Quais são as características das unhas de fumante?
As unhas de um fumante frequentemente apresentam alterações visíveis¹ tanto em coloração quanto na textura. A nicotina e outros componentes do tabaco provocam um amarelamento persistente, que pode ser acompanhado por manchas e uma textura mais áspera ao toque.
As unhas e dedos ficam com a tonalidade amarelada devido à má circulação sanguínea, enquanto os dentes tendem a ficar escuros e manchados. Ou seja, o impacto causado pelo cigarro é devastador.
A SBD também alerta para uma manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele: o surgimento de manchas amareladas, principalmente na ponta dos dedos. Com o contato da nicotina no local, a partir do calor do cigarro, as unhas também ficam completamente impregnadas com a substância.
As unhas humanas, também chamadas de lâminas ungueais, são placas córneas de células mortas, compactas, resistentes e translúcidas, constituídas especialmente por queratina (ou ceratina), proteína sintetizada por muitos animais, que ajuda a formar diversas estruturas do corpo.
Talvez a manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele, as manchas amareladas que aparecem principalmente na ponta dos dedos, são resultado da impregnação da nicotina no local. O calor do cigarro potencializa este processo.
COMO TER UNHAS GRANDES E FORTES 💅🏻💕 |Iris Carvalho Costa
Como fica o rosto de quem para de fumar?
Fumar causa a perda de colágeno e em pessoas que fumam muito, pode até comprometer a cicatrização de ferimentos. Ao parar de fumar, o indivíduo evita o envelhecimento precoce, notado pela pele flácida e sem brilho que leva ao surgimento de rugas.
Icterícia. A icterícia é um problema de saúde que pode causar mancha amarela na mão. É um distúrbio que causa o amarelecimento da pele e dos olhos devido ao acúmulo de bilirrubina no corpo. A bilirrubina é um pigmento amarelo que normalmente é eliminado do corpo pelo fígado.
A saúde das unhas está diretamente relacionada não apenas aos cuidados estéticos, mas, principalmente, às nossas características metabólicas, como balanço nutricional, estado da tireoide, dos rins, dos pulmões, podendo ser acometida por patologias inflamatórias, infecciosas e neoplásicas.
Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
Além do surgimento das rugas, o tabaco também é responsável pelo ressecamento da pele e o surgimento de manchas amarelas. Assim como acontece com o sorriso, o alcatrão presente no cigarro pode provocar essa mudança de tonalidade, deixando a pele e as unhas de quem fuma com um aspecto amarelado.
É importante lembrar que o apetite recebe grande interferência não só por questões hormonais, mas também porque a percepção dos sabores – que ocorre na língua – é prejudicada pelo hábito de fumar. Por esse motivo, não é difícil que os fumantes tenham menos vontade de comer, o que também pode provocar uma perda de peso.
Pesquisas concluíram que a lúnula é uma área de derme frouxa com feixes de colágeno menos desenvolvidos (afinal já mostrei algumas vezes, que a unha tem colágeno vertical, por isso a unha cresce na vertical).
Fungo descola as unhas (onicólise): se não cortar fica espaço vazio e acumula sujeira, massinha de esfarelamento da unha e fica com mal cheiro. O melhor a fazer é remover, mesmo que fique disforme.
Pelé não fumava nem consumia álcool. Sabemos que tinha preferências em alguns alimentos como ovos, couve, feijão e carne suína (bem mineiro por sinal).
Alguns pacientes relatam que as mãos e pés costumam ficar em tons arroxeados e constantemente frios. Durante o contato com a água gelada, é comum que os membros periféricos fiquem doloridos e pálidos.
- Ondulações podem ser reflexo de doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos. - Coloração alterada, como a metade da unha vermelha e a outra esbranquiçada, pode significar problemas renais. - Unhas com manchas azuladas ou em tons de roxo podem expressar problemas pulmonares.
Anemia: as unhas ficam secas, quebradiças, opacas, côncavas e há deslocamento da carne na ponta dos dedos. Doenças cardíacas: as unhas ficam curvadas para baixo, alargadas e com coloração arroxeada por causa da falta de circulação.
Unhas muito pálidas, parecendo sem vida, podem ser um sinal de doença hepática, anemia, subnutrição ou insuficiência cardíaca. Unhas azuladas podem indicar que o corpo está recebendo pouco oxigênio, situação que pode acontecer quando o pacientes está recebendo ribavirina ou em pessoas com pneumonia.
Mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem indicar alguns problemas de saúde, como anemia, micoses, dermatites e até mesmo doenças renais ou pulmonares. E tudo isso pode ser detectado por meio de um simples autoexame, garantem os especialistas ouvidos pela reportagem.
"Como consequência dessa disfunção, alguns sintomas se destacam. Entre eles, a pele seca, coceiras, unhas fracas, inchaço no rosto e queda de cabelo", sinaliza.
Essa é uma queixa bastante comum nos consultórios. Trata-se de uma infecção causada por fungos e um sinal muito comum da doença é a unha oca ou descolada, que ocorre quando a unha se separa do leito ungueal, deixando um espaço vazio entre eles.
Caracterizada pela coloração amarelada, principalmente nas pontas dos dedos, onde o contato com a fumaça do cigarro é mais direto, as unhas ainda ficam quebradiças. Esse efeito ocorre por conta das substâncias tóxicas presentes no cigarro, como a nicotina e o alcatrão, que se depositam na superfície das unhas.
O que é a má circulação nas mãos e quais são as principais causas? A má circulação nas mãos refere-se a um fluxo sanguíneo inadequado para as extremidades, resultando em sintomas como dormência, formigamento e, por vezes, dor. Este problema tende a agravar-se em condições climáticas mais frias e durante o inverno.
A síndrome de Raynaud é caracterizada pelo vasoespasmo de partes da mão em resposta ao frio ou estresse emocional, causando desconforto e alterações na coloração (palidez, cianose, eritema ou uma combinação destes) reversíveis em um ou mais dígitos.