Os aviões geralmente decolam contra o vento de proa. Isso ocorre porque o vento contrário aumenta a sustentação da aeronave, permitindo que ela alcance a altitude desejada com maior eficiência.
Os pousos e decolagens de aviões são sempre feitos contra o vento. Isso porque, ao correr contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves, o que torna as operações mais seguras.
Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de dez mil pés a cabine de comando é que exige mínima contaminação por parte dos comissários para que os pilotos tenha maior concentração abaixo de dez mil pés.
Na aviação, pousos e decolagens são operados sempre contrários ao vento. Isso acontece porque, correndo contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves e, por isso, mais segurança tem-se nas operações.
O Oceano Pacífico é conhecido por ter algumas das formações meteorológicas mais extremas do planeta. Correntes de ar instáveis, tempestades violentas e fortes ventos de altitude podem dificultar a navegação segura dos aviões.
Segundo as palavras do piloto, aviões comerciais evitam a Antártida porque a atmosfera por lá é mais fina, o que aumenta a exposição à radiação e pode ser perigoso para a saúde. Não há infraestrutura de apoio, como aeroportos ou torres de comunicação, tornando qualquer emergência muito mais arriscada.
Porque o Oceano Atlântico e Pacífico não se misturam?
A principal razão pela qual esses dois oceanos não se misturam é o istmo do Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta a América do Norte à América do Sul. Antes do surgimento do istmo do Panamá, cerca de 3 milhões de anos atrás, as duas massas de água eram conectadas, permitindo uma mistura mais livre.
se a gente inclinar a fuselagem um pouquinho pra cima, a gente gera mais sustentação do que. se a gente inclinar o ângulo de incidência da asa, a gente vai ter menos arrasto.
Quantos metros um avião pequeno precisa para decolar?
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Piloto é de R$ 11.914, com uma média salarial mensal de R$ 9.574. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
“Ladies and gentlemen, we are about to take off. Please take your seats and fasten your seatbelts.” (Senhoras e senhores, estamos prestes a decolar. Por favor, sentem-se e ponham os cintos de segurança.) – é assim que o piloto anuncia a decolagem.
Quando os motores dos aviões queimam combustível, emitem dióxido de carbono, fuligem e vapor d'água. Essas moléculas de água aderem às partículas finas de fuligem e congelam, formando os cristais de gelo que criam as formações lineares vistas no céu.
Você provavelmente se sentirá pressionado para baixo em direção ao chão brevemente enquanto o avião decola, e então possivelmente sentirá um leve afrouxamento no assento quando o avião nivela um pouco (ainda subindo, apenas menos íngreme), como quando você chega ao seu andar ao subir de elevador. É só isso.
Durante uma turbulência, é comum sentir o avião balançar, mas é importante lembrar que as aeronaves são construídas com materiais extremamente resistentes e flexíveis, capazes de absorver e dissipar a energia gerada por essas perturbações atmosféricas.
Se um avião comercial voar muito alto, encontrará ar menos denso passando sobre as asas para criar sustentação. Isso pode fazer com que a aeronave perca velocidade considerável e fique fora de controle. A altitude exata para esse tipo de ocorrência pode variar conforme as condições climáticas e o peso.
Outra forma que o piloto tem para antecipar possíveis turbulências é recebendo os relatórios de outras aeronaves que estão voando naquele momento, proporcionando assim a possibilidade de ter informações em tempo real sobre as condições de voo.
Portanto, da próxima vez que você ouvir esse aviso misterioso durante o seu voo, lembre-se: é um lembrete para os pilotos e a equipe de bordo de que a segurança é a prioridade número um, e que cada movimento é calculado para garantir uma viagem tranquila para todos a bordo.
⛔️ EXPLICAÇÃO TÉCNICA: Os pilotos informam aos tripulantes quando a aeronave atinge 10 mil pés de altitude porque, a partir desse momento, a aeronave entra no chamado “nível de cruzeiro inicial”, onde há menos turbulência e condições mais estáveis para realizar tarefas de cabine.
O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.
Em outras palavras, as águas do Atlântico são mais densas que as do Pacífico. Mas não impede que ambos se misturem, muitas vezes com turbulência no Drake em razão do funil formado pelo extremo sul da América do Sul e o extremo norte da Antártica.