Segundo as escrituras sagradas do judaísmo e cristianismo, a Arca representava a presença e a aliança de Deus com o seu povo escolhido. Era considerada uma manifestação tangível da presença divina no meio dos israelitas, sendo reverenciada com grande respeito e temor.
A arca da aliança era um objeto sagrado para os hebreus, construído por meio de instruções dadas por Deus a Moisés. Nela foram depositadas as tábuas dos dez mandamentos. A arca representava a aliança de Deus com o povo hebreu.
Ela representa a presença divina, a aliança de Deus com Seu povo e a santidade de um compromisso eterno. Revestida de ouro e guardando as tábuas da Lei, o maná e o cajado de Arão, a Arca era mais do que um símbolo; era um testemunho visível da fidelidade divina.
Deus prestou atenção na fé do rapaz e, por se manter no caminho da fé, lhe deu uma missão: construir uma arca, levando apenas a sua família e um par de animais de cada espécie. O Senhor explica que vai mandar um dilúvio para cobrir a Terra, a fim de acabar com a violência.
A ARCA DA ALIANÇA: DESCUBRA O QUE ERA A ARCA DA ALIANÇA E QUAL O SIGNIFICADO
Qual foi o propósito da Arca de Noé?
Noé precisou construir uma arca de madeira, com três andares, e esse grande barco serviria como refúgio para que Noé, sua família, e um par de cada ser vivo da terra sobrevivessem ao dilúvio.
Segundo as escrituras sagradas do judaísmo e cristianismo, a Arca representava a presença e a aliança de Deus com o seu povo escolhido. Era considerada uma manifestação tangível da presença divina no meio dos israelitas, sendo reverenciada com grande respeito e temor.
Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos.
O dilúvio não foi enviado apenas com o propósito de destruir os impenitentes antediluvianos, mas para separar e manter na terra homens piedosos (ver Gênesis 6:8 e 9).
A arca de Noé é uma grande tipologia da salvação que Jesus traria a humanidade posteriormente. Assim como a arca salvou a família de Noé e os animais quando o juízo de Deus veio sobre a terra, também Jesus nos salva de toda conseqüência do pecado.
Na história bíblica de Noé, recém-adaptada para o cinema, uma arca gigantesca é construída para abrigar dois animais de cada uma das espeícies existentes no planeta e salvá-los de um dilúvio.
O barco, também conhecido como “arca”, era a salvação para os moradores da época de Noé do terrível dilúvio. Foi anunciado pelo próprio Deus que haveria necessidade de destruir a terra uma vez que a maldade do homem havia se multiplicado e o designo do coração destes moradores se baseava apenas nos prazeres carnais.
É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja. De alguma forma, representa também o cofre onde são guardados os tesouros do conhecimento e da vida na sua conservação e regeneração cíclicas.
Por meio do Profeta Moisés, o Senhor ordenou aos filhos de Israel que edificassem um tabernáculo que seria um santuário onde o Senhor poderia habitar entre Seu povo. Ele deu instruções detalhadas para a construção de cada item de mobília do tabernáculo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Tabernáculo”).
Assim como Obede-Edom, devemos buscar honrar e priorizar a presença de Deus em nossas vidas. Ao fazermos isso, podemos ter a certeza de que Ele nos abençoará e transformará nossas vidas de maneiras extraordinárias. Que possamos aprender com a história de Obede-Edom e buscar a presença de Deus em tudo o que fazemos.
Como a injustiça acaba prejudicando até mesmo os justos, então a única forma de acabar com a injustiça e proteger Noé dela, foi criar para ele e para sua família uma forma de Salvação e recomeço da humanidade, que foi a arca.
Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:20). Obviamente, o próprio texto responde que esse vinho tinha teor alcoólico, já que levou Noé à embriaguez. No Antigo Testamento não temos uma proibição de beber vinho em todos os casos.
O mito da Torre de Babel conta por que existem tantas línguas no mundo. Nele, uma população unida e monolíngue decide construir uma torre que alcance o céu. Deus, irritado com a prepotência das pessoas, confunde a língua delas para que não se entendam mais e espalha as línguas pelo mundo.
Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra. Depois do dilúvio, Noé soltara uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído.
Qual era a diferença entre Abinadabe e Obede-Edom?
Em comum entre estas duas casas foi a presença da arca, mas a diferença foi o respeito e honra dado a arca! Não temos muitas informações sobre estes dois personagens, muitos estudiosos acreditam que eram levitas por morarem em cidades levitas.
Por que os querubins são guardiões da Glória de Deus e também são anjos que ficam no trono do Senhor. Primeiro: Deus mandou colocar os anjos na arca mas nunca mandou adorar os anjos.
Segundo a Bíblia, Deus revelava-se como uma fumaça que se manifestava com sua shekiná (presença). Tocá-la era um ato tolo, pois quem a tocasse seria morto, razão pela qual existiam varas para seu transporte.