Então, quando Paulo diz “em tudo dai graças”, ele não se refere apenas a expressar gratidão pelas bênçãos e momentos felizes. Ele está nos convidando a reconhecer a presença e a providência de Deus em todas as situações, sejam elas boas ou difíceis.
Com essas palavras de Jesus, Ele quer nos dizer que Deus nos atende em todas as nossas aflições. Às vezes pode demorar um pouco, Ele não nos atende no nosso tempo, mas no tempo d'Ele. E, por isso, devemos ser agradecidos para sempre recebermos mais graças de Deus.
Dar graças em tudo é reconhecer que independentemente da circunstância que eu esteja vivendo existe um propósito de Deus e por isso nós devemos então dar graças em tudo e não por tudo, sabendo que independentemente da situação, existe um propósito e Deus entrará com o recurso, segundo Filipenses 4:19.
Não é apenas dar graças circunstancialmente, mas sempre. Agradecer é a única ordem com uma razão: “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Dar graças em tudo, seja cara ou coroa, faça chuva ou sol, haja abundância ou escassez, significa entender que Deus pode extrair algo bom daquilo que é ruim.
Dar graças é uma atitude característica de quem acredita na bondade de Deus. Por isso, nas missas rezamos: “Demos graças ao Senhor Nosso Deus”, e todos respondem: “é nosso dever é nossa salvação”.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus | 1 Tessalonicenses 5:18 | Pastor Paulo Seabra
De quem é a frase "Em tudo dai graças"?
Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.
A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.
Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.
Para Paulo, a graça de Deus venceu o pecado e a morte (Romanos 3:24-26). Tendo sido salvo pela graça, ele agora vivia pela graça, dedicando sua vida ao “evangelho [boas novas] da graça de Deus” (Atos 20:24). Então, não é de se admirar que Paulo tenha escrito tanto sobre a graça e a benignidade de Deus.
Assim como Jesus, Paulo agradecia a Deus por muitas coisas. Ele agradecia a Deus porque as pessoas o receberam como ministro, agradecia pelos seus parceiros, pelas igrejas que fundou. E Paulo agradecia a Deus pelas pessoas nas igrejas.
Pensando na combinação de todos os textos citados aqui, chego à seguinte conclusão: o Espírito Santo é o único recurso que dispomos para vivermos nesta Terra corrupta, como filhos de Deus. É o único poder que nos capacita a andar como filhos da luz neste mundo tenebroso. “Não apaguem o Espírito”.
Graça é um favor ou uma benevolência que não merecemos. Por isso a teologia apresenta a definição clássica de graça como “favor imerecido”. Isso quer dizer que a graça de Deus é algo que recebemos d'Ele sem que tivéssemos o direito de receber.
Por fim, o próprio Deus se entregou na pessoa de Jesus para resgatar a humanidade, esta ação salvífica exposta de maneira clara na vida, morte e ressurreição de Cristo se consuma como a manifestação suprema da graça divina.
A graça é um presente imerecido, uma bênção que recebemos sem qualquer mérito de nossa parte. Por outro lado, a misericórdia é o ato de ser poupado de algo que merecíamos. É quando não recebemos a punição ou a consequência negativa que nossas ações poderiam ter nos levado.
A gratidão é um grande catalisador de todos os atributos cristãos! Um coração grato é a fonte de todas as virtudes. O Senhor prometeu: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais”.
Paulo está instruindo os Tessalonicenses a expressar gratidão em todas as situações – não apenas nas boas, mas também nas difíceis. Assim, quando examinamos o contexto, a mensagem “em tudo dai graças” serve como um lembrete para os cristãos manterem uma atitude de gratidão, não importa as circunstâncias.
A graça de Deus é dada pelo bem de todas as pessoas, em vista da salvação, como dom e responsabilidade humana. É sempre Deus quem dá a graça, colaborando para que a vida se concretize na paz e no amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
A palavra hebraica que geralmente é traduzida como “graça” é חֵן chen. Chen significa não apenas 'misericórdia', mas também 'favor', 'afeição', 'beleza', assim como a palavra inglesa 'grace' é derivada de graça.