De acordo com a NBR 5410, a distância mínima de instalação entre o chuveiro e o disjuntor deve ser de 1,2 m. Entenda que devido às condições de umidade em locais com chuveiros elétricos, não é recomendado fazer a instalação elétrica do disjuntor dentro do banheiro.
Existem diversos fatores que ocasionam o desligamento do equipamento. Dessa forma, vale avaliar cada situação. O problema pode ocorrer quando a distância entre a instalação do chuveiro e o equipamento de segurança é incompatível com o estipulado na norma ABNT NBR 5410.
Os disjuntores possuem três funções: manobra, proteção contra curto-circuito e contra sobrecarga. Quando um disjuntor desarma com o chuveiro ligado, é a proteção térmica que atua devido a sobrecarga no circuito. Isso não só no caso dos chuveiros, mas de qualquer outro circuito estiver sobrecarregado.
Para os consumidores com tensão de entrada de 220 V, sendo monofásicos ou bifásicos, podem utilizar chuveiros com potências de até 7000 W. Neste caso, a bitola mínima recomendada também é de 6,0 mm² e o disjuntor pode ser de 32 A ou de 40 A, curva B.
Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.
Não é normal um disjuntor esquentar significativamente durante o uso normal. Os disjuntores são projetados para interromper a corrente elétrica quando há uma sobrecarga ou algum outro problema elétrico, a fim de evitar incêndios e proteger os dispositivos elétricos conectados.
O disjuntor do chuveiro pode ser maior que o disjuntor geral?
Caso o chuveiro tenha potência superior ao que os fios suportam, pode ocorrer um superaquecimento. Se esse for o problema, o disjuntor desarma para garantir a segurança da instalação elétrica. Porém, se o disjuntor possuir corrente maior que a ideal para a fiação, ele não irá desarmar e isso pode ocasionar incêndios.
Voltada exclusivamente para aplicações de curva C (cargas indutivas com baixa corrente de partida), ela foi desenvolvida para suportar correntes que variam de 6 a 63A e possui uma capacidade de ruptura de até 3kA, estando em conformidade com a norma NBR 60898.
O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é excedida para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, o que poderia começar um incêndio. Ele exerce a mesma função do antigo fusível, com a diferença de que não é necessário trocar nenhuma peça a cada queda.
Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso. Na falta do fio de aterramento a opção (menos segura, mas ainda viável) é no neutro. Para isso, você deve ter uma chave de teste.
Se possível, desligue o disjuntor principal para cortar a energia e evitar novos riscos. 2. Chame o Corpo de Bombeiros 🚒 Se o fogo estiver fora de controle, ligue para o corpo de bombeiros imediatamente.
Por que o disjuntor cai durante um banho muito quente?
É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm².
Isso acontece quando o disjuntor do chuveiro é inadequado ou quando fios de calibre insuficiente são usados. Conexões mal feitas: Emendas malfeitas ou folgadas podem aumentar a resistência elétrica, resultando em aquecimento. Esse calor pode degradar o material isolante do fio, levando ao derretimento.
Nesses casos, com o disjuntor desarmando, o primeiro passo deve ser desligar todos os equipamentos e rearmar o disjuntor. Assim, haverá o restabelecimento da energia. Em seguida, deve-se reconectar os aparelhos, mantendo a segurança e evitando sobrecarregar o circuito.
porque o condutor sempre possui alguma resistência. Quando você liga o chuveiro elétrico. ou qualquer outro aparelho. que precisa de muita corrente pra funcionar, a fiação da sua casa vai receber muita corrente.
A seção do fio deve ser dimensionada de acordo com a potência do chuveiro. Para chuveiros de até 5.500W, recomenda-se usar fio com seção de 6 mm². Para chuveiros de 6.000W a 7.500W, o fio ideal é de 10 mm².
Nesse caso, a corrente produzida pelo chuveiro seria de aproximadamente 25A (A = W/V). Portanto, o disjuntor adequado para essa situação seria um de 30A, por exemplo.