Jesus recebeu vinagre para ser bebido pelos romanos. Acontece que os militares romanos forneciam a suas tropas uma mistura de água/vinagre para beber, porque isso os ajudava a repor seus níveis de sal após transpirar nas batalhas.
De fato, esse “vinagre” era uma bebida levemente ácida de que usavam os soldados romanos. “Dava-lhe de beber”, neste caso, não tem a intenção de aumentar o sofrimento, mas de aliviar a dor de Jesus. Isso fica mais evidente pela reação dos soldados: “Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo” (v. 49).
O “vinagre” oferecido a Jesus na cruz era, na verdade, uma bebida comum entre os soldados romanos chamada **posca**. Era uma mistura de água com vinagre de vinho, usada para matar bactérias e tornar a água mais segura para beber.
Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. O vinagre era mais que um tempero "azedo" para os alimentos.
A esponja deveria ser lavada em um balde com água e vinagre. O hábito ploriferava bactérias, e espalhava doenças como febre tifóide e cólera entre os que usavam as latrinas. Na antiguidade clássica, o xilospôngio pode ter sido usado como uma escova de vaso sanitário.
Porque deram vinagre para jesus beber - o que significa vinagre na bíblia - jesus
O que significa "Vinagre São Bom Jesus"?
🍍 Algumas pessoas conhecem por seus avós o Kombucha como 'Vinagre de Bom Jesus', que era utilizado antigamente para desconfortos gastrointestinais. O nome se dá pelo cheiro avinagrado característico da primeira fermentação da bebida.
História. Na Bíblia, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento fazem referência ao vinagre. O fato mais conhecido talvez seja a Crucificação de Jesus, em que os romanos oferecem uma esponja embebida de vinagre a Jesus Cristo. Para Hipócrates, a substância continha propriedades medicinais.
Parece que o Senhor Jesus recebeu vinagre duas vezes; uma vez pouco antes de ser crucificado, e uma vez pouco antes de morrer. O fel era um veneno amargo que eles misturaram com vinagre e foi oferecido a Ele em escárnio, embora alguns achem que pretendia diminuir seus sofrimentos.
O Sl 69.21 apresenta o gesto de dar vinagre para o Messias beber na hora de sua angústia como um gesto desumano, isto é, para aumentar ainda mais a sua dor. Os evangelhos apresentam este fato ocorrendo em cumprimento do referido salmo messiânico.
Foi muito utilizado como bebida refrescante, diluído na água e também como medicamento. Foi recomendado, também, para tratar de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e antiinflamatórias.
28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. 29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. 30 E quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado.
Hissopo é uma planta - citada na Bíblia - que era utilizada em rituais de purificação pelos judeus. Por ter folhas que absorvem líquido, o hissopo era amarrado em forma de molho e utilizado como uma espécie de brocha. Era muito utilizado para aspergir - respingar - liquido, seja água, sangue ou vinagre.
"Como normalmente levavam dias, em alguns casos o que os soldados faziam para acelerar a morte era golpear os joelhos e quebrar as pernas. Dessa forma, o condenado não conseguia elevar o corpo para respirar usando os músculos das pernas, isso fazia com que morressem em seguida”, contou Pérez.
Por ser um alimento rico em ácidos, principalmente o ácido acético presente na composição, ele auxilia o equilíbrio estomacal, facilita a digestão de amidos, além de proteger o fígado, por auxiliar no processamento das toxinas.
As últimas palavras do Senhor Jesus na cruz foram: “Está consumado.” Ele tomou o vinagre, uma vez que sabia que “já todas as coisas estavam terminadas.” O vinagre é um símbolo da consumação de Sua missão.
Quando Jesus morreu, “tremeu a terra, e fenderam-se as pedras” (Mateus 27:51), mas algo ainda mais significativo aconteceu no templo: o véu do Lugar Santíssimo se rasgou em dois pedaços.
deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber. E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes. E, assentados, o guardavam ali.
Alguns historiadores até relatam que o vinagre era uma espécie de vinho ruim e misturado com fel ou mirra se tornava um anestésico, e que Ele se recusou a beber pois não queria ser anestesiado, queria sentir a dor que carregava em suas costas naquele momento.
Embora seja uma informação muito controversa, Jesus e seus apóstolos bebiam bastante vinho. Mas qual? Muito antes do menino Jesus nascer o vinho já é citado no antigo testamento, mas precisamente em Gênesis 9:20 “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
Em Apocalipse 1:18, Jesus afirma ter as 'chaves da morte e do inferno', mas a luta com o Diabo no inferno? Vamos entender isso! Descubra a verdade: 'chave' aqui é figurado, simbolizando a autoridade de Jesus sobre a morte e o inferno. Ele venceu pela ressurreição, não em uma batalha no inferno.
A pesquisa destaca o ácido ferúlico como uma das moléculas presentes no vinagre como um desses agentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Além da anemia e do combate a inflamações de maneira geral no organismo, essas substâncias também podem contribuir para redução de danos hepáticos e renais.
Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa "vinho azedo" e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas.
Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre. A legislação brasileira estabelece em 1,0% v/v o teor alcoólico máximo para o vinagre.