Dos sete refrigerante em que foi detectado benzeno, dois - Fanta Laranja Light e Sukita Zero - o apresentavam acima do limite recomendado. Na Sukita Zero, a concentração da substância era quatro vezes o máximo indicado pela Anvisa para água potável.
Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.
O consumo exagerado de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, é prejudicial à saúde. É importante avaliar o contexto alimentar como um todo. Refrigerantes zero são uma opção menos calórica, mas não devem ser vistos como uma alternativa completamente saudável.
Na Coca-cola Zero, está o ciclamato de sódio, um agente químico que reconhecidamente faz mal à saúde. Nos outros sete refrigerantes, está o benzeno, uma substância potencialmente cancerígena.
O benzeno no ar interno é proveniente de produtos que contêm benzeno, como colas, tintas, lustra-móveis e detergentes. - O ar em torno de locais de despejo de resíduos perigosos ou postos de gasolina pode conter níveis mais elevados de benzeno do que outras áreas.
Anemia, sangramento excessivo (no nariz, por exemplo) e queda do sistema imunológico, aumentando as chances de infecções e de desenvolvimento de cânceres sanguíneos de vários tipos, como as leucemias, além da suspeita de associação a outros tumores (INCA, 2012; INCA, 2021).
Se você está procurando reduzir a ingestão de açúcar ou controlar as calorias, a Coca-Cola Zero pode ser uma escolha mais adequada. Adoçantes artificiais: A Coca-Cola Zero usa adoçantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame de potássio, para obter seu sabor doce sem calorias.
TOMAR COCA-COLA COM RODELAS DE LIMÃO FORMA BENZENO, FAZENDO MAL À SAÚDE? Não! Você pode incluir rodelas de frutas cítricas, garantindo um sabor especial, sem qualquer risco à saúde. O simples fato de adicionar vitamina C não resulta na formação de benzeno.
As cinco marcas de refrigerante que apresentaram maiores teores de sódio, por ordem decrescente foram: Fanta Laranja®, com 77mg; Schweppes Citrus®, com 50mg; Sprite Ice Mint®, com 38mg; Kuat Zero®, com 35mg; e Fanta Guaraná Zero®, com 33mg.
Se levarmos em consideração um consumo considerado moderado, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS recomenda minimizar o consumo de ambos. No entanto, uma lata de 350 ml tem em média 37 g de açúcar, quando o indicado é não consumir mais de 25 g por dia.
Muitos pacientes tomam H2Oh por achar “mais natural”, mas a verdade é que ele é uma bebida ULTRAPROCESSADA assim como a coca zero. Ambos não contêm calorias e NÃO VÃO prejudicar os seus resultados, MAS não possuem nutriente algum e se consumido em excesso será prejudicial à sua saúde.
"Para alguém que está controlando a ingestão de calorias e açúcares, o refrigerante zero pode parecer uma opção melhor. Mas, para quem busca nutrientes e benefícios à saúde, o suco de uva pode ser a escolha mais adequada, apesar do teor de açúcar," ressaltou Elaine.
O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2), é o gás utilizado em refrigerantes e em águas gaseificadas a fim de realçar o paladar e a aparência da bebida. Esse gás é solubilizado no líquido por meio da carbonatação, que é a reação química que ocorre entre o dióxido de carbono e a água.
“As pesquisas sugerem que o consumo em longo prazo de bebidas contendo o adoçante artificial, como duas latas de refrigerante zero por dia durante dez anos, é suficiente para aumentar em até três vezes o risco da doença”, alerta o pesquisador.
Baixo teor de açúcar: Por ser zero açúcar, é uma opção mais saudável para quem busca reduzir a ingestão de açúcares. Sem calorias: Ideal para quem está em dieta ou buscando manter uma alimentação equilibrada, pois não contém calorias provenientes do açúcar.
Os limites seguros atuais são fixados em 40 mg por kg de peso corporal por dia. Um adulto de 70kg, por exemplo, precisaria consumir 14 latas de um refrigerante diet ou zero que contém 200mg de aspartame para exceder esse limite.
Benzoato de sódio: conservante usado para impedir o crescimento de fungos e leveduras em sucos, conservas e condimentos. Em excesso, é associado ao surgimento de hiperatividade em crianças e câncer. A dose diária aceitável é de até 5 mg/kg.
Refrigerante não é saudável porque contém muito açúcar. Consumir muito refrigerante pode causar ganho de peso, diabetes e problemas cardiovasculares. De acordo com os cientistas, incluindo o CDC americano, a maioria das pessoas consome muitos açúcares adicionados, o que pode levar a problemas de saúde.
De fato, o benzeno pode ser encontrado em sucos e refrigerantes, porém, em condições específicas e proporções que não causam prejuízos à saúde. Além disso, a maioria das bebidas vendidas no Brasil não têm a substância.
Remover o produto imediatamente com banho de água corrente por 15 minutos, no mínimo. Lavar os olhos com grande quantidade de água por tempo prolongado. Encaminhar ao oftalmologista.
O benzeno pode ocasionar alterações no sangue e deficiência do sistema imunológico, dentre outras doenças. Esse agente também está relacionado a vários tipos de câncer sanguíneo, como as leucemias, além da suspeita de relação com outros tumores.
Qual órgão do corpo é mais afetado pela exposição prolongada ao benzeno?
Segundo Arline Arcuri, a exposição a longo prazo, em concentrações menores, acaba se acumulando na medula óssea, atingindo as células do sistema formador do sangue. Assim, pode ocasionar vários tipos de cânceres.