Posso fazer nebulização com soro fisiológico e Vick?
Nebulização com remédios. A nebulização com remédios, como Berotec e Atrovent, geralmente é diluída com soro fisiológico, e só deve ser feita se for receitada por um médico. Também se pode fazer nebulização com Vick Vaporub, colocando 2 colheres de chá de Vick em uma bacia com 500 mL de água quente e inalar o vapor.
Assim, para a nebulização com remédios, basta diluir o medicamento prescrito pelo médico em soro fisiológico e adicioná-lo ao aparelho no local próprio para o efeito. Os medicamentos que são utilizados com mais frequência na nebulização são o salbutamol e o brometo de ipatrópio.
Fluibron A Cloridrato de Ambroxol 7,5mg/ml Solução Estéril para Nebulização 10 flaconetes de 2ml cada. O Fluibron A é indicado para tosse com catarro, pois diminui a viscosidade do muco, tornando-o mais líquido e facilitando sua eliminação através da tosse.
Ao passar, ou fazer inalação com Vick Vaporub®, os vapores dos óleos essenciais que o compõem, agem nos receptores das vias aéreas superiores, promovendo o alívio da descongestão nasal e da tosse. A massagem realizada ao passar o medicamento nas costas aquece a região, promovendo o alívio do desconforto muscular.
NEBULIZAÇÃO com SORO cura ou alivia a TOSSE? Médico PNEUMOLOGISTA responde
Posso fazer inalação com soro fisiológico e Vick?
Nebulização com remédios. A nebulização com remédios, como Berotec e Atrovent, geralmente é diluída com soro fisiológico, e só deve ser feita se for receitada por um médico. Também se pode fazer nebulização com Vick Vaporub, colocando 2 colheres de chá de Vick em uma bacia com 500 mL de água quente e inalar o vapor.
Como usar o nebulizador: é preciso colocar o soro fisiológico ou medicamente no “copinho”, até o limite ou o que for indicado. Depois disso, basta posicionar a máscara na região do nariz e da boca, com o cuidado de não tirá-la do lugar e, em seguida, ligar o aparelho.
E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos.
Por utilizar vapor quente, o aparelho de nebulização atua umidificando as vias respiratórias, o que ajuda a diluir as secreções retidas na região. Para um tratamento eficaz durante a crise de sinusite, é indicado fazer a inalação de 2 a 3 vezes ao dia, por 15 minutos.
Essa pomada ou unguento também podem ser usados para fazer inalação, sendo que para isto, deve-se aquecer meio litro de água, desligar o fogo antes da água ferver, e adicionar 2 colheres de chá da pomada ou unguento de Vick Vaporub na água. Inalar o vapor da água cerca de 10 a 15 minutos.
A inalação feita somente com soro, muito usada em épocas do ano com o clima mais seco, crises de catarro, rinite ou sinusite, não tem contraindicação. O soro, neste caso, é usado para lubrificar as vias aéreas e, quando combinado com uma boa hidratação e com o uso de soro nasal, faz com que o muco fique menos espesso.
Receita para o Soro Fisiológico Caseiro: - 250 ml de água filtrada morna; - 1 colher tamanho pequeno com sal; e - 1 colher de bicarbonato de sódio. #lavagemnasal.
A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.
Clenil® HFA contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar.
Outra opção seria adicionar Vick Vaporub® no nebulizador. Não faça isso sem a orientação de um médico e esteja atento à bula do medicamento. Em geral, esse vaporizante e descongestionante não pode ser adicionado em água fervente e há contraindicações para pessoas que tenham reações alérgicas a um de seus compostos.
Este método é particularmente útil para tratar condições como traqueíte, bronquiolite, bronquite e asma. A inalação ajuda a administrar medicamentos diretamente nessas áreas, proporcionando alívio rápido e eficaz dos sintomas. Por outro lado, a lavagem nasal é mais focada nos quadros nasais.
Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente. Outra ideia é ferver o líquido, colocar num recipiente, aproximar o rosto do vapor e cobrir a cabeça para que o vapor se acumule e seja aspirado.
Ao inalar o conteúdo do Descongestionante Inalador Vick 0,5g os vapores dos óleos essenciais que o compõem, agem nos receptores das vias aéreas superiores, promovendo a sensação de descongestão nasal. O inalador fornece uma sensação de alívio de congestão nasal em aproximadamente 5 minutos.
⚠️ O soro gelado pode piorar a obstrução e causar broncoespasmos, então para a nebulização o soro deve estar em temperatura ambiente ou morno. 💎 Como usar: 10 segundos no microondas ou deixe um tempo fora da geladeira antes de usá-lo (retire somente a quantidade que for usar) ou aqueça com as mãos.
Onde apertar para desentupir o nariz em 3 segundos?
De dentro para fora, aperte por 3 segundos os cantos do nariz gentilmente com o indicador, subindo o movimento em direção às orelhas e fazendo fricções circulares ao redor da cavidade dos olhos. Faça cerca de 20 círculos em cada direção. O muco começará a escorrer.
Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.
Alguns remédios que podem ser indicados pelo médico para fazer a nebulização são os broncodilatadores, como fenoterol ou brometo de ipratrópio. Esses remédios para nebulização devem ser usados somente com a indicação do médico, de acordo com a condição a ser tratada e com doses individualizadas.