Moisés não entrou na Terra Prometida devido a um incidente que ocorreu em Meribá, também conhecida como “Águas de Meribá” ou “Meribá de Cades”. Este evento é descrito na Torá, especificamente no Livro dos Números (Bamidbar) no Antigo Testamento, nos capítulos 20:2-13.
Por que Moisés foi impedido de entrar na terra prometida?
Apesar de Moisés ser um escolhido de Deus e desfrutar de uma comunhão íntima com Ele, chegando a contemplar a Glória de Deus (Shekinah), suas falhas o impediram de entrar na terra prometida. Deus perdoou seus pecados, mas Moisés teve de enfrentar as consequências de suas ações.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Sede: nova contenda com Moisés, ele recorre novamente a Deus. Pecado de Moisés: Deus diz a Moisés para "falar" à rocha, porém já bastante irritado com o povo, Moisés age por conta própria e fere duas vezes a rocha. As águas são chamadas Meribá, por causa da contenda do povo com Deus.
de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
SAIBA POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU NA TERRA PROMETIDA
Qual é a explicação para Êxodo 40:34-38?
Agora que o tabernáculo havia sido erguido, o SENHOR passou a habitar no meio de Seu povo. Ele apareceu como uma nuvem, como antes, e Sua glória veio a residir no tabernáculo.
Nos versículos 1-9, o SENHOR ordena a Moisés que instrua os israelitas a levantar uma contribuição para os materiais necessários para a construção do tabernáculo. A palavra “contribuição” (hebraico "terumah") vem do verbo "rum", que significa "levantar" ou "oferecer".
No deserto de Zim, o povo estava sedento e não havia água para o consumo. As pessoas começaram a reclamar e a discutir com Moisés, que rogou a Deus por uma solução. O Senhor lhe ordenou que falasse à rocha para que dela saísse a água que saciaria a sede de todos (Números 20).
Números 20:10-13 ARA. Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos.
Por que isso aconteceu com Moisés? A razão de Moisés não entrar em Canaã é explicada claramente em Deuteronômio 32:51 - "Pois fostes infiéis a mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, não santificando o meu nome no meio deles".
Seguindo a tradição de proferir bênçãos ou maldições aos filhos e descendentes, Noé, irritado com a afronta, amaldiçoou a geração de seu filho a ser serva de seus irmãos. O castigo de Canaan, filho de Cam, foi carregar a marca de um delito que ele não cometeu. Esse tom de denúncia é marcante.
Moisés, como o homem mais manso “dos que havia sobre a terra” (Números 12:3), desobedeceu as instruções de Deus e se deixou levar pela auto-exaltação de seu coração ao repreender aos filhos de Israel quando não tinham água e dado crédito como se fosse seu próprio milagre, o fez sem estar autorizado.
Por isso, naquele dia Moisés me prometeu solenemente: 'A terra de Canaã na qual você caminhou será herança permanente para você e seus descendentes, pois você seguiu o SENHOR, meu Deus, de todo o coração'.
A narrativa conclui: “São estas as águas de Meribá [que significa 'contender'] porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e o Senhor se santificou neles” (Números 20:13). Fontes bíblicas atribuem à palavra meribá significados como contenda ou amargura.
Quantas vezes Moisés feriu a rocha com a sua vara?
10 E Moisés e Aarão congregaram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? 11 Então Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação, e os seus animais.
Que erro Moisés cometeu ao ferir a rocha duas vezes?
O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES, quando deveria tê-la ferido apenas uma.
Mas Moisés respondeu: “Por que vocês estão desobedecendo às ordens do SENHOR de voltar para o deserto? É tarde demais! Não vão, porque o SENHOR não está com vocês.
Porque Deus não permitiu que Moisés entrasse na terra prometida?
a bíblia diz que moisés viu a terra prometida de longe. mas não pôde vê la de perto. porque ele pecou contra deus. e não o santificou no meio do povo de israel.
Em Hebreus 4:14-16, o autor destaca a importância da vida de Jesus sem pecado: “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
O que significa a palavra propiciatório na Bíblia?
1 Relativo a propiciação. 2 Que tem a virtude de tornar propício ou favorável; propiciador. 3 Que tenta obter proteção, boa vontade, perdão etc. de Deus, de uma divindade ou de um ser superior; propiciador.
Tabernáculo (em hebraico: מִשְׁכַּן, mishkan, "residência" ou "habitação"), de acordo com a Bíblia hebraica, era a habitação terrestre de Deus entre os filhos de Israel desde o tempo do Êxodo do Egito até a conquista da terra de Canaã.
A tenda onde Deus falou com Moisés no deserto era chamada de ohel moed, literalmente “a tenda do encontro”. As grandes festas da Páscoa, Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos também são moadim – “tempos designados”.