A quantidade de água utilizada no cozimento do arroz é um dos fatores mais importantes para determinar sua textura. Quando há água em excesso, o arroz fica empapado e pegajoso. Por outro lado, se a quantidade for insuficiente, ele pode ficar cru e ressecado.
Assim que estiver quase frio, mexa o arroz, permitindo que os grãos se soltem aos poucos, até que arrefeça de vez. Já frio, volte a mexer até que perca naturalmente o aspeto empapado. Volte a aquecer um pouco, apenas o suficiente para estar na temperatura ideal para acompanhar o resto da receita.
Para fazer um arroz soltinho, evite lavá-lo antes de cozinhar. Um dos motivos que faz com que o arroz fique empapado é justamente o excesso de água nos grãos. Ao aguar o arroz, é esperado que ele fique inchado.
Esse erro é sem dúvidas o mais comum e o que faz com que os grãos fiquem grudados, justamente pelo excesso de água. As medidas são fáceis de serem memorizadas: sempre que você usar uma xícara de arroz, use o dobro dessa medida para a água e nada mais do que isso.
Se o arroz ficar em temperatura alta o tempo todo, a água seca muito rápido, o grão não cozinha adequadamente e gruda no fundo, além de correr o risco de queimar.
RECEITA PARA INICIANTE! COMO FAZER ARROZ SOLTINHO E BEM TEMPERADO
Qual o segredo para o arroz não ficar empapado?
Durante o cozimento, para não empapar, deixe a tampa semiaberta e cozinhe em fogo alto. Após, quando notar que estiver com pouca água, tampe completamente. Para finalizar com chave de ouro, deixe o arroz descansando por cerca de 10 minutinhos e então sirva em seguida.
Além do óleo vegetal, você também pode usar azeite, óleo de coco ou manteiga. Mas nada de encharcar a panela! Só um fiozinho já basta. Se gostar, adicione no refogado uma cebola e dois dentes de alho picados e misture bem para não grudar no fundo da panela.
Qual a diferença de fazer arroz com água quente ou fria?
USAR ÁGUA QUENTE OU FRIA? A temperatura da água não altera o resultado final no preparo do arroz. A única diferença entre usar água quente ou água fria é o tempo de preparo do alimento. Com água fria, o arroz vai demorar mais para ficar pronto.
Algumas medidas podem ser tomadas para ser mais difícil de esse alimento ficar assim: não o lavar quando não for necessário, usar a quantidade certa de água e escolher a panela ideal, por exemplo. Entretanto, mesmo assim o arroz pode sim virar papa se você perder a atenção nele por muito tempo.
Em uma panela coloque o arroz, a água e o sal. Deixe cozinhar com a tampa da panela semiaberta por aproximadamente 10 minutos e depois experimente para conferir se está macio e cozido. Despeje o arroz em uma peneira e deixe escorrer. Só isso e nada mais!
Acenda o fogo (sempre baixo), acrescente mais 2 xícaras de agua fria, tampe e espere a água secar por completo. Desligue e fogo e esta pronto, seu arroz branco fica sequinho e soltinho!
Um deles é a proporção de água para a quantidade de arroz. É 1 medida de arroz para 2 de água. Por exemplo, se você cozinhar 2 xícaras de chá de arroz, vai usar 4 xícaras de chá de água.
Se você esquecer de desligar o fogo do arroz na hora certa e ele ficar grudado no fundo da panela, não tem problema. Retire a panela do fogo e coloque-a sobre um pano molhado em água fria. Ele vai ficar soltinho e você não vai ter trabalho na hora de lavar a panela.
Claro que é é importante escolher o tipo certo de grão também. O arroz branco de grão longo, como o arroz agulhinha, é ideal para essa preparação, pois ele tem menos amido e tende a ficar mais solto após o cozimento.
Não mexa durante o cozimento: Depois de adicionar o arroz à água fervente, mexa apenas uma vez e depois tampe a panela. Mexer durante o cozimento pode liberar amido extra, deixando o arroz pegajoso.
A origem do nome vem do termo empartial e emboiled (parcialmente aquecido). Trata-se de um processo – encharcamento aquecimento e secagem – no qual os grãos se tornam mais resistentes e de fácil manejo para o consumidor – é por essa razão que o arroz parboilizado não gruda caso exceda o tempo de cozimento.
Como fazer para o arroz não grudar na panela elétrica?
Para o arroz não grudar na panela elétrica, lave o arroz antes de cozinhar, adicione um pouco de óleo ou manteiga e assegure-se de que a panela esteja limpa de resíduos de cozimentos anteriores.