Efeitos colaterais do Propofol
- hipotensão;
- dor no local da injeção;
- queda da pressão;
- queda da frequência cardíaca;
- parada respiratória transitória durante a indução da anestesia;
- enjoo e vômito durante a fase de recuperação da anestesia;
- dor de cabeça durante a fase de recuperação da anestesia;
- trombose;
Quanto tempo dura o efeito do propofol?
A duração da ação éde5-10min. Pequenas doses em “bolus” ou elevadas doses administrativas em intervalos maiores podem ser uti- Iizadas na manutenção da anestesia, mas, como já vimos, produzem variados níveis de concentração sangüínea do propofol, levando a diferentes níveis de profundidade anestésica.Quais são os efeitos adversos do propofol?
Efeitos colaterais do uso de PropofolDiminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos estão entre os principais efeitos colaterais do Propofol. A maioria dos sintomas após anestesia geral são reações adversas farmacologicamente previsíveis dos medicamentos anestésicos.
Quais são as reações após a sedação?
Os efeitos colaterais mais comuns são enjoo, vômito e alergia ao medicamento. Em casos mais graves, o paciente pode ter uma parada respiratória, cardíaca ou ficar com sequelas neurológicas.Qual o risco do propofol?
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A síndrome da infusão do propofol tem sido descrita como uma síndrome rara e quase sempre fatal que ocorre após infusão prolongada desse fármaco. Ela pode resul- tar em acidose metabólica grave, rabdomiólise, colapso cardio- vascular e morte.Como usar o propofol? Doses, colaterais e indicações
Quanto tempo propofol sai do corpo?
A semi-vida de eliminação estima-se entre 2 a 24 horas. A duração do efeito clínico é muito mais curta porque o propofol é rapidamente distribuído pelos tecidos periféricos.Como reverter os efeitos colaterais do propofol?
Recomenda-se que o uso do propofol só seja feito quando houver suporte de oxigênio suplementar, para reverter os efeitos colaterais. O propofol pode ser diluído em glicose a 5%, solução de Ringer lactato e solução fisiológica a 0,9%, mas não em uma concentração menor do que de 2 mg/mL.Quais são os sintomas de alergia ao propofol?
As reações alérgicas ao propofol são raras, com uma incidência previamente estimada de 1: 60,00016,17. Existem seis relatos de casos publicados de suspeita de alergia ao propofol em indivíduos alérgicos a ovos, soja ou amendoim.Como o propofol age no organismo?
O mecanismo de ação, assim como com todos os anestésicos gerais, é pouco conhecido. Entretanto, Propofol é conhecido por produzir efeito sedativo e anestésico pela modulação positiva da função inibitória do neurotransmissor GABA através do receptor GABAA ativado por ligante.Por que o paciente não acorda após a sedação?
“Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação. Estruturalmente o cérebro dele continua intacto”, afirma o especialista.Quem não pode usar propofol?
Contraindicações do Propofol
- Pacientes com hipersensibilidade à composição do Propofol ou a qualquer componente de sua fórmula;
- Pacientes crianças menores de 3 anos, com infecção grave do trato respiratório;
- Pacientes crianças de todas as idades com difteria ou epiglotite recebendo tratamento intensivo.
O propofol dá sono?
Trata-se de um sedativo que possibilita uma recuperação mais rápida e maior satisfação do paciente. Além da segurança, esse tipo de anestesia traz mais qualidade ao exame, uma vez que o paciente dorme um sono profundo, não sentindo desconforto durante o procedimento.O que é a síndrome de infusão de propofol?
A síndrome da infusão do propofol ocorre em pacientes que recebem infusões de propofol, geralmente em altas doses (> 5 mg/kg/h) ou de longa duração (> 48 h), e é caracterizada por uma ou mais das seguintes condições: acidose metabólica inexplicável, rabdomiólise ou alterações no ECG, associado ou não à lesão renal ...Quais são as contraindicações do propofol?
Você não deve utilizar propofol nas seguintes situações: - Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente de sua fórmula; - Sedação em crianças menores de 3 anos de idade com infecção grave do trato respiratório, recebendo tratamento intensivo; - Sedação de crianças de todas as idades com difteria ou epiglotite ...Quanto tempo demora para a sedação sair do corpo?
Isso é normal, e esses efeitos geralmente desaparecem após algumas horas. O tempo necessário para a recuperação completa da sedação varia de pessoa para pessoa. Alguns podem se sentir quase completamente normais dentro de uma hora ou duas, enquanto outros podem precisar de mais tempo para se recuperar totalmente.Quais os efeitos colaterais da anestesia da endoscopia?
Sedativos utilizados durante a endoscopia podem causar efeitos adversos, especialmente se tiver condições de saúde prévias. Entre os riscos estão depressão respiratória e alterações no ritmo cardíaco, como bradicardia ou taquicardia.Quais são os efeitos colaterais do propofol?
gerais: a indução da anestesia 1 é geralmente suave, com mínima evidência de excitação. Durante a indução da anestesia 1 podem ocorrer hipotensão 2 e apnéia 3 transitórias, dependendo da dose e do uso de medicação pré-anestésica e outros agentes.Quais são os efeitos colaterais da sedação?
As mais comuns são: hipoventilação, hipertensão, hipotensão, hipóxia, taquicardia, bradicardia. Algumas podem ser potencializadas pela dor e desconforto dos pacientes, exigindo maiores doses de sedativos.O propofol pode causar taquicardia?
O propofol, agente hipnótico largamente usado como seda- tivo, hipnótico e coadjuvante de anestesia venosa, eventual- mente promove bradiarritmias e conversão de taquiarritmias para o ritmo sinusal 5,6, o que sugere que esse fármaco inter- fere no SCC.Como saber se estou com alergia à anestesia?
A alergia a anestesia é diagnosticada baseada nos sintomas presentes durante a crise. Entre eles, os mais comuns, como confusão mental, inchaço da garganta, tontura, fraqueza, edema no rosto, urticária pelo corpo e queda de pressão.Que tipo de droga é o propofol?
Propofol pertence a um grupo de medicamentos chamados anestésicos gerais, fazendo com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.Qual sedativo é usado na endoscopia?
A sedação para endoscopia usa basicamente dois tipos de anestésicos: Opioides, que tiram a dor, como o fentanil. Hipnóticos que causam a inconsciência, como como propofol.Qual é o antagonista do propofol?
Entretanto, como o propofol não tem antagonista e produz sedação profunda com facilidade, não pode ser administrado pelo mesmo médico que faz a endoscopia e exige um segundo médico presente.O que corta o efeito da anestesia?
Fazer uma compressa morna: isso ajuda a ativar a circulação do sangue e, assim, a anestesia tende a durar menos. Massagear o rosto: faça uma massagem com a ponta dos dedos de forma bem leve, para não se machucar, próximo ao local que está sensível. Isso também aumenta a circulação sanguínea.Quais são as interações medicamentosas do propofol?
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSASPropofol com midazolam resulta em aumento da sedação e depressão respiratória. Assim, deve-se considerar uma redução da dose de propofol.