O que é Clorexidina? E para que serve a Clorexidina? A clorexidina é um remédio com ação antimicrobiana, que previne a proliferação de bactérias na pele e nas mucosas. É muito utilizado como antisséptico na desinfecção das mãos e da pele para procedimentos cirúrgicos ou para prevenir infecções de feridas na pele.
Como o Sabonete Clorexidina funciona? É um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias. É indicado na antissepsia (desinfecção e limpeza) da pele e pequenos ferimentos.
Alcoólica 0,5% Campo operatório, biópsias e drenagem de tórax , punções de cateteres vasculares (Portocath), assepsia das vias do cateter de PICC e suturas; Irritante de mucosas, tóxico para córnea e tímpano. ...
A clorexidina degermante agride o tecido. Não se deve usar clorexidina em feridas. A composição é agressiva ao leito da ferida! Para limpeza das feridas utilizamos apenas soro fisiológico e com cuidado para que o jato não seja feito com muita força e possa lesar os possíveis tecidos de granulação em formação.
Posicione a válvula em direção a área afetada, mantendo uma distância de 5 a 10 cm do local ferido. Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.
A higienização da ferida inflamada deve ser feita com antissépticos ou usando água e sabão, com cuidado para não causar muito incômodo nem machucar mais a área afetada. Com essa medida, você está auxiliando o organismo a manter o local livre de partículas e microrganismos nocivos.
Dentre os efeitos adversos relatados com o uso prolongado da clorexidina podemos citar a coloração dos dentes, descamação reversível da mucosa, alterações do paladar e aumento dos depósitos calcificados supra-gengivais.
A clorexidina permanece na boca por 8 a 12 horas, permanecendo em contato por tempo suficiente para eliminar ou inibir o agente causador da infecção. Não é necessário enxaguar a boca com água após o uso do enxaguante bucal.
Nesse caso, o ideal é optar por produtos de álcool com soluções hidratantes como glicerina, aloe vera ou vitamina E. Além disso, ele é inflamável (pode causar explosões devido às altas temperaturas quando fechado em local com alta incidência do sol).
A Clorexidina 0,12% pode ser indicada como colutório, por meio de bochechos diários, duas ou três vezes ao dia, conforme recomendado pelo dentista, de acordo com a necessidade de cada situação clínica, não sendo indicado seu uso por mais de duas semanas seguidas.
Antissepsia: é o processo de eliminação ou inibição do crescimento dos microrganismos na pele ou em outros tecidos vivos. É realizada através de antissépticos que são formulações hipoalergênicas e de baixa causticidade.
O produto é, amplamente, utilizado em estabelecimentos de saúde em procedimentos para limpar e preparar a pele antes de procedimentos invasivos (como cirurgias, inserção de cateteres).
Com a retenção da clorexidina à placa, ocorre uma diminuição da proliferação microbiana no biofilme, pois entram em ação suas propriedades bactericidas e bacteriostáticas, impedindo a cárie e a doença periodontal.
3. Clorexidina solução. A clorexidina solução deve ser usada sobre a pele com ferida, espalhando uma quantidade suficiente na área afetada, de 3 a 4 vezes por dia. Pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos, conforme orientado pelo médico.
A clorexidina deve ser usada somente sobre a pele ou mucosas, conforme orientado pelo médico. A clorexidina degermante pode ser usada para limpeza e desinfecção das mãos em hospitais, pelo médico e outros profissionais de saúde, e para limpeza da pele do paciente antes da realização de cirurgias.
Qual a diferença entre clorexidina aquosa 0,2% e 2%?
Para realizar assepsia intra oral é recomendada a clorexidina 0,12% ou no máximo 0,2%. Valores acima desta recomendação representam risco de toxicidade. Clorexidina a 2% é recomendada para o uso extrabucal (por exemplo, para a higienização dos lábios e pele em procedimento cirúrgico)(1).
Para que a clorexidina é utilizada em ginecologia?
Para que serve a Clorexidina? A Clorexidina pode ser utilizada na limpeza de pele de recém-nascidos e também do cordão umbilical, lavagem vaginal materna, desinfecção das mãos para procedimentos cirúrgicos invasivos entre outros.
Por isso, o primeiro passo para combater o mau cheiro nas axilas é adotar uma higiene adequada com o uso de sabonetes antibacterianos. Esses produtos contêm ingredientes ativos como triclosan ou cloridrato de clorexidina, que ajudam a eliminar as bactérias responsáveis pelo odor.
A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.
A água oxigenada tem propriedades antissépticas e desinfetantes. Com a fórmula H2O2, ao entrar em contato com a pele, provoca uma reação de oxidação que elimina germes e outros microrganismos que infectam feridas¹.