Corpo retangular Geralmente, ela tem a mesma largura nos ombros, cintura e quadris, o que lembra essa aparência de retângulo na parte de cima do corpo. O biotipo retangular é um dos tipos de corpos femininos mais comuns, principalmente em mulheres que são altas, magras e têm as pernas mais alongadas.
Nesse caso, os ombros, quadris e cintura do mesmo tamanho. Sendo assim, as peças de roupas devem marcar a cintura, além de dar mais volume no quadril e nos ombros, assim trazendo harmonia.
O uso de peças sobrepostas com linhas retas verticais, reforçam os traços desse corpo. Cortes retos: modelagens retas como a saia lápis também ajudam a evidenciar esse biotipo, tirando a impressão de curvas desse corpo.
COMO DESCOBRIR O TIPO DE CORPO | DESCUBRA SEU BIOTIPO PARA FAZER COMPRAS MAIS ACERTIVAS
Qual é o formato de corpo mais comum?
Segundo levantamento da ABNT, 76% das brasileiras têm o corpo no formato retangular, com mínima diferença entre tórax e quadril, e cintura pouco pronunciada.
A mulher com corpo retangular não possui muitas curvas. Geralmente, ela tem a mesma largura nos ombros, cintura e quadris, o que lembra essa aparência de retângulo na parte de cima do corpo.
Cabelos lisos, nariz afilado e pele bronzeada — porém branca. Magra, com a cintura fina, os seios fartos e o quadril largo. Com poucas variações, essa é a representação da mulher brasileira na mídia — e assim somos cobradas para ser.
Foram consideradas altas as mulheres que medem mais de 1,64 metro – ainda assim elas estariam alguns centímetros longe das modelos mais famosas, que costumam ter mais de 1,75 cm. Cerca de 15% das mulheres que participaram do estudo pertencem a essa faixa de altura.
Vamos aos números. Para os homens, a circunferência abdominal não deveria passar os 94 cm, porque o risco já é considerado alto. Acima de 102 o risco passa a ser muito alto. Mulheres devem manter a circunferência até 80 cm, e saber que acima de 88 o sinal vermelho é ainda mais forte.
Para descobrir com precisão o seu tipo de corpo, meça o seu peito, a parte mais fina da sua cintura e a maior área das suas ancas. Esses cálculos irão ajudar a perceber quais as áreas que gostaria de se focar no ginásio e ajudar a orientá-lo no tipo de roupas mais adequado para mostrar os seus pontos fortes.
O que vai determinar qual o seu tipo, é a diferença nas medidas, por exemplo, se a sua cintura possui uma significativa diferença para os ombros e quadris, enquanto eles possuem praticamente a mesma medida você têm o biotipo ampulheta. Caso a diferença seja pequena entre os três, você pode ser retangular.
Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado. Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.
Apesar de tudo, os homens tendem a gostar mais de mulheres com curvas e com uma cintura mais pequena do que as ancas. Essa forma corporal é um sinal de que a mulher está mais preparada para ter uma gravidez mais saudável.
Os homens valorizam a cintura fina porque essa característica é um indicativo de boa saúde e fertilidade da mulher, de acordo com a equipe de Devendra Singh, professor de psicologia evolutiva na Universidade do Texas em Austin (EUA).
A conclusão é científica e não agrada a todos. Um estudo da Universidade do Texas concluiu que a britânica Kelly Brooke tem o corpo ideal de mulher: mede 1,68 metros, pesa 75 quilos e apresenta 99 cm de busto, 63 de cintura e 91 de anca.
Qual o tipo de corpo mais comum no Brasil? O tipo de corpo mais comum entre as mulheres no Brasil é o corpo retangular, representando mais de 70% da amostra estudada pelos técnicos do Senai/Cetiqt.
O que significa ter um quadril mais largo que o ombro?
Os quadris são um pouco mais largos que os ombros e a cintura é mais fina. Além disso, normalmente as mulheres que têm esse tipo de corpo costumam ter a parte inferior mais larga e os seios pequenos ou médios. Por isso, geralmente, as roupas têm o intuito de disfarçar a largura do quadril.
Triângulo. Esse tipo físico é o mais comum entre as brasileiras. A largura dos ombros, seios e cinturas são menores em relação ao quadril que possui um tamanho maior, tendo as pernas mais grossas também.