Então, quando Paulo diz “em tudo dai graças”, ele não se refere apenas a expressar gratidão pelas bênçãos e momentos felizes. Ele está nos convidando a reconhecer a presença e a providência de Deus em todas as situações, sejam elas boas ou difíceis.
Com essas palavras de Jesus, Ele quer nos dizer que Deus nos atende em todas as nossas aflições. Às vezes pode demorar um pouco, Ele não nos atende no nosso tempo, mas no tempo d'Ele. E, por isso, devemos ser agradecidos para sempre recebermos mais graças de Deus.
Dar graças em tudo é reconhecer que independentemente da circunstância que eu esteja vivendo existe um propósito de Deus e por isso nós devemos então dar graças em tudo e não por tudo, sabendo que independentemente da situação, existe um propósito e Deus entrará com o recurso, segundo Filipenses 4:19.
Não é apenas dar graças circunstancialmente, mas sempre. Agradecer é a única ordem com uma razão: “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Dar graças em tudo, seja cara ou coroa, faça chuva ou sol, haja abundância ou escassez, significa entender que Deus pode extrair algo bom daquilo que é ruim.
Em resumo, o devocional baseado em 1 Tessalonicenses 5:16-18 nos ensina a importância de cultivar a alegria, a oração e a gratidão como um estilo de vida. Ao aplicarmos essas três ações práticas em nossa vida, estaremos vivendo de acordo com a vontade de Deus e experimentando a plenitude da vida em Cristo Jesus.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus | 1 Tessalonicenses 5:18 | Pastor Paulo Seabra
Qual é o contexto de 1 Tessalonicenses 5:16-18?
1 Tessalonicenses 4–5.
Ele explica que, quando o Senhor voltar, os santos que tiverem sido fiéis no testemunho de Cristo, tanto os vivos quanto os mortos, se levantarão para encontrar o Senhor. O apóstolo relembra os membros da Igreja que devem se preparar e ficar atentos ao dia em que Cristo voltará.
Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.
Paulo diz que Jesus voltaria inesperadamente. Por isso os crentes deveriam estar sempre prontos para Sua chegada. Paulo acabara de esclarecer aos tessalonicenses que, em algum momento, Cristo retornaria e os crentes que tivessem morrido se juntariam a Cristo nos ares e seriam arrebatados ao céu com Ele.
A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.
A Bíblia nos ensina que a gratidão não é apenas um ato de reconhecimento pelas bênçãos recebidas, mas uma atitude de coração que deve permear todas as nossas ações e relacionamentos. No Antigo Testamento, a gratidão é frequentemente associada ao louvor e à adoração a Deus.
Então, quando Paulo diz “em tudo dai graças”, ele não se refere apenas a expressar gratidão pelas bênçãos e momentos felizes. Ele está nos convidando a reconhecer a presença e a providência de Deus em todas as situações, sejam elas boas ou difíceis.
“Vede que ninguém retribua a outrem mal com mal; antes, segui sempre o que é proveitoso entre vós e para com os outros.” Mais uma vez, Paulo adverte contra a divisão e a busca egoísta de si mesmo. Se alguém fizesse uma coisa má e sua vítima retribuísse com o mal, o mal se multiplicaria, ao invés de ser destruído.
Viver uma vida em santidade, na certeza de que Cristo virá nos buscar. Essa provavelmente é a mensagem central trazida pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses. Há pelo menos uma referência, em cada capítulo da primeira carta, sobre a volta de Jesus.
Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 1 Tessalonicenses 5:18, somos lembrados: 'Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. ' Que possamos reconhecer as bênçãos diárias e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas, nos momentos bons e nos desafios.
Qual era o objetivo da carta de Paulo aos tessalonicenses?
Além disso, tinham muitas dúvidas quanto à Segunda Vinda. Portanto, em sua carta dirigida a eles, Paulo escreveu palavras de incentivo e tratou de fortalecê-los e de esclarecer suas dúvidas quanto à Segunda Vinda de Jesus Cristo.
Paulo queria verificar o estado da fé dos tessalonicenses, por temer que os falsos mestres poderiam ter se infiltrado entre o seu rebanho. No entanto, Timóteo logo voltou com um bom relatório, o que levou Paulo a escrever 1 Tessalonicenses como uma carta de encorajamento para os novos crentes.
Qual é o motivo da alegria de Paulo ao escrever aos tessalonicenses?
Cristo estava em Tessalônica! A alegria de Paulo é tão grande, que escreve uma carta, no ano 51 d.C., para valorizar a fé dos tessalonicenses, fazendo uma das maiores ações de graças que encontramos em suas cartas. Ela é a primeira foto do álbum de memórias do cristianismo.