Resistência ao calor: O quartzo é capaz de suportar altas temperaturas sem danificar. Fácil manutenção: O quartzo é fácil de limpar e manter, requer baixa manutenção.
O granito ainda é indicado para bancadas e pias, uma vez que tem grande resistência a riscos, suporta temperaturas elevadas (contato com panelas quentes, por exemplo) e absorve menos água que outras pedras.
Seja para uma lareira durante o frio, ou para cozinhar no seu dia-a-dia, é essencial considerar qual o material mais indicado. Das pedras naturais, as mais recomendadas para esse fim são granito e quartzito.
TESTE DE TEMPERATURA: Granito, Superfície de Quartzo, Super Nanoglass e Lâmina Ultracompacta
Quantos graus o quartzo suporta?
O quartzo é caracterizado por um baixo coeficiente de expansão térmica (igual a 5,5×10-7cm/cm°C) e excelente estabilidade térmica em comparação com os vidros tradicionais: se constantemente aquecido a 1100°C por cerca de uma hora, o material não muda de cor.
Existem diversas opções de pedras naturais que podem ser utilizadas para revestimento de lareiras e churrasqueiras. As principais pedras utilizadas são granito, ardósia, pedra sabão e mármore. Cada uma delas possui características únicas, como texturas e cores diferenciadas.
Ele pode ter resistência ao calor em até 180o. C gradativos. O problema não é o aumento linear da temperatura, mas o choque térmico. Isso porque ele gera uma ação muito rápida de quente e frio.
A pedra é sensível a desintegrar-se em partes pequenas quando aquecida e arrefecida rapidamente. O granito explode e facilmente se desintegra em caso de fogo. A pedra calcária desfaz-se mesmo com temperaturas baixas.
O mármore suporta altas temperaturas, sendo perfeito para lareiras. Além disso, esse tipo de pedra retem o calor. Assim, mesmo quando o fogo se apagar, o ambiente permanecerá com uma temperatura agradável por algum tempo.
Qual a melhor pedra para revestir uma churrasqueira?
Granito e mármore
Nas churrasqueiras ou no ambiente de lazer também são uma ótima opção. Elas podem ser usadas em combinação com outras pedras e materiais, dando um ar rústico ao ambiente também.
Materiais cerâmicos: Os materiais cerâmicos são conhecidos por sua alta resistência ao calor e à corrosão. Eles podem suportar temperaturas de até 2.000 graus sem derreter ou degradar.
Pedras aquecidas no ar são perigosas porque podem aquecer até muitas vezes a temperatura de ebulição absoluta, criando uma pressão interna muitas vezes maior que o ar circundante.
A pedra vulcânica Preta tem como finalidade projetar e refratar maior calor em churrasqueira elétrica ou churrasqueira a gás e também para utilização em lareira a gás ou lareira álcool. Este tipo de pedra vulcânica é usado em churrasqueiras tipo chair broiler.
O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. Ele apresenta condutividade térmica (condução de calor) baixa e é incombustível. Para que o fogo consiga danificar sua estrutura, decorre um tempo muito longo.
As panelas de pedra sabão são compatíveis com fogões a gás e cooktops, mas recomenda-se que o cliente verifique com o fabricante do cooktop a capacidade de suporte de peso de cada boca para evitar danos ao eletrodoméstico e/ou à panela.
A pedra ultracompacta é um tipo de material que é fabricado utilizando tecnologias avançadas de produção. Ela é composta principalmente por minerais naturais, como sílica, quartzo, e óxidos, que são compactados e submetidos a altas pressões e temperaturas durante o processo de fabricação.
O quartzo também é conhecido por ser um material mais denso e pesado que os outros, e isso pode dificultar um pouco a instalação do material em espaços de difícil acesso, ou em locais altos, como os pisos superiores de um edifício, por exemplo. Portanto, isso pode ser uma desvantagem em alguns aspectos.
O granito tem boa resistência para churrasqueiras, mas a porosidade da pedra pode facilitar a absorção de sujeiras, como gordura e manchas de bebidas. A dica é preferir os tons mais escuros e deixar para usar pedras mais claras em locais onde não serão manuseados alimentos.
O granito é resistente ao calor até uma temperatura entre 150°C e 200°C; será difícil ver quebras ou rachaduras em situações específicas de temperaturas extremas; no entanto, após algum tempo, pequenas fendas podem aparecer, o que reduz a resistência do granito.