O objetivo da manta impermeabilizante é proteger a construção de goteiras e infiltrações. Ela pode ser aplicada direto sobre a laje ou em cima das estruturas do telhado. Usar esse tipo de manta garante mais durabilidade da obra, evitando dor de cabeça com problemas de estrutura, mofo, manutenção de limpeza e etc.
É versátil, pois pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de telhados (curvos, terraços, planos e coberturas não transitáveis), independentemente do material – chapa, concreto, metálico, concreto ou fibrocimento.
Qual a melhor manta para colocar em cima do telhado?
A Manta Asfáltica em Poliéster é um exemplo de produto para impermeabilização de telhado. Ela é do tipo III, ou seja, tem boa resistência e é flexível. Sua espessura de 4 mm também é resistente a brotos e raízes, além de infiltrações. Já a manta líquida é muito mais simples de aplicar.
Nesses casos, uma solução bastante utilizada é a manta asfáltica aluminizada. Ela é composta por uma membrana de polímeros e elastômeros com uma das faces em alumínio flexível com alta resistência a intempéries. Uma das faces geralmente é adesiva, o que facilita a instalação.
Como vedar vazamento em telhado: o selante certo para reparar telhados metálicos. Saber onde vedar o seu telhado é apenas o primeiro passo. A escolha do selante certo é igualmente importante para aumentar a longevidade dele. Silicone, butil e poliuretano são os três selantes mais comuns usados em telhados.
Em termos de durabilidade, as mantas térmicas para telhado geralmente possuem uma vida útil que pode variar entre 10 a 20 anos. Este período pode se estender ou reduzir dependendo de vários fatores, como a qualidade do material, a instalação correta e as condições ambientais.
Se você busca maior conforto térmico e acústico, especialmente em ambientes internos como salas e quartos, o forro de PVC com manta térmica pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você procura uma solução mais econômica e de fácil instalação, o forro de PVC com isopor pode atender às suas necessidades.
A manta térmica dupla face é uma das melhores e mais baratas fontes de bloqueio térmico. Também são capazes de reduzir em até 10ºC a temperatura interna e reduzem o consumo de energia elétrica em até 70%, incluindo iluminação e equipamentos de ar condicionado.
A boa notícia é que, além de criar ambientes mais confortáveis, a manta térmica contribui para a economia de energia. Afinal, ao passo que ela reduz a transferência de calor, também diminui a necessidade de sistemas de refrigeração.
Mantas de lã mineral (mw) ou fibra. São excelentes isoladores acústicos, sobretudo quanto têm uma alta densidade. Podem ser de lã natural, fibras de vidro, materiais acrílicos ou rocha e a sua principal vantagem é não conduzir o calor, impedindo as trocas de temperatura entre o interior e o exterior.
Para as pessoas que se perguntam sobre qual a melhor manta térmica para telhado, essa resposta é muito simples. Uma indicação de manta que atende todos esses requisitos é a 3TC.
Qual a diferença entre manta térmica de 1 face e 2 faces?
A manta de uma face é mais indicada para locais onde tenha forro e com temperatura amena, pois tem apenas um lado metalizado, concentrando a ação térmica em sua face metalizada já a manta de dupla face é indicada para locais com temperaturas mais alta, pois tem os dois lados metalizados, obtendo ação térmica em ambos.
A manta térmica, composta de duas folhas de alumínio, é um produto relativamente simples, mas muito eficiente em manter a qualidade térmica. Com instalação no telhado, essa alternativa de isolamento é versátil e barata, apresentando também resistência e uma ótima durabilidade.
Lucas Marreiros, g1 – Imóveis construídos com painéis de EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, revestidos em concreto, têm driblado o calor e reduzido a temperatura interna desses ambientes em mais de 20° C em relação ao ambiente externo.
Agora, se a sua intenção é substituir o etaflon, você pode usar outros materiais térmicos, como a espuma pack ou laminado PVC. Faça testes e veja com qual material você mais se adapta.
Existem duas maneiras de se instalar a manta térmica no seu telhado: sobre o ele ou sob as telhas. No caso da segunda opção ela será instalada entre a madeira e a telha, servindo como uma camada a mais de proteção e impedimento para que os raios solares passem para a parte de dentro da casa.
Como se trata de uma solução impermeabilizante, a aplicação da manta sobre o telhado evita que ele sofra os danos causados pelas diferentes mudanças climáticas, poluição e sujeira, que podem provocar trincas, desencaixe e, até mesmo, rachaduras.
A manta líquida é utilizada para proteger o telhado contra infiltrações e vazamentos. Ela é aplicada nas lajes expostas das coberturas, terraços, sacadas e varandas. A sua aplicação é feita a frio, proporcionando rapidez, facilidade e aderência em qualquer superfície.
Impermeabilizar o telhado com borracha líquida pode ser a melhor solução para evitar goteiras no telhado. Entre as formas mais indicadas para acabar com vazamentos e goteiras, investir em impermeabilização é a mais prática e duradoura.