Jesus não escolheu alguém ao acaso: conhecia e o chama pelo nome. Sabia de quem se tratava bem como toda sua fama e pecados que o publicano trazia consigo. Zaqueu era pequeno em estatura, mas sua fama era grande na cidade. Significativa é a expressão narrada por Lucas: “Jesus levantou seus olhos”.
Jesus estava passando por Jericó a caminho de Jerusalém, para realizar aquilo que seria a coisa mais importante para a humanidade: a salvação. No entanto, Jesus parou; olhou para Zaqueu; e deu atenção para aquele homem. O mais interessante é que Jesus já sabia o nome de Zaqueu sem que ninguém tivesse lhe informado.
“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu num sicômoro para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou entre os ramos da árvore e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa.
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.
ZAQUEU não sabia quem era JESUSMais JESUS sabia quem era ZAQUEU
Qual é o significado espiritual da figueira Brava?
Na mitologia grega, essa árvore está relacionada ao deus Dionísio, associado ao vinho, à fertilidade e ao prazer. Há relatos de que Dionísio era frequentemente representado com uma coroa de figos em sua cabeça, simbolizando a ligação entre a árvore e a divindade.
Zaqueu era considerado um ser desprezível por muitos. Ele deve ter ficado chocado quando Jesus se convidou para uma refeição com ele. Mas quando Zaqueu encontrou Jesus, ele mudou. Zaqueu procurou as pessoas, pediu perdão e devolveu quatro vezes mais dinheiro do que tirou delas.
Desse modo, Zaqueu é um exemplo para todos os seguidores de Jesus, ao qual o encontro com o Mestre deve gerar mudança de vida. Aceitar a mensagem salvífica de Jesus deve gerar um compromisso pessoal com toda a sociedade, buscando agir sempre com justiça.
Poder e Salvação – A figueira brava ou sicômoro é uma árvore frondosa de porte avantajado, seus galhos nascem a partir de pouca altura do tronco principal e são longos, cobrindo uma área razoável, não muito acima do solo.
Zaqueu era um curioso e, sabendo que Jesus estava na sua cidade, resolveu unir-se à multidão e foi vê-lo. Subiu numa árvore para enxergar aquele Nazareno que atraía as pessoas com suas palavras e seus atos de misericórdia. Zaqueu é surpreendido quando Jesus revela conhecê-lo ao dizer o seu nome.
Ele quer tratar suas questões mais íntimas e colocar um “ponto final” naquilo que muitas vezes o angústia. Zaqueu queria somente ver Jesus; mas Jesus não quis somente vê-lo. Jesus entrou na casa de Zaqueu e para fazer a diferença, pois sabia que a necessidade de Zaqueu era muito maior do que somente avistar Jesus.
Os publicanos ou cobradores de imposto eram os coletores de tributos e taxas destinados ao Império Romano. Por essa razão, eram odiados pelo povo. Costumava-se dizer: “Só os publicanos são ladrões”. Podemos afirmar sem medo de errar que na época de Jesus a profissão de publicano era a pior.
Porque Jesus falou que Zaqueu era filho de Abraão?
De forma geral, Zaqueu era conhecido como pecador. Jesus o chamou de “filho de Abraão”, não para insinuar que de repente ele havia se tornado perfeito, mas que a salvação de Deus o incluía também.
Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando.
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.
Significado: O significado de Zaqueu não é apenas linguístico, mas também está profundamente entrelaçado com a narrativa bíblica. Zaqueu é um nome que carrega consigo a ideia de "puro" ou "inocente". Sua raiz hebraica reflete um desejo por pureza moral e espiritual.
Sicomoro é uma árvore aqui da Terra Santa que produz um fruto azedinho. Na época bíblica, o fruto era comido pelos pobres e aparece nas histórias de Amós e Zaqueu. Hoje aqui em Israel quem aprecia são os morcegos, confira!
Zaqueu era cobrador de impostos, homem rico, mas faltava algo na sua vida. E, por isso, ele procurava ver Jesus. Sendo baixinho, subiu numa árvore no momento em Jesus passaria ali por perto, no meio da multidão. Como viver esse Evangelho no dia de hoje?
Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali.
Quando Jesus estava passando e olhou para cima, disse para Zaqueu descer daquela árvore e que ia pousar na casa dele. E esse fato marcou Zaqueu a ponto de mudar totalmente sua vida, pois Jesus foi ficar na casa dele, que era rejeitado e tido como traidor pela grande maioria das pessoas.