Acentua as diferenças sociais. O analfabetismo digital diminui as opções de encontrar trabalho ou de ter acessar a um emprego de qualidade, o que repercute negativamente na economia dos trabalhadores.
Pesquisa divulgada no último dia 3 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) mostra que menos da metade (44%) dos jovens e adolescentes entre 9 e 17 anos têm acesso à internet na escola.
Qual o impacto da tecnologia na desigualdade social?
O acesso inacessível ou restrito a ambientes digitais pode ser uma fonte significativa de desigualdade social. Assim, a posição de uma pessoa em uma sociedade em rede na qual os fluxos de informação econômica e socialmente relacionada, pode ser explicada como um fator gerador de desigualdade.
A chegada do auxílio emergencial na pandemia foi exemplo claro como o acesso limitado à internet é também gerador de mais desigualdade. No que diz respeito às fake news e às mentiras que, o tema passa para um patamar ainda maior de responsabilidade das empresas proprietárias das grandes plataformas.
A desigualdade digital decorre do fato de as pessoas terem diferentes níveis de acesso à internet, equipamentos como telefones celulares e computadores, bem como diferentes habilidades para acessar e usar a internet e equipamentos.
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
A pesquisa evidencia que no período da pandemia da Covid-19 as desigualdades digitais limitaram o acesso à educação como direito social, sobretudo de estudantes mais pobres e aponta a necessidade de políticas públicas mais eficientes para a resolução do problema da exclusão digital, que é reflexo das desigualdades ...
Para reduzir desigualdades digitais é preciso eliminar lacunas relacionadas à desigualdade de conexão à Internet, que têm raízes em problemas na infraestrutura de conexão, na falta de acesso a dispositivos digitais e em deficiências no sistema educacional.
Atualmente, as conseqüências da exclusão social acentuam a desigualdade tecnológica e dificultam o acesso ao conhecimento, aumentando o abismo entre ricos e pobres. Isso se deve, em grande parte, ao fator renda (SPAGNOLO, 2003).
Quem mais sofre com a desigualdade digital no Brasil?
Ainda segundo o levantamento, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas negras são os maiores percentuais sem acesso à internet no país. Outros grupos excluídos digitalmente são as pessoas que estudaram até o ensino fundamental e as classes D e E.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
Quais os principais impactos da tecnologia digital na sociedade?
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
Essa situação comprova que, ao contrário do que se pensa, a tecnologia tem aumentado a desigualdade social devido às diferenças de oportunidades na vida de uma pessoa que tem acesso às TICs da que não possui. Por isso, atualmente, podemos afirmar que a tecnologia tem tornado a sociedade cada vez mais desigual.
Como a desigualdade digital afeta a educação no Brasil?
Na pandemia, a situação dos alunos sem acesso tecnológico para acompanhar as aulas piorou, aumentando a disparidade já existente em relação aos jovens na rede privada. Entre os alunos sem computador em casa em áreas urbanas, 39% estudam em escolas públicas, ante apenas 9% do ensino privado.
Qual o impacto da inclusão ou exclusão digital na vida das pessoas?
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
Quais são os fatores que mais impactam ocasionando a exclusão digital?
Existem, porém, outros fatores que são sutis e que dificultam a expansão tecnológica, tais como o desinteresse tecnológico, a idade das pessoas, a repulsa pelas novas tecnologias, os tipos de políticas públicas na área da Educação, da Cultura, da Ciência e Tecnologia etc.
O perfil da exclusão digital é principalmente formado por pessoas idosas, pessoas negras e com baixo nível de renda e indivíduos de zonas rurais. Observe alguns desses dados: A conectividade dos domicílios é maior na área urbana, sendo 82% das residências com internet, enquanto na área rural o índice é de 68%;
O conceito de pobreza digital está atrelado aos diferentes níveis, principalmente da desigualdade, no acesso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e os diferentes usos e apropriações da tecnologia por pessoas de distintas classes sociais, bem como estes são capazes de utilizar-se de dispositivos ...
Ampliar o acesso às novas tecnologias de informação é um ponto estratégico no rompimento das desigualdades econômicas e sociais existentes no Brasil, segundo concluiu uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Pará.
Como a desigualdade digital afeta o mercado de trabalho?
Esse abismo digital resulta em aumento da informalidade no mercado de trabalho, redução da produtividade, atraso no desenvolvimento humano e profissional e redução no acesso a serviços públicos oferecidos cada vez mais por meios digitais.
No Brasil, um quarto da população não tem acesso à Internet. Isso significa que 47 milhões de brasileiros estão fora da rede mundial de computadores. São os chamados excluídos digitais, dos quais 59% alegam que o alto preço do serviço é uma das barreiras de acesso à Internet.
O que é impacto digital? Trazendo para o contexto corporativo, a transformação digital se refere a um conjunto de mudanças de caráter estrutural que ocorrem a partir da implementação de tecnologias digitais para solucionar problemas e conduzir a empresa a um melhor desempenho.
Globalização e Acesso a Mercados: A economia digital eliminou fronteiras geográficas, permitindo que as empresas alcancem clientes em escala global. O comércio eletrônico e a expansão das plataformas digitais abriram novas oportunidades de negócios e acesso a mercados antes inexplorados.
Quais são os desafios enfrentados na era digital? Ansiedade e estresse: A hiperconectividade e o acesso constante a notícias podem aumentar a ansiedade e o estresse. Cyberbullying: A presença digital também trouxe novas formas de bullying, que podem afetar negativamente a saúde mental dos indivíduos.
A desigualdade social é um problema que ocorre quando algumas pessoas têm acesso a mais recursos e oportunidades do que outras. Isso pode acontecer por várias razões, como renda, educação, localização geográfica ou preconceito.