O mirtilo contribui para a perda de peso. De acordo com o especialista, o consumo da fruta impede o acúmulo de gordura proveniente da idade. "Por ser baixo em calorias, rico em água e fibras, o consumo do mirtilo contribui com o aumento da saciedade, diminui a sensação de inchaço e facilita a digestão", ressalta ele.
É possível consumi-los de várias maneiras: crus, em iogurte, aveia, sobremesas, bolos e smoothies. Mas ainda ficam deliciosos como suco ou geleia. No entanto, é importante ter atenção à quantidade recomendada. O ideal é consumir uma porção diária de 100 a 150 gramas de mirtilos, já que eles podem ter um efeito laxante.
Quais são os benefícios do mirtilo e da blueberry para a saúde?
O mirtilo (Vaccinium myrtillus) destaca-se por ser uma fruta "azul", que é conhecida também como blueberry (termo em inglês). O alimento foi introduzido no Brasil apenas na década de 1980, quando começou a ser cultivado na região sul do país. Ele é consumido e produzido em larga escala nos Estados Unidos e na Europa.
O mirtilo é rico em antocianinas, substância anti-inflamatória responsável pela coloração azul e com potencial de prevenir diferentes doenças, inclusive alguns tipos de câncer, conforme ressaltou Cynara Oliveira, nutricionista e supervisora de Nutrição do Hospital Santa Lúcia.
COMA um Punhado de MIRTILO e VEJA O QUE ACONTECE! Benefícios do Blueberry e Dicas
Quais são as contraindicações do mirtilo?
Quais são os efeitos colaterais do mirtilo ? Os efeitos colaterais mirtilo incluem: síndrome de desgaste, anemia, pele e olhos amarelados, etc. Tire uma foto para identificação instantânea de plantas, obtendo rapidamente informações sobre prevenção de doenças, tratamento, toxicidade, cuidados, usos e simbolismo, etc.
Para preservar suas propriedades medicinais, a forma mais indicada para o consumo do mirtilo é a ingestão da fruta in natura ou em forma de suco ou vitamina. Porém, pode também ser consumido na forma de geleias, caldas, sorvetes, iogurtes, licores, doces em geral ou até mesmo desidratado.
Consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto no fígado e pode ser útil na diabetes ou obesidade. Para já sabe-se que consumir 240 gr diários destas bagas tem um efeito hepático assinalável. Pode prevenir ou atenuar diabetes e obesidade. Mas também pode causar algum desequilíbrio e ser nocivo.
Além disso, o mirtilo possui flavonoides, que contribuem para diminuir os riscos de diabetes. E também é uma fruta rica em fibras – uma xícara de mirtilo tem em média 3,6 gramas de fibras, e já é comprovado que as fibras auxiliam no controle glicêmico.
Há contraindicações para a ingestão do Blueberry? De acordo com os estudos do produto não foi encontrado nenhuma contra indicação ou efeito colateral, mas é válido consultar um profissional habilitado.
O Mirtilo Americano simboliza proteção e prosperidade. É uma planta perene nativa da América do Norte. Flores de mirtilo são frequentemente associadas a simplicidade e paz.
O mirtilo pode, assim, ajudar a prevenir a perda de memória que se verifica em doenças neurodenegerativas como o mal de Alzheimer. A explicação pode ser a elevada concentração de antocianinas, compostos do grupo dos flavanóides que já haviam sido associados a ganhos de visão e à proteção antitumoral.
O estudo constatou que a acerola e o açaí foram os campeões em relação às propriedades antioxidantes, importantes na proteção contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
A noite, é uma ótima opção de “snack” ou ceia pois fornece ao organismo uma grande quantidade de vitaminas e minerais importantes na manutenção do mesmo. Os frutos vermelhos, como o mirtilo, morangos, amoras e framboesas, são ótimas opções de lanche noturno porque têm poucas calorias.
Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida descobriram que o consumo diário de mirtilo resulta em reduções significativas da pressão arterial, tanto a sistólica quando a diastólica.
Por ser rico em antioxidantes e em propriedades anti-inflamatórias, o mirtilo contribui com a formação de colágeno e previne contra os radicais livres, principais causadores de rugas e sinais de envelhecimento precoce da pele.
Cientistas da Universidade de Coimbra (UC) descobriram que “o consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto hepático”, fornecendo pistas importantes para orientar o consumo saudável destas “bagas muito ricas em antioxidantes”.
Por que o mirtilo é tão caro? p>O mirtilo é típico de países com climas temperados. Dessa forma, há poucas plantações da fruta no Brasil, o que encarece a fruta na hora da compra.
O mirtilo pode ser consumido como fruta fresca e também em várias formas processadas termicamente como chás, geleias, compotas, sucos, purês e extratos. O consumo in natura é mais aconselhável para não perder as propriedades nutricionais.