Manobra utilizado para partos de fetos extraídos de dorso para a frente e em direção ao abdómen da parturiente. Erich Franz Bracht, obstetra alemão, 1882-?
Questão No parto pélvico, a manobra de Bracht consiste em. compressão supra-púbica. deixar a cabeça fetal pendente, sem sustentação, por 20 segundos. rotação do dorso da posição posterior para anterior.
Manobra de Ritgen utilizada atualmente é na verdade a Manobra modificada de Ritgen. Ela consiste na proteção do períneo, através de preensão do mesmo por parte do médico ou enfermeiro obstetra utilizando uma de suas mãos com a ajuda de uma compressa. A outra mão deve ser utilizada para sustentar o occipito do bebê.
Após a expulsão do leito placentário, é realizado um movimento de rotação da placenta, a manobra de Jacob-Dublin, para desprendimento das membranas fetais aderidas ao útero. É considerado prolongado quando demora mais que 10 minutos para a saída da placenta.
Se as manobras rotacionais e a liberação do braço não forem eficazes ou não puderem ser realizadas, posicionar a parturiente de joelhos, apoiando com as mãos (posição de quatro), durante o parto. Isso se chama manobra de Gaskin.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.
Manobra de Wood: não havendo sucesso, complementa-se com a manobra do parafuso ou de Wood. Mantendo a mesma posição dos dedos da manobra de Rubin, o assistente coloca os dedos da outra mão pela frente do ombro posterior e aplica a força em direção às costas do feto.
Na técnica de hands-on, o profissional apoia a parte posterior do períneo e ou aplica-se uma leve pressão descendente sobre o polo cefálico para auxiliar a flexão da cabeça do bebê, no momento de desprendimento fetal.
Manobra para aumentar a flexão do feto no útero, apoiando-o sobre o fundo do útero e procurando com os dedos da outra mão o lado uterino menos depressível, que é indicativo do dorso fetal.
O plano de Lee, com dimensões de 27cm x 27cm x 12mm, é perfeito para auxiliar na posição correta do bebê durante o parto, proporcionando conforto e segurança para a mãe e o recém-nascido.
A manobra de Muller é uma ferramenta para auxiliar o otorrinolaringologista no manejo do paciente apnéico, porém a sua relevância na avaliação deste tem sido questionada, pois há controvérsias na literatura quanto a sua capacidade de detectar o ponto de colapso da via aérea superior, de predizer o sucesso da cirurgia ...
Na manobra de Zavanelli, descrita em 197820, a cabeça fetal é re-introduzida na cavidade uterina por flexão e rotação, através de pressão firme e constan- te, à qual se segue a cesariana. Poderá ser útil nos raros casos de distócia de ombros bilateral12.
Esta manobra consiste em desprender o polo inferior do saco amniótico do útero por meio de um toque vaginal. Para tal, o dedo indicador é passado através do canal cervical até chegar ao saco. As membranas são então separadas na medida do possível. Isto desencadeia a síntese de prostaglandinas.
Realizar o teste de Neer para verificar a compressão dos tendões do manguito rotador sob o arco coracoacromial. O teste é feito pela flexão anterior forçada do membro superior, levantado acima da cabeça e totalmente em pronação. Também realizar o teste de Hawkins para verificar se há compressão.
Cirurgia. Em casos graves ou persistentes, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a pressão sobre o nervo ulnar. Durante o procedimento, o cirurgião pode realizar uma liberação do túnel de Guyon, remover cistos ou tumores ou reparar fraturas que estão causando a compressão do nervo.
Esta manobra semiológica tem como principal função auxiliar na distinção entre sopros originários das câmaras cardíacas direitas ou esquerdas. Portanto, deve ser usado para auxiliar no diagnóstico mais preciso do sopro em questão.
Elevar a mandíbula com os dedos, pelo menos até os incisivos inferiores estejam mais altos do que os incisivos superiores. Essa manobra levanta a língua junto com a mandíbula, aliviando assim a obstrução das vias respiratórias superiores.
Manobras de reposicionamento canalicular (mais comumente, manobra de Epley ou, menos comumente, manobra de Semont ou exercícios de Brandt-Daroff) envolvem mover a cabeça ao longo de uma série de posições específicas, destinadas a devolver o otólito errante para o utrículo.
O tratamento consiste na realização da manobra de Taxe (com a mão fechada, desinverter o útero para sua posição normal) sob anestesia e com miorrelaxantes como o halotano.
Realizar a pressão supra-púbica (manobra de Rubin I) feita pelo auxiliar que estiver no lado do dorso/occipito fetal. Deve ser realizada por 30 segundos de forma contínua na diagonal, na tentativa de aduzir o ombro anterior.
Manobra que consiste em executar uma inspiração forçada, com a glote fechada, depois de uma expiração profunda, o que provoca um aumento do retorno sanguíneo ao coração.
❖ Manobra Somersault para circulares apertadas ou múl‑ tiplas. A Manobra Somersault foi descrita no início dos anos 90 por Schron e Blanco e consiste em (Ramos‑Rincón,2015): Expulsão lenta dos ombros, sem manipulação do cordão. 1. Apoio gentil da cabeça do recém‑nascido em direcção à face interna da coxa da mãe.