A xilazina é uma droga pré-anestésica alfa-2-agonista, usada freqüentemente na medicina veterinária, com efeito similar quando administrada por via endovenosa ou intramuscular. Induz rapidamente a sedação, analgesia e apresenta como efeitos nocivos a hipotensão e a bradicardia.
Quanto tempo dura o efeito da xilazina em bovinos?
Estes fármacos promoveram ataxia, sendo que apenas a xilazina induziu decúbito em 100% dos animais, durante 20 minutos, a qual permaneceu por um período de 30 minutos em 80% dos bovinos.
O Cloridrato de Xilazina deve ser injetado lentamente para não ocorrer efeitos indesejáveis; para quaisquer emergências. O efeito sedativo pode ser reduzido por ruídos, intranquilidade, manipulação no animal, etc.
Aumento da diurese, hiperglicemia, hipoinsulinemia, alteração da motilidade gastrointestinal, aumento da resistência vascular e do consumo de oxigênio do trato gastrointestinal, salivação, piloereção, transpiração, prolapso peniano e tremores musculares leves.
A xilazina é uma droga pré-anestésica alfa-2-agonista, usada freqüentemente na medicina veterinária, com efeito similar quando administrada por via endovenosa ou intramuscular. Induz rapidamente a sedação, analgesia e apresenta como efeitos nocivos a hipotensão e a bradicardia.
Tal como nos humanos, a anestesia em cães tem riscos associados. As reações podem ser diversas e variar entre um inchaço no local da injeção ou uma leve diminuição do ritmo cardíaco à uma reação alérgica mais grave à substância anestésica.
O mais importante é que a pessoa volte a respirar e procure assistência médica. A xilazina pode causar úlceras e feridas graves na pele. Estas infecções podem aparecer em qualquer parte do corpo. Podem necessitar de cuidados médicos, como antibióticos ou outro tratamento.
Eqdomin é indicado para sedação de equinos, nos casos em que esta se faça necessária, como para realização de exames clínicos e complementares, colheita de material biológico para exames laboratoriais e realização de intervenções cirúrgicas simples.
As doses recomendadas de xilazina para ruminantes e pequenos ruminantes são de 0,05-0,1 mg/kg por via intravenosa, 0,1-02 mg/kg por via intramuscular e para os equinos as dose variam entre 0,5-1,0 mg/kg por via intravenosa e 1,0-2,0 mg/kg por via intramuscular (LEMKE, 2007).
Acepromazina é indicado para cães e gatos como sedativo e tranquilizante para facilitar procedimentos diagnósticos, contenção para exames e radiografias, tratamento de feridas e abscessos, sondagem uretral e nos casos onde se deseja obter um efeito tranquilizante e de indiferença aos estímulos excitantes do meio.
Em contextos clínicos, a ioimbina pode reverter os efeitos adversos da xilazina se administrada por via intravenosa na dose de 0,5 mL/10kg logo após a administração da xilazina.
Efeitos na Gestação: a xilazina não é uma droga abortiva nem teratogênica, no entanto, causa um aumento do tônus do miométrio e diminuição da pressão intra uterina em vacas, devido a sua ação sobre os alfa-2-receptores, razão pela qual recomenda-se evitar o uso de xilazina no último mês de gestação.
CANINOS E FELINOS: A via de administração pode ser intramuscular ou endovenosa, na dosagem de até 4 mg/kg, para executar suturas, extrações dentárias, limpeza de tártaros, retirada de pontos, coleta de sangue e urina, exames radiológicos, raspados de pele, limpeza de feridas cirúrgicas, limpeza de ouvidos e outras ...
Calmiun é indicado como sedativo, analgésico e relaxante muscular para bovinos. A dose do tratamento, bem como a extensão do mesmo poderão ser estipulados a critério do médico veterinário. Contraindicações: A xilazina é contraindicada em animais que receberam epinefrina ou que apresentem arritmias ventriculares ativa.
DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO: Equinos: 0,5 a 1,0 mg/kg de peso do animal, ou seja, 0,5 a 1,0 mL/100 kg de peso do animal, pela via endovenosa. Repetição da dose: Se necessário a dose pode ser repetida parcialmente ou totalmente de acordo com a abordagem do médico veterinário.
Descrição: Xilazin® 2% sedativo e analgésico à base de Cloridrato de Xilazina 2%. Possui ação rápida e oferece acentuado miorrelaxamento a nível central, levando o animal a um estado de sonolência. Indicado em grande escala para a contenção e manipulação de animais e também para pequenos procedimentos cirúrgicos.
A xilazina possui discreta analgesia visceral e a cetamina resulta em analgesia somática mas, mesmo em associação, têm eficácia questionável na dor, pois são analgésicos leves.
A ioimbina também reverteu qualitativamente a sedação produzida pela xilazina, bem como causou recuperação mais rápida, demonstrando que a ioimbina antagoniza rapidamente os efeitos sedativos causados pela xilazina em cães e gatos.
Qual a diferença entre a xilazina e a dexmedetomidina?
A principal diferença entre esses dois agonistas é a seletividade aos receptores alfa2-adrenérgicos, sendo a medetomidina considerada mais seletiva, conferindo, portanto, maior potência sedativa e analgésica.
A anestesia inalatória para cães é considerada a versão mais segura, pois o anestesista consegue acompanhar com maior exatidão questões como a quantidade de fármaco e a profundidade do nível de consciência do animal.
Regra geral, quando recebe alta, o seu estado já é quase normal, ainda que possa manter-se sonolento por até 24 horas. O tipo de anestesia administrada também faz variar este período.