“As lombadas só podem ser implantadas nas vias locais e coletoras. Já nas arteriais, o controle geralmente é feito por equipamentos eletrônicos, como semáforos ou radares. Também não é possível instalar as lombadas em curvas.
No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está escrito que é proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade.
A instalação de lombadas no Brasil é proibida desde 1998, mas há exceções em que podem ser utilizadas. A lombada deve ser a última alternativa e só pode ser instalada após estudo técnico.
A norma NBR 12225:2004 estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos. A norma tem por finalidade oferecer regras para a apresentação de lombadas para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes.
94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado. Parágrafo único.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a construção de quebra-molas ou lombada sem autorização do poder público é terminantemente proibida pela Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
“As lombadas só podem ser implantadas nas vias locais e coletoras. Já nas arteriais, o controle geralmente é feito por equipamentos eletrônicos, como semáforos ou radares. Também não é possível instalar as lombadas em curvas.
Ou seja, se você estiver dirigindo em uma velocidade que pede a quarta marcha, você deverá frear e mudar as marchas para terceira e, finalmente, até a segunda para poder passar por cima da lombada. Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.
Quebra-molas são proibidos pelo CTB sendo sua instalação permitida apenas por exceção. Diante de irregularidades, as prefeituras são responsáveis em caso de acidente. Ao transitar pelas vias das grandes cidades ou até mesmo das pequenas, não é difícil encontrar uma ondulação transversal, mais conhecida como lombada.
Quebra-molas – Ou lomba, também designado lombada, é a ondulação transversal, uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos. Pardal – equipamento de fiscalização para controle de velocidade, nas rodovias, também é conhecido como radar.
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a distância mínima entre quebra-molas instalados de forma consecutiva em via urbana de sentido duplo de circulação deve ser de 50m e, em via urbana de sentido único de circulação e em rodovia, a distância deve ser de 100m ...
O quebra-molas é seguro? A colocação de quebra-molas é segura, desde que esteja de acordo com as normas de segurança determinadas pelos órgãos responsáveis pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.
Se você freia em cima da lombada, atenção: isso pode prejudicar o carro! 🚘 Ao frear exatamente em cima da lombada, você força a suspensão, os amortecedores e até o sistema de freios do veículo. Isso pode causar desgaste precoce, além de comprometer sua segurança e a estabilidade do carro.
Qual a marcha ideal para passar no quebra-mola do carro?
Passo 2. Não diminua a marcha toda de uma vez, reduza uma a uma. Quando for passar em quebra-molas mais altos, passe com a 1ª marcha e devagar, assim você evita o impacto ou a raspagem no fundo do carro.
Tem que apertar a embreagem no final, o momento exato só a experiência vai te dizer. Mas é por questão de segurança, para aproveitar o freio a motor o máximo possível para ajudar na frenagem. Apertar a embreagem antes não prejudica o motor, mas força mais o freio e dificulta a frenagem.
A velocidade impressa no ponto deve ser de 20 km/h e 30 km/h. E são indicadas para vias locais e coletoras e rurais. Indicada para velocidade máxima de 40 km/h e para vias locais e coletoras. Podem ter estrutura ostensiva ou discreta.
VII - A implantação de lombada próxima à esquina deve respeitar uma distância mínima de 15 m do alinhamento do meio-fio ou linha de bordo da via transversal.
Podemos sim frear na curva, chamamos essa técnica de Trail Braking, que consiste em começar a frear na reta e seguir aplicando o freio dianteiro mesmo após inclinar para a curva. Quanto mais inclinamos a moto, mais aliviamos o freio, até praticamente o ápice da curva.
Estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas, disciplinada pelo parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro e proíbe a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares implantados transversalmente à via pública.
Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746. Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.
Lombadas. Lombadas são dispositivos redutores de velocidade utilizados para evitar acidentes onde o excesso de velocidade é a sua principal causa. Elas seguem o padrão estabelecido na RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 973, DE 18 DE JULHO DE 2022, podendo ser Tipo A (comprimento =3,70) ou Tipo B (comprimento =1,50).