2 – A Santa Ceia é um ato de comunhão para a igreja. Esta cerimónia é um ato de comunhão dentro da igreja, fortalecendo o vínculo da nossa fé e identidade partilhada em Cristo. Assim como Jesus desejava comer com Seus Apóstolos, devemos desejar nos reunir e compartilhar essa santa comunhão.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são, portanto, figurativos, e não literais.
Sendo a Santa Ceia um meio de graça, que traz a possibilidade de sermos limpos e perdoados pela obra de Cristo, se não participarmos por algum outro motivo a não ser o reconhecimento e negação em confessar o pecado, é uma declaração de que não acreditamos em Cristo e na obra da Cruz.
Jesus Cristo diz: “que é dado em favor de vocês”. E, ainda mais, no Evangelho segundo Mateus 26.28, Jesus afirma: “para o perdão de pecados”. Portanto, podemos buscar na Santa Ceia o perdão dos pecados, vida e salvação; pois onde há perdão dos pecados há vida e salvação.
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
5 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER ANTES DE PARTICIPAR DA SANTA CEIA
Qual é a mensagem da Santa Ceia?
A Santa Ceia é um convite para relembrarmos o maior sacrifício de amor já feito por nós. É o momento de olharmos para dentro, nos rendermos a Jesus e celebrarmos a nova vida que Ele nos deu ❤️🔥
Assim, participar da Ceia pressupõe que a pessoa já tenha confessado sua fé publicamente por meio do batismo. Além disso, a Ceia exige arrependimento e um exame sincero do coração (1 Coríntios 11:28), reafirmando a seriedade de estar em plena comunhão com Cristo e com a igreja.
Qual é a mensagem bíblica para o dia da Santa Ceia?
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha". v.23: O mais precioso e definitivo pacto com a humanidade foi instituído na pior noite da humanidade: a noite da traição. v.24: Se agradece pelo pão, antes de comê-lo. Devemos em tudo dar graças.
A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus como expressão de fé Nele, nosso senhor e salvador. Nessa experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo.
Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus (verso 26 – leia também João 13:4-17). Portanto, todas as pessoas têm o direito de demonstrar que crê e aceita o sacrifício de Jesus em sua vida.
Na passagem de Mateus 26:27-28, Jesus compartilha a última ceia com Seus discípulos, onde Ele estabelece a Nova Aliança por meio do Seu sangue. Essa passagem revela o sacrifício de Jesus na cruz e destaca o poder redentor e transformador do Seu sangue.
Ela não representa a visão ou o aconselhamento do TikTok. Se você tiver dúvida, envie-a aqui: Feedback e ajuda - TikTok. Pastor, ficar sem tomar Santa ceia é pecado? Não, não é pecado.
Ela simboliza reconhecimento, conserto, entrega e comunhão com o Senhor Jesus. Assim como os alimentos ingeridos – o pão e o suco de uva – se fundem ao corpo da pessoa que participa da celebração, há também uma fusão entre a pessoa e o corpo de Cristo, o que significa que ambos se tornam um só.
A Última Ceia foi a última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação. Ela é a base escritural para a instituição da Eucaristia, também conhecida como "Comunhão".
A Ceia do Senhor é um dos sacramentos instituídos por Jesus Cristo para a sua igreja. Ela é um meio de graça, um sinal e selo da aliança de Deus conosco, e uma comunhão com o corpo e o sangue de Cristo. Ela nos alimenta espiritualmente e nos confirma a nossa salvação em Cristo.
A palavra de Deus diz em 1 Corintios 13:7 que “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Nossa fonte de amor vem de Cristo e nesse amor podemos construir as bases da nossa família para fazer diferença é impactar aqueles que estão a nossa volta.
Portanto, qualquer pessoa que esteja vivendo em pecado, incluindo a fornicação, é encorajada a buscar reconciliação com Deus antes de participar da Santa Ceia.
Concentre-se na comunhão que você precisa estar com Deus, Nossa Senhora, os anjos e santos. Antes da missa, faça um esforço e procure silenciar o seu coração, a sua mente. Administre as inquietações e ansiedades e tudo o que te tira da presença de Deus.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
Era a mesa que ficava no lugar santo do Tabernáculo, a mesa da proposição, onde 12 pães eram colocados, representando as doze tribos de Israel. Aquela mesa apontava para a mesa da Ceia, que celebra a nossa intimidade com Jesus, porquanto Ele é o pão que foi partido por nós.