O produtor, Jason Reed, confirma essa versão e explica que o dragão é símbolo de respeito, força e poder, por isso o público chinês não gostaria de vê-lo como um brincalhão. A diretora do filme afirmou em uma entrevista que a retirada de Mushu foi para não fugir do realismo, uma ambição da versão 2020.
Ao contrário de outros live-action da Disney que respeitaram os elementos de suas animações, o filme Mulan promoveu grandes mudanças na estrutura. Uma delas foi a ausência do dragão Mushu, e a diretora Niki Caro deu a sua versão sobre o motivo que levou a Disney a cortá-lo do longa (via USA Today).
Mulan é uma esbelta e linda menina chinesa. No filme original, Mulan tem apenas 16 anos, com a ação do segundo filme acontecendo um mês depois do que aconteceu no primeiro. Inicialmente, Mulan tinha cabelo comprido. No entanto, ela corta ele curto, a fim de se passar por um homem no exército.
Na animação, os hunos, grupo liderado pelo temido vilão Shan Yu, invadem a China com o intuito de derrubar o atual imperador. Com isso, o governo passa a convocar um homem de cada casa para se alistar ao exército, e ajudar a combater a investida.
Uma das cenas mais icônicas da animação Mulan, de 1998, é a que a personagem principal corta os seus cabelos para poder ir no lugar de seu pai para a guerra.
Era uma das 64 esposas do rei Wu Ding e converteu-se num general com milhares de homens sob o seu comando. Quando morreu, foi enterrada com os seus dois machados de combate. No entanto, Hua Mulan foi seguramente uma personagem ficcional.
1. Mulan. Mulan não possui qualquer vínculo com a realeza chinesa, mas se torna uma heroína do país após salvar o imperador durante a invasão do vilão Shan Yu no palácio imperial. Devido ao enorme sucesso de seu filme, a Disney teria decidido incluí-la no seleto grupo de princesas devido ao seu heroísmo.
Para começar, o filme de Niki Caro não é musical, apesar de ainda trazer "Reflection" em sua trilha sonora. Outra mudança? Nada de Mushu, o simpático dragão que acompanhava Mulan em suas aventuras.
Mulan. Poucas pessoas sabem, mas Mulan, em mandariam, significa magnólia, planta símbolo da nobreza e perseverança. Em uma cena da animação, o pai da guerreira chinesa coloca um botão da flor no cabelo da filha e que o desabrochar da planta significaria o amadurecimento e crescimento da personagem durante o filme.
O dragão japonês (日本の竜, nihon-no-ryū) ou ryu (竜, ryū) é uma criatura lendária de atributos físicos similares aos dos dragões chineses e coreanos. O ryū provém da China e é uma das quatro bestas divinas da mitologia japonesa.
O número de mortes causadas por Mulan é em torno de 2.000. O longa não mostra ações diretas por parte da princesa, mas sim eventos causados por ela, como uma avalanche estrondosa que mata todos os soldados do temido vilão Hunnic Shan Yu.