O acúmulo de ar nas tubulações pode causar a saída irregular de água, ruídos incômodos e até mesmo diminuição da pressão. Entender como resolver essa questão é fundamental para garantir o bom funcionamento da sua torneira e a qualidade do seu abastecimento de água.
O que acontece quando entra ar na tubulação de água?
Um desses problemas é a presença de ar no encanamento, que tem algumas razões e, caso não seja solucionado, pode diminuir a vazão de água na residência e ocasionar rachaduras e vazamentos, atrapalhando a rotina do morador.
O principal fator que causa ar na tubulação é a interrupção do próprio fluxo hídrico, ou seja: a falta de água ou cortes. Esse desvio deixa uma parte de água parada durante muito tempo, formando alguns espaços vazios. Assim, nada consegue passar pelos canos e é necessário eliminar a pressão que surgiu.
Variações no nível da tubulação também podem contribuir para o acúmulo de ar, bem como o processo de instalação hidráulica. Ainda, manutenções feitas em casa e vazamentos pontuais também podem contribuir para o ar no encanamento.
Ligue também chuveiros, mangueiras de jardim e dê descarga nos vasos sanitários, para acelerar o processo. Aguarde até não sair mais nada, se certificando de que não há mais água na tubulação. Por fim, religue o registro e aguarde a água voltar a fluir constantemente, sem ar.
Como o Ar Bloqueia o Fluxo de Água em Tubulações? Por que o Ar Pode Causar Problemas nas Tubulações?
Como posso saber se há ar na tubulação de água?
Fluxo Irregular de Água: Se você notar que a água sai em jatos irregulares ou alternando entre forte e fraco, isso pode ser um sinal de que há ar na tubulação. Ruídos: Barulhos de gorgolejo ou estalos enquanto a água está sendo utilizada são indícios de que o ar está presente nas tubulações.
Segundo Felipe, a entrada de ar na tubulação ocorre comumente durante a instalação, manutenção e vazamentos, e pode ser ocasionado pela falta de instalação de suspiro na tubulação da caixa d'água e variações na pressão da rede de abastecimento.
Sim, você deve deixar as torneiras abertas para remover o ar das tubulações. Ao abrir as torneiras, especialmente a mais alta e outras ao longo do caminho de volta para a fonte principal, você permite que o ar preso nos canos seja empurrado pela água e eventualmente expulso pelo fluxo.
Normalmente acontece em prédios, na linha vertical por onde passam os canos de esgoto. Mais uma vez, o motivo é que a água está com muita pressurização, fazendo, inclusive, com que os tubos hidráulicos cheguem a trepidar.
Como posso resolver o problema de retorno de ar no vaso sanitário?
Para remover as bolhas de ar nas opções de vasos sanitários com caixas acopladas é necessário desenroscar o tubo presente entre o vaso e o cano. Isso fará com que a água comece a jorrar dentro de um balde, depois que o fluxo ficar intenso, é necessário remontar e testar abrindo as torneiras e o chuveiro.
Nesse caso, basta desenroscar o tubo que está ligado ao cano da parede, como a descarga e o cano mais próximo do registro, resolverá rapidamente o problema.
E para prevenir a entrada de ar no cano, lembre-se de fechar o registro geral sempre que houver cortes de água no imóvel ou for realizada alguma manutenção ou conserto. Só volte a abrí-lo 20 minutos depois do retorno da água ou do fim do conserto. Isso evita que a água empurre o ar para dentro da tubulação.
É importante prestar atenção ao hidrômetro quando ninguém está usando água. Se ele estiver girando, pode ser sinal de ar nos canos. Fechar os pontos de água durante racionamentos ajuda a evitar o problema.
O que significa a presença de bolhas de ar na tubulação?
As microbolhas se devem ao nível de pressão dentro das tubulações, que faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são essas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.
Muitas vezes, barulhos no ralo acontecem por causa de entupimentos. Esses podem ser causados por gordura, restos de comida e cabelos. Objetos que não pertencem à rede de esgoto também provocam isso. Além disso, vazamentos são outra fonte de sons estranhos.
Encanamentos de água sofrem mudanças de pressão e temperatura. Quando a água está correndo e é repentinamente desligada, o líquido fica acumulado. Como ele não tem para onde ir, começa a bater contra a válvula de fechamento. O processo é chamado de golpe de aríete (ou martelada) e provoca um som alto e estrondoso.
Quais são as causas prováveis de ruídos na tubulação?
Os ruídos em tubulações hidráulicas são gerados principalmente pelo funcionamento mecânico da bomba e pelas pulsações de água nas tubulações durante o fluxo do sistema. Também pode ser criado por qualquer elemento que cause turbulência ou mudança de velocidade do fluido.
Canos mal instalados ou soltos podem causar ruídos significativos. Isso ocorre porque a água que flui rapidamente pode fazer com que os canos vibrem e batam contra estruturas próximas. Nesse caso, a melhor solução é ter um encanador profissional para verificar e corrigir a instalação dos canos.
1- Como tirar o ar do sistema hidráulico? Mantenha a bomba mais alta do que o cilindro. Abra a válvula de alívio da bomba. Pressione a parte traseira do cilindro para ajudar o pistão se retrair, desta forma o ar irá fluir do cilindro e da mangueira para o reservatório de óleo da bomba.
O que fazer quando a água não sobe para caixa d'água?
Se identificado que o problema é esse, busque contato com a companhia de água e solicite a colocação de um sistema que aumente a pressão na rede. Caso não se obtenha êxito na tratativa, sua alternativa será projetar um sistema que contemple uma cisterna.
Isso acontece quando falta água e os canos são invadidos pelo ar, fazendo o hidrômetro rodar e contabilizar esse ar como se água fosse. A interrupção no abastecimento, devido ao racionamento ou para executar serviços de manutenção na rede, permite a entrada de ar pelos canos.
Isso ocorre principalmente se o sistema estiver despressurizado. Falta de pressão na rede: Em sistemas onde a pressão da água é baixa, o ar pode se acumular nas tubulações, principalmente em locais mais altos. Quando a água volta a correr, esse ar é expelido, causando o efeito de entrada de ar no chuveiro.
Uma das causas mais comuns do barulho na caixa d'água é o vazamento na válvula de entrada. Isso ocorre quando a válvula não fecha corretamente, permitindo que a água continue fluindo para dentro da caixa, mesmo depois de cheia.