Indicado para tratamento ou prevenção de bócios eutireoides, nódulos da tireoide subagudos ou tireoidite linfocítica crônica (tireoidite de Hashimoto), bócio multinodular, adjuvante à cirurgia e radioiodoterapia no tratamento de câncer de tireoide bem diferenciado tireotropina-dependente.
Puran T4 possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina, hormônio normalmente fabricado pelo organismo, pela glândula tireoide. Como uma forma sintética do hormônio T4, a substância supre a deficiência hormonal no organismo, regulando a velocidade metabólica.
Por que a Levotiroxina emagrece? Quando uma pessoa com hipotireoidismo começa a tomar a Levotiroxina para repor os níveis hormonais, pode haver uma normalização do metabolismo, o que pode levar a uma perda de peso, principalmente se o hipotireoidismo estiver contribuindo para o ganho de peso.
Quanto tempo leva para o Puran T4 fazer efeito no organismo?
Possuindo em sua composição o hormônio levotiroxina, o medicamento tem a função de regularizar e suprir sua quantidade quando a glândula tireoide não apresenta funcionamento adequado. Sua ação não é de efeito imediato, podendo demorar algumas semanas para aparecer os resultados.
Inibidores da tirosina quinase tais como imatinibe, sunitinibe ou sorafenibe: Podem reduzir a eficácia da levotiroxina. Portanto, os sintomas clínicos assim como a função da tireoide devem ser cuidadosamente monitorados em pacientes recebendo levotiroxina e inibidores da tirosina quinase concomitantemente.
8 Dicas INDISPENSÁVEIS sobre LEVOTIROXINA (PURAN T4, LEVOID, EUTHYROX e SYNTHROID)
Qual o mal que o Puran T4 pode causar?
Muito comum: palpitações (percepção dos batimentos do coração). Comum: taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco). Desconhecidas: arritmias cardíacas (descompasso dos batimentos do coração) e dor de angina (dor no peito).
Ao diagnóstico nos testes de supressão, auxiliando no diagnóstico da suspeita de hipertireoidismo (produção excessiva de hormônio pela glândula tireoide) leve ou de glândula tireoide autônoma.
— O Puran T4 pode dar resultado imediato mas, em médio prazo, deixa de produzir efeito emagrecedor. É fácil perceber quando uma pessoa está usando a substância de forma errada, porque ela fica taquicárdica e desidrata mais rapidamente — descreve André Fernandes.
É provável que o remédio seja mesmo a causa do seu emagrecimento. A levotiroxina (Puran) possui um efeito colateral de perda de peso em pessoas que a usam no tratamento de hipotireoidismo. Cerca de metade das pessoas com hipotireoidismo que fazem uso do Puran emagrecem em torno de 2 a 4 kg, ou um pouco mais.
Há uma hiperativação do organismo. Nervosismo, irritabilidade, baixa necessidade de sono, taquicardia, transpiração alta e perda de peso são alguns dos sintomas característicos. É por esse motivo, aliás, que encontramos hormônios tireoidianos em produtos para emagrecer.
Qual a melhor vitamina para quem tem hipotireoidismo?
Reposição de Vitamina D3: a deficiência de Vitamina D está associada ao hipotireoidismo e à tireoidite de Hashimoto, uma das principais causas do hipotireoidismo. A Vitamina D influencia na regulação do sistema imunológico, o que é importante em distúrbios autoimunes da tireoide.
Quais são os sintomas quando a tireoide está alta?
– podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos; – aumento do volume da tireoide; bócio; – insônia; – perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.
A alimentação é um dos pilares mais importantes. Alimentos ricos em iodo, selênio e zinco, como frutos do mar, castanhas e ovos, ajudam a melhorar a função da tireoide. No entanto, é importante evitar o excesso de iodo, que pode ter o efeito contrário, exacerbando os problemas da tireoide.
Terapia de reposição ou suplementação hormonal (de hormônio) em pacientes com hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônio pela glândula tireoide) de qualquer causa (exceto no hipotireoidismo transitório, durante a fase de recuperação de tireoidite subaguda-doença inflamatória da glândula tireoide).
Quais os sintomas posso sentir se a dosagem do Puran estiver alta?
Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia. Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca.
“O hipotireoidismo pode dificultar o ganho de peso, embora seja menos comum fazer a pessoa engordar. A relação da doença com a obesidade é pequena, acontece em poucos casos. O ganho de peso não é tão grande porque se retém mais polissacarídeos (carboidratos), não gordura.
Às refeições, inclua no seu prato uma porção de peixe, carne de aves, ovos ou leguminosas. Este grupo de alimentos estabiliza os níveis de açúcar no sangue e é baixo em calorias. Inclua diariamente saladas, legumes crus e sopas na sua alimentação. Abasteça a sua despensa de fruta, frutos secos e iogurte.
A perda de peso também pode ocorrer por dose excessiva de reposição do hormônio tireoidiano no hipotireoidismo. Vale ressaltar que o hipertireoidismo aumenta o apetite, e se o ganho calórico for maior que o gasto metabólico, alguns pacientes podem até ganhar peso ao invés de perdê-lo.
Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.
— O Puran T4 pode dar resultado imediato mas, em médio prazo, deixa de produzir efeito emagrecedor. É fácil perceber quando uma pessoa está usando a substância de forma errada, porque ela fica taquicárdica e desidrata mais rapidamente — descreve André Fernandes.
Reações adversas: Podem incluir palpitações, aumento da pressão arterial, perda de peso, dor de cabeça e insônia. Evite a automedicação e siga as orientações médicas rigorosamente. Puran T4 é um medicamento.