A conservação ex situ, por sua vez, envolve a manutenção, fora do habitat natural, de uma representatividade da biodiversidade, de importância científica ou econômico-social, inclusive para o desenvolvimento de programas de pesquisa, particularmente aqueles relacionados ao melhoramento genético.
Já as técnicas ex situ são aquelas em que o material contaminado é levado para outro local para tratamento. Pode ser o caso, por exemplo, da técnica de lavagem do solo (soil washing), utilizada normalmente em casos envolvendo solos com uma concentração muito alta de contaminantes.
A conservação ex situ significa a conservação dos compo- nentes da diversidade biológica fora de seus habitats naturais, enquanto a conservação in situ significa a conservação dos ecos- sistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus ambientes naturais e, no caso de ...
O manejo ex situ é uma opção possivel, que pode contribuir para a conservação das espécies ameaçadas. O objetivo destas diretrizes é fornecer orientações práticas sobre a avaliação de adequação e das exigências de um componente ex situ para atingir os objetivos de conservação de uma espécie.
Isso porque a conservação de determinada espécie em um determinado local não atinge outros seres da mesma espécie que estejam em um local diferente. A conservação ex situ, por sua vez, consiste da manutenção das espécies fora de seu habitat natural, buscando utilizá-la como representante da espécie.
A remediação in-situ é uma opção eficaz que consiste no tratamento do solo contaminado no próprio local. Trata-se de um processo em que não há necessidade de mover ou remover solos ou águas. A sua remediação pode ser feita com recursos a vários métodos - físicos, biológicos, químicos ou térmicos ?
É a ação autorizada com finalidade de apanha, captura, colheita, coleta, levantamento, monitoramento, salvamento, resgate, translocação e destinação de animais silvestres da natureza visando a conservação da biodiversidade e evitando riscos à saúde pública e prejuízos a agropecuária.
In situ é uma expressão latina que significa no lugar (e também, no local, quando se refere à medicina). É usada em muitos contextos diferentes. Na indústria aeroespacial, um equipamento pode ser testado in situ para confirmar que tudo funcionará como um sistema.
Há variadas técnicas de remediação do solo contaminado. Alguns exemplos são: biorremediação, escavação, oxidação química in-situ, remoção e destinação do solo, extração de vapores do solo, tecnologias térmicas, solidificação, atenuação natural, etc.
A conservação ex situ é uma estratégia de conservação de componentes da biodiversidade ou de recursos genéticos animal, vegetal e microbiano fora de seu habitat natural, ou seja, sua manutenção é realizada em condições artificiais em de bancos de germoplasma vegetal, bancos de germoplasma animal e coleções de ...
Qual a diferença entre biorremediação in situ e ex situ?
Biorremediação in situ: Realizada no próprio local, sem que haja remoção de material contaminado. Biorremediação ex situ: Necessidade de retirada de solo ou efluente do local contaminado para que seja tratado em outro local.
O que são Observações In Situ? As Observações In Situ referem-se à coleta de dados diretamente no local onde um fenômeno ocorre, sem a intervenção de medições ou análises laboratoriais.
O que é bioaumentação? A bioaumentação é a prática de melhorar o desempenho de populações bacterianas usadas para tratamento de efluentes por meio do acréscimo de cepas bacterianas com habilidades degradativas específicas e/ou do acréscimo de nutrientes ausentes.
Quais técnicas de remediação podem ser classificadas como ex situ?
Tratamento Ex Situ: envolve sempre a remoção, por escavação (solos) ou bombeamento das águas subterrâneas e respectivo transporte e tratamento. selecionadas técnicas in situ, técnicas ex situ ou ambas as técnicas combinadas simultaneamente para a remediação.
A conservação ex situ implica, portanto, a manutenção das espécies fora de seu habitat natural e tem como principal característica: (i) preservar genes por séculos; (ii) permitir que em apenas um local seja reunido material genético de muitas procedências, facilitando o trabalho do melhoramento genético; (iii) garantir ...
Os Corredores Ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, o aumento da variabilidade genética e da cobertura vegetal, dentre outros.
A prospecção geodésica, que também pode ser chamada de ensaio “in situ” ou ensaio de campo, na verdade é a exploração geofísica antecipada pela avaliação detalhada do solo, com seus parâmetros medidos a contar dos maciços rochosos e da superfície para o subsolo, as vezes por quilômetros.
A conservação in situ é parte fundamental do sistema de conservação de recursos genéticos de um país, pois assegura que processos evolutivos naturais e modificações resultantes da interação com a paisagem e o meio cultural sejam mantidos, permitindo o acúmulo de variabilidade genética, adaptada a mudanças ambientais e ...
Resumo: A captação de água de chuva in situ é uma técnica que deve estar associada à conservação do solo, trabalhando-se com a finalidade de induzir o escoamento superficial da água para a área de plantio, aumentando o tempo da infiltração e reduzindo as perdas de água e de solo por erosão.
Ou seja, a conservação on farm permite a geração continua de novos recursos genéticos via a evolução em seu meio natural e a domesticação em seu meio social.
No procedimento histoquímico da FISH, o princípio básico é o anelamento da sonda com a se- quência alvo, para a visualização em microscópio epi- fluorescente. Entende-se por sonda, uma sequência de oligonucleotídeos complementares e específicos marcados com substâncias fluorescentes os quais se anelarão ao alvo.