Conta a história que as namoradas dos navegadores nunca marcavam a data do casamento em agosto e diziam que casar em agosto traria desgosto. Com o tempo, a frase foi resumida e até hoje permanece no inconsciente coletivo que acabou por se transformar, injustamente, em “agosto, mês de desgosto”.
Na alma popular, o oitavo mês do ano está associado a pesar, tristeza, dissabor, sofrimento. Talvez a crendice tenha origem em Portugal, onde as mulheres nunca se casavam no mês de agosto.
Agosto é conhecido como um mês pesado, carregado de desafios para a saúde física e psicológica. Não é à toa que os macumbeiros sempre alertam sobre essa época do ano. Esse mês carrega a energia de Exú, o orixá mensageiro, e também celebra Omolu ou Obaluaiê, orixá da. cura e das doenças.
A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” surgiu em Portugal. Na época das grandes navegações os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir nessa época.
SUPERSTIÇOES SOBRE O MES DE AGOSTO - VANDINHA LOPES MEDIUM
O que a Bíblia fala sobre o mês de agosto?
O mês de agosto é, na pedagogia da Igreja, o mês vocacional, assim como junho o é do Coração de Jesus e setembro o da Bíblia. Somos chamados à vida pelo nascimento e ao discipulado pela vocação. Contudo, deve ser sempre muito claro, que a primeira vocação de todos é o chamamento à santidade.
O que acontece no mundo espiritual no mês de agosto?
Agosto será um mês de muita prosperidade devido às combinações de número que irão vibrar neste mês. Poderá ser desafiador para alguns, pois, irá mexer com as profundezas de suas sombras e a necessidade de redefinir objetivos e o propósito da vida.
Foi também entre os romanos que a fama de mês agourento começou a se espalhar: eles tinham aversão a agosto, período em que a constelação de Leão no hemisfério norte ficava mais visível. Como não sabiam do que se tratava, achavam que era um dragão que passava pelo céu, cuspindo fogo e espalhando maldição.
Superstições à Solta Quem nunca ouviu dizer que agosto é mês de azar? Desde a Idade Média, o mês é associado a superstições, especialmente na Europa, onde evitavam casamentos e viagens. No Brasil, a fama pegou, e o medo de que algo dê errado se mistura com as dificuldades financeiras.
Os mais sensíveis, sentem muita angústia, medo e pavor. Se sentem alienados, pois não sabem o porquê ficam deste jeito. É o mês de agosto fazendo seus estragos para quem acredita que traz azar. Mas, graças a Deus, o mês só tem 31 dias!
"O mês de agosto também está associado a mortes e maldições porque, ao longo da história da humanidade, existe uma repetição de fatos trágicos, como as guerras mundiais, a bomba atômica de Hiroshima e vários massacres", relembra a sensitiva. No Brasil, o mês é conhecido como o mês do cachorro louco.
Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil já transformada em ditado popular segundo o qual "Casar em agosto traz desgosto' .
A Bíblia como ela é: Agosto, o mês que é temido por alguns e bem-vindo por muitos! O 8° mês do ano é recebido por alguns com cautela e por muitos com alegria, porque simboliza novos começos e alguns dizem “que simboliza a ressurreição e a vida eterna”.
Você já deve ter ouvido falar da crença de que agosto é um mês que demora a terminar e que traz maus agouros, tanto que é conhecido como o mês do “cachorro louco”. Tudo isso tem a ver com a colheita. Agosto é o 8º mês do calendário gregoriano e homenageia o primeiro imperador de Roma: César Augusto.
Isso porque o melhor mês para se mudar pode variar conforme a disponibilidade e condições de cada família. No entanto, podemos dizer, de forma muito geral, que os melhores meses para realizar uma mudança são janeiro, junho e julho. Afinal, esses são os períodos em que o mercado de mudança costuma ter uma demanda menor.
Quais dias você deve evitar de fazer a sua mudança? Uma questão prioritária que devemos falar, para mudanças residenciais é evitar ao máximo mudar no Domingo. Se você vai se mudar para um apartamento ou condomínio, não é permitido efetuar mudanças neste dia.
A origem dessa crença é complexa e envolve diversas interpretações. Algumas teorias associam agosto a períodos de grandes navegações, onde muitas embarcações partiram neste mês, deixando para trás entes queridos e gerando um sentimento de apreensão.
Astrologicamente, agosto é o mês em que o Sol está transitando pelo signo de Leão, um signo fixo, que traz uma energia intensa e vibrante! O signo de Leão é regido pelo Sol, o astro mais luminoso do nosso Sistema Solar, o que acentua a sensação de brilho e intensidade durante o mês.
Agosto é mês que nos deixa desconfiados e apreensivos, não desejando, mas aguardando o pior, uma vez que às vezes ele vem. Getúlio Vargas suicidou-se em 24 de agosto de 1954. Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961. Quer dizer, agosto é insalubre até para presidentes da República.
O que significa o mês de agosto na espiritualidade?
📅O mês de agosto carrega uma aura de transição e introspecção espiritual, sendo um mês emblemático para diversas culturas e tradições. Marcando o fim do verão ou do inverno, dependendo do hemisfério, agosto é visto como um período de mudança e renovação.
O mês de agosto também é cercado por crendices. Acredita-se, por exemplo, que casamentos celebrados durante esse mês estão fadados ao fracasso, embora não haja evidências concretas que respaldem tal crença. Contudo, é crucial entender que a ideia de agosto ser um “mês do desgosto” é uma construção cultural.
Agosto é conhecido como o mês do cachorro louco. Mas, se você pensa que a expressão é uma daquelas “lendas urbanas”, entenda por que essa má fama surgiu e o que levou autoridades em saúde no mundo a aproveitar o período para a realização de campanhas de imunização contra a raiva canina.
Algumas pessoas ficam preocupadas quando agosto começa a se aproximar, pois, popularmente, agosto é “o mês do desgosto”. Pura superstição. A superstição é algo que faz parte da história da humanidade e cada cultura possui uma peculiaridade relacionada ao seu próprio povo.
Agosto é um mês sagrado para os terreiros e devotos de Omolu em todo o Brasil. Este período marca as celebrações em honra à divindade que rege a terra, a saúde e o delicado equilíbrio entre a vida e a morte. Mas a história de Omolú, também conhecido como Obaluwaiye, vai além das fronteiras da tradição nagô.