Por que o ovo amniótico é importante para a vida no ambiente terrestre?
Resolução: A) Porque permite o desenvolvimento do embrião em meio aquático mesmo estando em um ecossistema terrestre.Qual a função evolutiva do ovo amniótico?
O ovo amniótico conferiu aos répteis decisiva vantagem sobre os anfíbios, possibilitando seu domínio sobre o Planeta, durante mais de 150 milhões de anos, até o final do Cretáceo.Qual a vantagem evolutiva atribuída ao ovo amniótico dos répteis?
De acordo com os registros fósseis, os répteis foram os primeiros animais a apresentar um ovo amniótico, ou seja, com casca. Essa importante adaptação evolutiva possibilitou a dispersão e o domínio desses animais sobre a Terra por milhões de anos.Qual a importância do ovo amniótico para os répteis?
Os ovos são amnióticos, podem ser depositados em terra no lugar da água e mantêm a cria protegida da dessecação mediante o líquido amniótico. Isto lhes permite desenvolver-se e sobreviver em entornos secos, tal e como o fariam no meio aquático.A História Evolutiva do Ovo Amniota (EP. 10)
Qual a vantagem evolutiva do cuidado parental?
O cuidado parental aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, conseqüentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie. O cuidado parental pode ter início antes mesmo do nascimento da prole. É o caso do preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber os filhotes ou ovos.Qual a relação entre o ovo dos répteis e a conquista do ambiente terrestre por esses animais na história evolutiva dos vertebrados?
O aparecimento de ovos com casca foi uma evolução adaptativa dos répteis para a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos cordados. Além do ovo com casca, há outras adaptações que permitiram que os répteis pudessem sobreviver no ambiente terrestre quando comparadas com as adaptações dos anfíbios.Qual a importância evolutiva do ovo?
O surgimento dos ovos cleidóicos permitiu que o ancestral dos vertebrados terrestres saísse da água, há cerca de 300 milhões de anos, tornando possível a evolução humana.Qual a grande vantagem evolutiva dos répteis?
Os répteis pertencem a uma classe de animais vertebrados em que já foram identificadas mais de 7 mil espécies. A principal vantagem evolutiva que permitiu que eles conquistassem o ambiente terrestre foi o seu tipo de ovo, chamado de ovo amniótico.Qual o ganho evolutivo que surge com os répteis e que permite uma reprodução independente da água?
Diversas características presentes nos ovos dos répteis permitiram que eles não dependessem da água para se reproduzir. O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo a troca gasosa entre o embrião e o meio externo.Qual é o significado do aparecimento do ovo amniótico em termos evolutivos?
O ovo amniótico recebe essa denominação devido à presença do âmnio. Ele, sem dúvida, foi uma importante novidade evolutiva para a vida no ambiente terrestre, pois garantiu que os tetrápodes reduzissem sua dependência do ambiente aquático.Qual é a vantagem evolutiva do ovo com a casca para reprodução dos animais?
A presença de casca nos ovos foi uma estratégia evolutiva muito importante para o desenvolvimento dos organismos fora do ambiente aquático, conferiu resistência a dessecação e proteção contra predadores e choques mecânicos.Como surgiu o ovo amniótico?
Viviparidade em répteis primitivosA hipótese de que essa espécie já teria desenvolvido o ovo amniótico foi levantada pelos pesquisadores responsáveis pela descoberta porque foram encontrados alguns embriões diretamente associados ao corpo de supostas fêmeas.
Qual é a importância do ovo?
O ovo é muito importante para a alimentação humana. Além de ser nutritivo, é um ingrediente fundamental na receita de diversos (e saborosos) pratos, como massas, pães, bolos e doces. Na composição do ovo estão contidos os principais nutrientes para o bom funcionamento do corpo: as proteínas, os minerais e as vitaminas.Qual a importância do ovo para o embrião?
As estruturas do ovo e as membranas extraembrionárias são essenciais para o desenvolvimento saudável dos embriões de pintinhos. Essas estruturas trabalham em conjunto para garantir que o embrião receba nutrientes, elimine resíduos, respire e se mantenha protegido durante todo o período de desenvolvimento até a eclosão.Por que a placenta é importante?
É a placenta, ainda, que estimula outros hormônios da gestação, como o estrogênio, a progesterona e o lactogênio, fundamental para a produção de leite. Com cerca de 500 gramas, o órgão é formado por duas faces: uma fica em contato com o útero materno, enquanto a outra é ligada ao bebê, pelo cordão umbilical.Qual a principal inovação evolutiva dos répteis?
Os repteis possuem duas inovações que selaram a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados: a fertilização dos óvulos dentro do corpo feminino e o desenvolvimento do embrião fora do corpo, mas dentro de uma casca protetora contra o ressecamento.Por que a fecundação interna e o ovo adaptado ao ambiente terrestre tornaram a reprodução dos répteis indepen dentes da água?
Os répteis possuem fecundação interna, ou seja, a fecundação ocorre dentro do corpo da fêmea, o que é uma vantagem para a independência do ambiente aquático. Além disso, os répteis também colocam ovos que são revestidos por uma casca, o que impede que o embrião perca água para o ambiente.Porque os répteis conquistaram o ambiente terrestre?
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.Qual é a importância do ovo para animais amniotas como os répteis?
Resposta verificada por especialistas1) A importância do ovo para animais amniotas, como os repteis radica, em que contribui para eles evoluírem fora da água.