O fogão de indução é um tipo de fogão moderno que usa uma corrente eletromagnética para aquecer panelas e frigideiras, sem necessidade de fogo. Sob as bocas do equipamento, há uma bobina de metal. Ao ligar a energia, cria-se uma corrente alternada sobre essa bobina, que cria um campo magnético invisível.
Assim como todo eletrodoméstico, o consumo de energia de um fogão por indução pode variar dependendo de vários fatores, como potência do fogão, tempo de uso e eficiência energética da panela utilizada. Em geral, os fogões por indução são mais eficientes do que os fogões a gás ou elétricos tradicionais.
O cooktop por indução funciona através da energia elétrica, que é transformada em energia térmica. Isso ocorre a partir de um campo eletromagnético que é criado entre a bobina sob a superfície do cooktop e o recipiente metálico colocado sobre ele.
A tecnologia de indução de calor, por produzir a sua energia por campo magnético, faz com que a panela receba 100% da energia gerada, ao contrário dos 70% recebidos em fogões à gás. Como consequência, há uma diminuição de tempo no preparo de suas receitas, economizando minutos e também energia elétrica.
O preço médio de Fogão Indução depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Fogão Indução por valores entre R$ 206,83 e R$ 13.299,05.
A vida útil de um cooktop de indução varia dependendo do modelo e dos cuidados diários com ele. Em média, esses aparelhos permanecem funcionando por cerca de 2.500 horas, o que equivale a 2,5 horas por dia durante quatro anos, por exemplo.
O que é preciso para instalar um fogão de indução?
A instalação do cooktop de indução precisa ser feita por um especialista, pois recomenda-se que seja feita uma ligação por conexão direta com a fiação da sua residência. Com isso, a fiação vem direto de seus disjuntores para o cooktop, por isso é importante analisar corretamente o local de instalação previamente.
As panelas para o cooktop por indução são os modelos de aço inox, ferro fundido e fundo triplo. Quanto mais plana e sem curvas, melhor sua capacidade de aquecimento e de cocção regular. Panelas de alumínio, vidro, cobre ou barro não servem para esse tipo de eletrodoméstico.
Como funciona um fogão por indução e gasta muita energia?
Em comparação com os a gás, os fogões por indução tendem a ser mais eficientes em termos de energia, pois a energia é transferida diretamente para a panela. Para se ter ideia, 90% do calor gerado pelo fogão por indução é transferido para a panela, enquanto o fogão elétrico transfere 65% e o convencional, apenas 50%.
O fogão de indução é um tipo de fogão moderno que usa uma corrente eletromagnética para aquecer panelas e frigideiras, sem necessidade de fogo. Sob as bocas do equipamento, há uma bobina de metal.
A indução tem vantagens de segurança em comparação com fogões a gás e não gera poluição do ar na cozinha e evitando acidentes domésticos com queimaduras de um fogo vindo diretamente da boca do fogão. Os fogões também costumam ser fáceis de limpar, porque o fogão em si tem uma superfície lisa e não esquenta muito.
Os fogões de indução são geralmente mais eficientes, pois convertem quase toda a energia em calor direto na panela. Fogões a gás, embora eficientes, dispersam parte do calor no ambiente, reduzindo a eficiência.
Posso cozinhar no meu fogão de indução com uma panela normal?
Se você ainda não tem um fogão de indução, mas já quer começar a investir nessas panelas especiais, não tem problema! As panelas de indução funcionam nos fogões normais. Apenas as panelas comuns é que não funcionam nos fogões de indução.
O que acontece se eu colocar a mão em um fogão de indução ligado?
Fogões por indução podem queimar a mão? Não. Um fogão por indução, quando ligado, não produz calor. Você pode colocar a mão sobre ele e nada acontecerá.
Isso ocorre porque os fogões por indução aquecem diretamente o fundo da panela usando campos eletromagnéticos, enquanto nos fogões a gás o calor é acontece queima de gás, havendo perda de calor para o ambiente ao redor.
Verdade: Os fogões de indução usam tecnologia de indução magnética para aquecer panelas e frigideiras, mas não há evidências de que as ondas eletromagnéticas usadas por esses fogões sejam perigosas.
Se você prioriza economia e facilidade de uso, um cooktop elétrico pode ser a solução. Mas se busca uma opção mais rápida e eficiente em termos energéticos, e não se importa em pagar um pouco mais, a indução é a melhor escolha.