O que significa PEAD? PEAD é a sigla para Polietileno de Alta Densidade. Ou seja, trata-se de um plástico rígido, resistente à tração, tensão, compressão e com moderada resistência ao impacto. Dessa forma, a tubulação de PEAD é bastante indicada para transporte de água e esgoto.
Os tubos PEAD se destacam pela sua resistência, pois são considerados inquebráveis e altamente resistentes aos impactos, enquanto que o PVC se rompe com mais facilidade. O PEAD, em especial os tubos na cor preta, recebe um aditivo chamado de “carvão ou negro de fumo”.
Quando e onde usar os Tubos PEAD? A resposta para essa pergunta é: em vários segmentos! Eles podem ser aplicados em Sistemas de Drenagem, Irrigação, Água, Gás, Saneamento, Biogás, Combate a Incêndio, Água de Reuso, entre outras aplicações.
Para que serve o Polietileno de alta densidade PEAD? Ele serve para produzir produtos e embalagens para setores como: Química e derivados: no fornecimento de tanque, containers e contentor de armazenamento e transporte de produtos químicos e combustíveis.
Entre as opções mais seguras, no entanto, estão os plásticos de grau alimentício, feitos de polietileno de alta densidade (PEAD) ou polipropileno (PP). Estes são considerados seguros para contato com alimentos e bebidas.
Os tubos em PEAD FGS para Redes de Distribuição, conduzem água potável em sistemas enterrados de adução e distribuição. São tubulações que asseguram à rede de distribuição estanqueidade pelo sistema de Solda Elástica Integrada e também menor perda de carga, devido à estrutura interna lisa dos tubos.
O Tubo Drenagem PEAD é enterrado no terreno, captando e conduzindo os líquidos para fora da área em questão, de preferência para reservatórios específicos. O Tubo Drenagem PEAD pode ser ainda encontrado em vários diâmetros, que varia de 20 mm a 730 mm.
A Mangueira PEAD é um tubo com boa flexibilidade que realiza a canalização de fluídos, na maioria das vezes água, apresenta uma série de vantagens em relação às mangueiras convencionais, como a sua densidade inferior à da água, o que a torna leve, de simples manuseio e logística facilitada.
Como desvantagem, o PEAD não é resistente à oxidação de ácidos, cetonas e hidrocarbonetos clorados. Outra característica é a de não ficarem expostos diretamente à luz solar, pois podem degradar na presença dos raios ultravioletas.
A numeração existente, frequentemente com as siglas inferiormente, categoriza o tipo de plástico que compõe o produto ou embalagem. A categoria número 2 (PEAD/HDPE) refere-se ao plástico polietileno de alta densidade.
Qual é o melhor material para projetos, PVC ou polietileno?
Para projetos que exigem alta resistência e flexibilidade, o PEAD é a escolha ideal. Por outro lado, para aplicações que demandam versatilidade e eficiência de custo, o PVC se destaca como a melhor opção.
A diferença entre as linhas PBA e PBS está no sistema de união: as conexões PBA são unidas através de Juntas Elásticas (JE) enquanto que as de PBS são unidas a partir de Juntas Soldáveis (utilizando-se o solvente/cola apropriado).
Existem dois tipos de PVC no mercado – o semi rígido e o expandido – e, embora ambos sejam feitos da mesma matéria prima, seu uso é bastante distinto. A seguir, falaremos um pouco mais sobre os dois materiais, suas aplicações e benefícios.
Os tubos em PEAD possuem várias características que atraem o mercado da construção civil. Elas explicam facilmente porque são ótimos para projetos de energia elétrica (incluindo usinas fotovoltaicas e solares), saneamento, drenagem e telecomunicações.
É comum usar o SDR (Standard Dimension Ratio) como método de classificação de pressão em tubulação. Muitos fabricantes de tubos de polietileno usam esse método para classificar a pressão no tubo. O tubo SDR é a "Proporção Dimensional Padrão" e refere-se à geometria do tubo.
O PPR (Polipropileno Copolímero Random – tipo 3) é um material moderno e inovador, ideal para a condução de água quente e fria, que oferece segurança e resistência para as instalações hidráulicas.
O PEAD é formado de cadeias de carbono e o PE-100 possui uma cadeia mais fechada, comparado ao PE-80 que confere a ele uma maior rigidez. 2 - Quando devo usar PE-80 e PE-100?
As rugosidades de tubos de PEMD e PEAD foram determinadas, os valores foram de 0,0029 e 0,0041 mm, para PEMD e PEAD, respectivamente. Os valores foram encontrados se aproximam do valor mínimo apresentado na literatura. Foram observados, para mesmo material, diferentes valores de rugosidade, variando para cada diâmetro.
Pode causar obstrução gastrointestinal. Não dê laxantes. Sintomas/efeitos em caso de inalação : Fumos são irritantes para o sistema respiratório. Poeiras do produto, se presentes, podem causar irritação respiratória após exposição excessiva por inalação.