Por cálculo, o resultado de nitrogênio total se dá pela soma das frações: nitrato como N (NO³-N), nitrito como N (NO²-N), amônia como N (NH³-N, sinônimo: nitrogênio amoniacal) e nitrogênio orgânico (este último obtido via Kjeldahl e normalmente muito baixo em águas brutas/potáveis).
O elemento nitrogênio, que possui número atômico 7 e símbolo N, pertence ao grupo 15 da tabela periódica, junto com o fósforo, arsênio, antimônio e bismuto. O nitrogênio ocorre na atmosfera terrestre como um gás sem cor nem cheiro, de fórmula N2.
N (kg/ha) = 227 kg/ha de nitrogênio. Dessa forma, com base nos cálculos, para essa lavoura com produtividade esperada para esse ano agrícola de 25 sacas por hectare e para a safra do ano seguinte de 45 sacas por hectare, é recomendado a aplicação de 227 kg/ha de nitrogênio.
Para medir o nível de nitrogênio, recomenda-se o uso de régua plástica de cor preta feita para esse propósito. Para verificação do nível de nitrogênio, abra a tampa plástica, levante a rolha e introduza lentamente a régua plástica de medir nitrogênio até o fundo do botijão por 5 a 10 segundos.
Existem recomendações técnicas para o alcance de altas produtividades de 60 a 100 kg ha-1 de N em cobertura (cultivo em sequeiro) e de 120 a 160 kg ha-1 de N para cultivo irrigado (Amaral Filho et al., 2005, Pavinato et al., 2008).
A MELHOR FORMA DE ADUBAR COM UREIA - SEM VOLATILIZAR
Como fazer o cálculo de adubação?
Para isso, divida o valor de cada nutriente pela quantidade correspondente no adubo. Por exemplo, se escolheu 4-16-8, você dividirá 20 (nitrogênio) por 4, 80 (fósforo) por 16, e 40 (potássio) por 8. O resultado será sempre o mesmo: 500 kg por hectare.
Por cálculo, o resultado de nitrogênio total se dá pela soma das frações: nitrato como N (NO³-N), nitrito como N (NO²-N), amônia como N (NH³-N, sinônimo: nitrogênio amoniacal) e nitrogênio orgânico (este último obtido via Kjeldahl e normalmente muito baixo em águas brutas/potáveis).
A ureia agrícola é um fertilizante mineral sólido rico em nitrogênio — tipicamente com 46% de nitrogênio amídico de concentração. É uma fonte que libera o nitrogênio 100% na forma amoniacal para as plantas após sua aplicação.
Dividir os 3 números pelo menor (30 kg de nitrogênio): 30/30 - 90/30 - 60/30, resultando em uma proporção 1-3-2.
Procurar por adubos que contenham a proporção 1-3-2, iremos encontrar as fórmulas 8-24-16, 6-18-12 e 5-15-10, dessa forma avaliamos qual tem o melhor custo-benefício.
No plantio direto, a calagem deve ser feita em solos com pH inferior a 5,6 (CaCl2) ou V% abaixo de 65 na camada de 0 a 5 cm. A dosagem deve ser calculada para elevar a saturação por bases para 70% na camada de 0 a 20 cm, com aplicação na superfície, podendo ser feita de uma vez ou parcelada ao longo de três anos.
O NPK 10x10x10 é um tipo de fertilizante químico que exerce papel fundamental em qualquer tipo de plantação e cultura. Devido ao baixo teor de nutrientes disponíveis de maneira natural nos solos brasileiros, a adubação complementar é essencial para que as plantas consigam se desenvolver fortes e saudáveis.
O gás nitrogênio pode ser obtido industrialmente via destilação fracionada do ar atmosférico na forma líquida, tendo o produto final alguns traços de argônio e O2. O gás oxigênio pode ser removido pela adição de uma pequena quantidade de H2 e passagem por um catalisador de platina.
O nitrogênio (N) é um elemento químico encontrado em diversos ambientes naturais, tanto na forma gasosa (N2) na atmosfera terrestre quanto em compostos orgânicos e inorgânicos em solos, água e organismos vivos.
Quando não está combinado com outros elementos, ele é encontrado exclusivamente no estado gasoso, formado por uma molécula contendo dois átomos de hidrogênio, cuja fórmula é H2. No seu estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido.
Neste caso temos que efetuar a conversão de m³ para kg. Essa conversão não pode ser realizada devido serem grandezas diferentes, pois: m³ = unidade de volume; kg = unidade de massa.
Extrativo não nitrogenado (ENN): Representa “teoricamente” os carboidratos não estruturais e de mais fácil digestão, como os açúcares, o amido e a pectina. É obtido subtraindo-se de 100 a soma de PB, FB, EE e MM (expressos em porcentagem de MS), então: ENN = 100 – (PB+FB+EE+MM).
No método original de Kjeldahl, a digestão é feita com ácido sulfúrico fumegante em presença de Pentóxido de Fósforo e acrescenta Permanganato de Potássio para produzir a oxidação e formar o sulfato de amônio. Vê-se que o Nitrogênio dos aminoácidos das proteínas é transformado em um sal inorgânico.
Um desses equipamentos é o destilador de nitrogênio. Esse tipo de equipamento, como o próprio nome sugere, tem como função principal trabalhar no processo de destilação do elemento que, por sua vez, está em sua forma amoniacal.
Com maior concentração de nitrogênio e potássio, o NPK 20x05x20 costuma ser utilizado no preparo do solo antes do plantio. Ele também pode ser aplicado durante o início do ciclo de vida das frutíferas, colaborando para o crescimento e a saúde das plantas.
Ele é especialmente eficaz para culturas que demandam um equilíbrio entre crescimento vegetativo, desenvolvimento de raízes e produção de frutos. Culturas como tomate, batata e alface podem se beneficiar significativamente dessa formulação.