemente quanto esperado. Muitos bebês nascem com defeitos cardíacos e gastrointestinais e apresentam músculos um tanto débeis.
Quais são as habilidades cognitivas não-verbais na síndrome de Down?
A Síndrome de Down (SD) é uma das causas mais conhecidas da deficiência intelectual e o baixo funcionamento cognitivo está associado a déficits no comportamento adaptativo. Parte do conhecimento em relação às habilidades cognitivas na SD pauta-se na comparação entre tarefas verbais e não-verbais.
Em primeiro momento pode não ser fácil aceitar a síndrome de down, seja por preconceito ou por falta de informações especializadas, por isso, procure conversar com familiares de pessoas com down, a troca de experiências pode ser muito válida para entender a síndrome e a melhor maneira de lidar com ela.
Quais são as características físicas da síndrome de Down?
A condição está geralmente associada a atraso no desenvolvimento infantil, feições faciais características e deficiência intelectual leve a moderada. Criança com síndrome de Down a montar uma estante de livros. Terceira cópia do cromossoma 21.
Os canais auditivos estreitos da pessoa com Síndrome de Down merecem uma atenção especial e consequentemente mais visitas ao otorrino. A Otite externa crônica, Disfunção tubária e tendência a otite média serosa são patologias comuns nesses casos.
As manifestações orais na síndrome de Down incluem: mandíbula e cavidade bucal pequena, palato estreito alto e ogival, macroglossia relativa e língua geográfica. É comum a postura da língua aberta, devido a uma nasofaringe estreita, tonsilas e adenoide hipertrofiada.
Pessoas com síndrome de Down são mais suscetíveis a certas alterações dermatológicas como a língua fissurada, lentigos (manchas na pele), alopecia areata (que provoca queda de cabelo), dermatite seborreica e vitiligo (perda de pigmentação da pele).
A fenda palpebral oblíqua ou olho amendoado com supercílios arqueados e bem posicionados são um par perfeito para o embelezamento do olhar e um desejo unânime. Existem vários tratamentos que atendem essa demanda.
Observou-se que as pessoas com SD apresentam alteração na percepção e manifestação dos estímulos dolorosos e isto pode ser devido à deficiência cognitiva em associação ao déficit neuromotor, e não somente ao atraso da transmissão dolorosa, como alguns autores creditavam.
Quais são as principais características de um portador de síndrome de Down?
Os indivíduos com Síndrome de Down apresentam certos traços típicos, como: cabelo liso e fino, olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos (semelhantes aos orientais), nariz pequeno e um pouco "achatado", rosto redondo, orelhas pequenas, baixa estatura, pescoço curto e grosso, flacidez muscular, ...
Gisela alerta que “a síndrome pode ser diagnosticada com o exame de ultrassom translucência nucal fetal por volta da 12ª semana de gestação. No entanto, têm casos que ficam sem diagnóstico, pois passam da data ou fazem o exame em época que não se vê com nitidez.” Por isso, converse sempre com seu obstetra.