Claro que eles queriam a tunica de José porque só usavam se merecesse qualquer um dos irmãos. Mas só José mereceu aquela túnica, tanto é que trouxeram a tunica achando que iam usar na falta de José... Mais uma heresia , a túnica causou inveja mas ninguém brigou por ela .
A intenção dos irmãos de José em querer sua túnica é impulsionada pela combinação de vários fatores: ciúme, inveja e ressentimento. José é retratado como o filho preferido de Jacó, o que desperta sentimentos negativos entre seus irmãos.
Por que a túnica de José não coube em nenhum dos irmãos?
“Brigaram tanto pela túnica de José, que quando conseguiram, ela não coube em nenhum dos irmãos”. Sabe o que eu aprendo com isso? Aquilo que Deus tem preparado pra ti não serve pra mais ninguém, só pra vc”. Portanto ore, peça, aguarde e já agradeça!
Em Gênesis, a Bíblia conta que José, filho de Jacó, recebeu uma túnica especial como sinal de amor de seu pai. Mas essa túnica acabou sendo motivo de briga e ciúmes entre os irmãos dele! 😳
A inveja dos irmãos era uma manifestação de sua luta para reconciliar o favoritismo de seu pai com seu próprio senso de valor e lugar dentro da família.
QUAL O REAL SIGNIFICADO DA TÚNICA DE JOSÉ QUE POUCOS CONHECEM?
Qual é o significado da história da túnica de José na Bíblia?
Então, tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. E enviaram a túnica de várias cores, e fizeram levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho.
Qual o principal motivo da raiva dos irmãos de José?
Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos.
Qual é o significado espiritual da túnica de José?
Sendo o primeiro filho de Raquel, a segunda esposa de Jacó, José recebeu a primogenitura. Imagina-se que a “túnica de várias cores” que Jacó deu a José (ver Gênesis 37:3) represente o fato de José ter recebido a primogenitura.
Qual foi o único irmão que não traiu José do Egito?
José se esforçou para esconder os sentimentos ao ver seu irmão Benjamim, a quem ele não via há mais de 20 anos. (Lembre-se de que Benjamim é o irmão mais novo de José e seu único irmão por parte da mãe, Raquel, que morreu quando Benjamim nasceu.)
Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito. Graças ao seu caráter inabalável, quando os problemas chegaram, encontraram um homem com estrutura espiritual e emocional firme e suficiente para superá-los.
Gênesis 37:3 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jacó amava José mais que a qualquer outro de seus filhos, pois José havia nascido quando Jacó era idoso. Por isso, certo dia Jacó encomendou um presente especial para José: uma linda túnica.
- A TÚNICA COLORIDA DE JOSÉ O COLOCAVA EM POSIÇÃO DE DESTAQUE EM RELAÇÃO AOS OUTROS FILHOS. ISSO CORROBORAVA O SENTIMENTO DE PREDILEÇÃO DE JACÓ POR JOSÉ.
Assim, pois, o fizeram os soldados” (Jo 19.23-24). A túnica de Jesus não tinha costuras. O sacerdócio de Jesus é indivisível, não há nenhuma costura que possa ser desfeita, ele é uma unidade. O texto diz expressamente que essa túnica tinha sido tecida sem usar qualquer costura.
Brigaram tanto pela túnica de José que quando conseguiram, ela não coube em nenhum dos irmãos. Sabe o que aprendemos com isso? Aquilo que Deus tem preparado para você, não serve pra mais ninguém, só mesmo para você.
O outro fator causador desse ódio está em uma bela túnica feita por Jacó para presentear José, o que denotava sua predileção por ele. Algumas traduções dizem que essa era uma túnica de várias cores.
Rubem foi o único irmão, a qual não participou da venda de José. Rubem também é o fundador da Tribo de Rubem, seus filhos foram Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
José do Egito, personagem bíblico descrito no livro de Gênesis, teve que enfrentar traições e injustiças em sua caminhada conforme segue: Genesis 37.1-28: Ele foi vendido como escravo por seus irmãos. Isso é uma traição da mais alta conta, das mais doloridas. Gênesis 39.1-20: Foi injustiçado pela esposa de Potifar.
Possivelmente esse foi o erro que José do Egito cometeu, quando revelou ao seus irmãos o sonho daquilo que Deus tinha preparado para ele. O Senhor Jesus também ensinou seus discípulos que existem coisas que temos que guardar para nós.
A veste se identifica a tal ponto com aquele que a usa que é como se passasse a fazer parte dele. Isto explica a possibilidade de inúmeras metáforas bíblicas, como revestir-se de justiça, de força, de temor, de alegria etc. Revestir-se de justiça é ser justo: de força é ser forte, e assim por diante.
Historicamente, a túnica tem raízes nas vestes usadas na Grécia e em Roma, onde era comum entre as classes sociais mais elevadas. Com o advento do cristianismo, a túnica passou a ser adotada pelos ministros da Igreja como um símbolo de sua vocação e serviço a Deus.
Eles mal puderam acreditar! José e seus irmãos choraram de alegria. José os perdoou por tê-lo vendido como escravo. Ele disse que Deus o tinha guiado ao Egito para salvá-los da fome.
Então os dez irmãos de José por parte de pai foram até o Egito para comprar mantimentos. Mas Jacó não deixou que Benjamim, o irmão de José por parte de pai e de mãe, fosse com eles; ele tinha medo de que lhe acontecesse alguma desgraça.