Bater cabeça então é o ato de submissão no sentido de que você está submetendo seu trabalho, está reconhecendo a hierarquia do terreiro e está disposto a obedecer as doutrinas daquele templo.
A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.
O que a Bíblia fala sobre imposição de mãos na cabeça?
Quando Jacó pronunciou bênçãos sobre Efraim e Manassés, ele impôs as mãos sobre a cabeça deles (ver Gênesis 48:14–19). Alma “ordenou sacerdotes e élderes pela imposição de mãos, segundo a ordem de Deus” (Alma 6:1). Os Apóstolos Pedro e João conferiram o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos (ver Atos 8:14–17).
Bater cabeça na Umbanda é muito mais do que um gesto físico, é uma verdadeira expressão de devoção e respeito. É o reconhecimento de que há uma força maior do que nós, e um ato de conexão profunda com a Mãe Terra, de onde viemos e para onde retornaremos.
O ritual de Coroação, também chamado por nós de Deitada de Sete Anos, uma vez que seu tempo médio de realização será sete anos após a entrada do médium na corrente mediúnica, é a consagração do médium que chega à maturidade.
Outra obrigação é feita aos três anos de feitura, algumas casas ou nações fazem também uma de cinco anos, mas no candomblé Queto considera-se um ano, três e sete anos. Ele ou ela permanecerá como Iaô até completar os sete anos de feitura e fazer a obrigação de sete anos Odum Ijé.
Mas o ato de bater cabeça, somente para os caboclos, pretos velhos e as divindades, os Orixás. Pois, cultuo a nação dos orixás e a umbanda. E claro, o querido povo da rua que trabalha pela linha da umbanda. Bato cabeça para exú Bará(orixá), agora para exú catiço não, pois, exú não é pai e nem mãe de ninguém.
Em resposta ao pedido de bênção, corretamente é respondido como: - àwúre mi! Significa minha bênção! Mas e como eu expresso: - Meu pai Ògún o abençoe ou minha mãe Yemoja a abençoe! Então, vamos aprender essa estrutura gramatical.
Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).
É um ato de humildade, obediência e resignação a Umbanda. Batemos cabeça antes do inicio da gira saudando e pedindo proteção aos orixás regentes na casa. No momento de incorporação de um guia do pai ou mãe de santo, o médium deve bater cabeça para a entidade, saudando-o e pedindo sua bênção.
Essas mãos em garra são uma forma de absorver e transmutar as energias negativas do ambiente e das pessoas, demonstrando a atuação e a função energética dessa entidade espiritual.
Por isso, quem tem essa crença pode pedir em oração, antes de dormir, que seu povo e seus mentores tragam informações. Entretanto, pedir não significa um retorno imediato, pois a umbanda acredita que a agilidade ou a demora das entidades em se manifestar é inerente ao merecimento de cada pessoa.
"Começa com a preparação do corpo para o enterro, depois é seguido de muitos cânticos e por outros momentos específicos até completar um ano do falecimento da pessoa. Quando uma Iyalorixá ou Babalorixá (lideranças das casas de candomblé) morrem, o terreiro fica um ano sem atividades litúrgicas", explica.
A camarinha é um rito que como todos os outros é a “concretização” do mito por meio da linguagem simbólica. Já o símbolo ocupa lugar privilegiado, pois é a própria expressão da vivência religiosa na camarinha. Ele ordena a expressão, constitui o visível do enredo ligado à linguagem fundante mitológica.
“É necessário procurar ajuda profissional e levar para atendimento médico, imediatamente. Trauma na cabeça não é besteira, é preciso ter cuidado, principalmente nos extremos de idades, as crianças e os idosos”, enfatiza Álvaro Bulhões.
Por isso, uma das práticas mais indicadas para quem quer firmar a cabeça é a meditação. Quando falamos de meditar não é ficar uma hora do seu dia fazendo o “Aum (ॐ)”.
No mundo espiritual, a imposição de mãos significa transferência de unção, então quando uma pessoa coloca a mão na sua cabeça, automaticamente ela tá transferindo pra você. tudo que tem nela. Eu aprendi isso da pior forma possível. Muitos anos atrás eu não tinha esse cuidado.
É certo que quem nos abençoa é o SENHOR, nosso Deus. No entanto, segundo a Bíblia, a imposição de mãos sempre é praticada por presbíteros (missionários, bispos, pastores, profetas, mestres, anciãos) e conota a autoridade recebida por Deus (cf.
Deus toca com sua mão nossas almas muito mais que aos nossos corpos: “a mão de Deus estava com ele”, sim, mas também conosco, porque Deus quer engendrar em cada um de nós um homem novo, mediante a humildade, o crescimento de nossa fé e de nossa confiança, por meio de uma doação e uma entrega generosa, porque sem amor ...