Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.
Onde na Bíblia fala que Jesus nasceu 25 de dezembro?
É impossível afirmar que Cristo nasceu, mesmo, no dia 25 de dezembro. Para Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores na Universidade Metodista de São Paulo, é importante enfatizar que Jesus não veio ao mundo nesta data e que na Bíblia não há nenhuma menção ao dia.
Qual é a verdadeira data de nascimento de Jesus Cristo?
Isso nos diz que o Rei Herodes deve ter morrido logo após 13 de março de 4 a.C. Com base nesse cálculo, a maioria dos estudiosos data o ano de nascimento de Jesus em algum momento em torno de 4-6 a.C., o que o tornaria por volta de 2029 este ano.
Porque a Igreja Católica comemora o nascimento de Jesus em 25 de dezembro?
Uma explicação bastante difundida é a de que os cristãos optaram pelo dia porque, a partir do ano 274, em 25 de dezembro celebra-se em Roma o die natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol invicto, a vitória da luz sobre a noite mais longa do ano.
Jesus nasceu MESMO no dia 25 de dezembro? Padre Paulo Ricardo responde!
Como surgiu o Natal no dia 25 de dezembro?
Os historiadores alegam, então, que colocar o Natal no dia 25 de dezembro era uma forma de esvaziar a festividade pagã e garantir fiéis ao cristianismo. O argumento retórico era basicamente mostrar que uma pessoa não estava celebrando Mitra ou o Sol Invicto na referida data, mas sim o nascimento de Jesus Cristo.
O nascimento de Jesus de Nazaré é celebrado pelos cristãos no dia de Natal, que cai em 25 de dezembro. Para a Igreja Russa e as antigas Igrejas do Oriente que ainda usam o calendário juliano, 25 de dezembro juliano corresponde a 7 de janeiro do calendário gregoriano . Em princípio, ele marca o início da era cristã .
A Bíblia não proíbe nem defende a árvore de Natal. 🌲 O importante é ter em mente que: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Quem instituiu 25 de dezembro como nascimento de Jesus?
As Escrituras são vagas e podem apontar para datas muito distintas ao longo do ano. Porém, a tradição do 25 de dezembro é antiga. O primeiro registro histórico é de 336, durante o reinado do imperador Constantino. Alguns anos depois o papa Júlio 1º proclamou 25 de dezembro a data oficial do Natal.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
A festa de Natal, que possivelmente pode ser celebrada como o nascimento de Jesus, é Tabernáculo que, no calendário bíblico, é celebrada em Setembro ou Outubro, de acordo com o calendário bíblico lunar (Zacarias 15:1-15). Existem algumas tradições que celebram o Natal de Jesus em ocasiões diferentes.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.
Segundo a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho. Para convertê-los, São Bonifácio derrubou a árvore e mostrou às pessoas que nada havia acontecido com ele. Assim, aproveitou a oportunidade para convertê-las ao cristianismo.
Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.
É verdade que dia 25 de dezembro é aniversário de Jesus?
Não é possível afirmar com certeza que Jesus nasceu em 25 de dezembro. De acordo com Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores da Universidade Metodista de São Paulo, é importante destacar que essa data não corresponde ao nascimento real de Jesus, e a Bíblia não faz nenhuma menção específica ao dia.
Algumas igrejas evangélicas mais fundamentalistas também recomendam que seus fiéis não celebrem o Natal, não enfeitem suas casas e não troquem presentes na data — em geral, os argumentos são de que a comemoração se tornou uma festa capitalista que deixa a religiosidade em segundo plano.
Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu. Assim, é importante dizer que não sabemos o dia exato em que Jesus nasceu e não existe comprovação histórica acerca de ele ter nascido no dia 25 de dezembro.
Cultura tradicionalmente presente na Índia, o hinduísmo também não celebra o Natal. Essa religião tem como principais celebrações Durga Puja, o Dasara, o Ganesh Puja, o Rama Navami, o Krishna Janmashtami, o Diwali, o Holi e o Baishakhi.