Por que são chamadas de bananas-da-terra? Para falar a verdade não se sabe ao certo, mas o nome "banana-da-terra" - ou "banana macho" na Espanha - refere-se a variedades de banas que geralmente são consumidas assadas, já que possuem um teor de açúcar mais baixo do que a banana tradicional das Ilhas Canárias.
Sua origem se deu no Sudeste Asiático e no Oeste do Pacífico. Possivelmente é plantada há mais de 4 mil anos na Índia, Malásia e Filipinas. Os indígenas já cultivavam a banana quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, mas a bananicultura como atividade agrícola iniciou-se em 1820.
Qual a diferença entre banana normal e banana-da-terra?
🍌 Banana-Nanica Você consegue identificar pela casca fininha e coloração amarelo-esverdeada, sendo um pouco mais doce e tem consistência mais suculenta. 🍌 Banana-da-terra Geralmente é mais achatada e mais comprida, com a polpa rosada e uma casca-grossa, sendo a banana ideal para ser cozida, frita e assada!
Tem sua origem no sul da Ásia, mas está presente em registros budistas que datam de 600 a.C. As bananas que cresciam na África e Sudeste da Ásia eram pequenas se comparadas às de hoje. A fruta era do tamanho de um dedo e por isso teriam usado o nome banana, palavra árabe que quer dizer "dedo".
Da lista que você leu acima, apenas abacaxi e maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora, açaí.
A banana-da-terra é uma fruta muito popular em diferentes regiões do Brasil. Por conta da sua textura mais consistente do que as outras, ela é ideal para o preparo de receitas salgadas e doces.
A forte alta do custo de produção levou os produtores a plantarem menos na última safra, o que reduziu a oferta da fruta e fez os preços dispararem no atacado e varejo.
Conhecida por ser consumida assada, a fruta é rica em fibras e antioxidantes. Comer banana-da-terra regularmente - além de ser delicioso - oferece muitos benefícios que não imaginávamos.
Fruto muito semelhante à banana, o plátano tem casca mais dura, é mais esverdeado e costuma ser comercializado com o nome de banana-da-terra (veja quadro abaixo). Apesar de já serem cultivados há mais de uma década no Brasil, os plátanos não contavam com mudas registradas.
É uma planta de porte alto e seu pseudocaule pode atingir de 4 a 5 metros de altura e de 30 a 40cm de diâmetro. O fruto desta variedade é o maior já conhecido, podendo chegar ao peso médio de 500g e até 30cm de comprimento. A casca é amarela escura com manchas pretas quando bem madura.
A banana da terra possui mais carboidratos do que as demais, pois contém uma reserva maior de amido em sua composição, o que faz com que ela seja melhor digerida após ser cozida, assada ou frita.
Poder, pode. A banana-da-terra não é tóxica ao organismo quando ingerida in natura, mas pode causar algum mal-estar. Isso porque enquanto outros tipos de banana convertem o amido em outros açúcares, a banana-da-terra se mantém rica em amido ao longo do processo de amadurecimento.
Banana presa com fita adesiva, obra conceitual de Maurizio Cattelan, foi vendida por US$ 6,2 milhões em leilão da Sotheby's para milionário chinês de criptomoedas, levantando várias questões entre o público. Não é apenas uma banana.
Essa fruta também possui calorias e ingeri-la em excesso pode levar ao aumento do peso. É indicado de até duas bananas por dia, para que assim se possa aproveitar todos os seus benefícios", orienta a especialista.
Qual a diferença entre a banana-da-terra e outras bananas?
A banana-da-terra é uma variedade de banana que difere das outras em termos de sabor, textura e utilização culinária. Devido à sua consistência firme, ela é amplamente utilizada em pratos salgados na culinária tradicional de diversos países.