Percepção de partes fetais palpação. Sinal de Puzos: também chamado de rechaço uterino. Durante o exame bimanual faz-se um empurrão no fundo de saco vaginal posterior, o útero desloca-se superiormente e depois empurra o dedo vaginal novamente.
O que caracteriza esse teste é o rechaço da patela, que se afasta do fêmur, elevando-se após a pressão para baixo imposta na sua face anterior. Parabéns! Você acertou!
A segunda técnica é a “manobra em garra” ou processo de Mathieu, no qual o examinador deve estar à direita do paciente, e apoia as polpas digitais no rebordo costal, como se estivesse tentando “entrar por baixo do rebordo”, e pede-se que o paciente inspire, para que assim ocorra a descida do fígado.
Manobra para aumentar a flexão do feto no útero, apoiando-o sobre o fundo do útero e procurando com os dedos da outra mão o lado uterino menos depressível, que é indicativo do dorso fetal.
Prova calcanhar-joelho, semiotécnica: Paciente em decúbito dorsal com ambos os membros inferiores estendidos, pede-se para o paciente tocar o joelho com a ponta do calcanhar do lado oposto.
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões para parte superior do abdômen, abaixo do esterno. Técnica pode salvar vidas.
O resultado do teste de Romberg é considerado positivo caso a pessoa não consiga manter o equilíbrio quando está de pé com os olhos fechados e os pés juntos e, negativo, quando não são verificadas alterações durante o exame.
Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.
Em situação normal, o espaço de Traube é timpânico e descrito como "Traube livre". Quando o espaço de Traube tem percussão maciça, é descrito como "Traube ocupado" e quase sempre está associado à esplenomegalia.
Para avaliar o fenômeno do rebote pode-se usar o Teste de rebote de Holmes (Stewart – Homes), em que o paciente fica com o braço aduzido no ombro e flexionado no cotovelo, com o antebraço supinado e o punho cerrado. O examinador puxa o punho e o paciente deve resistir a tração.
REVERSÃO: é o retorno do servidor aposentado por invalidez quando os motivos causadores da inatividade desapareceram. A cessação das causas do ato de aposentadoria deverá ser comprovada por junta médica oficial.
A sensação é a mesma que se percebe ao afastarmos duas superfícies de couro unidas por goma, ainda úmida. Esse sinal, patognomônico de fecaloma, é chamado sinal de Gersuny. O fecaloma pode, também, ser percebido pelo toque retal.
O sinal de Clarke, também conhecido como teste de moagem da rótula, tem como objetivo identificar alterações patológicas na cartilagem retropatelar, exercendo uma força de compressão na rótula.
A ataxia é definida como sendo uma dificuldade ou mesmo incapacidade de se manter a coordenação motora como normalmente. São, essencialmente, dos movimentos voluntários que se perdem o controle, ou seja, aqueles movimentos que o paciente deseja fazer, como levantar ou mesmo erguer um garfo para se alimentar.