2 - Frutos: caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora ainda não tenham sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.
A melhor opção para conservá-lo é na geladeira. Mas não basta jogá-lo em qualquer espaço livre. Coloque os pepinos dentro de sacos plásticos perfurados, desta forma, você vai mantê-lo por até uma semana, sem grandes alterações na cor, sabor e aparência.
Ao contrário do que muita gente imagina, o pepino não deve ser armazenado na geladeira. A verdade é que o vegetal é sensível a temperaturas frias (<10ºC). Por isso, a geladeira acaba acelerando o processo de deterioração do pepino - a casca fica enrugada, aparecem manchas no alimento e o interior amolece.
Caso você guarde seus pepinos na geladeira, limite isso a, no máximo, três dias. Além disso, coloque-os perto da frente da prateleira, onde é mais quente, e evite a prateleira de baixo, que normalmente é a parte mais fria da geladeira.
Dica da Chef Marisa Webber | Quer manter seus pepinos frescos por mais tempo?
Como fazer para o pepino não ficar indigesto?
Pepino. O pepino, um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, é indigesto para muitas pessoas. Para evitar o problema, não descasque o pepino. Assim, além de não dar má digestão, ainda neutraliza a acidez estomacal.
A bactéria Ralstonia solanacearum, que causa a murcha bacteriana, provém de raízes infectadas e pode permanecer no solo por vários anos. Penetra nas raízes através de orifícios causados por ferimentos ou injúrias mecânicas ou então por aberturas causadas por nematoides.
Quando fatiado, o pepino pode ser guardado em recipiente plástico com tampa dentro da geladeira. E com as fatias nadando em água filtrada. Recomendado consumir em no máximo três dias.
💡Dica extra: Para potencializar esse efeito, você pode adicionar um pouco de vinagre à água. O vinagre ajuda a manter a firmeza dos legumes por mais tempo. Alguns legumes que podem se beneficiar disso: 🥒 Pepino.
São exemplos a couve, alface, tomate, abobrinha, pepino e outros. Eles devem ser lavados individualmente e depois colocados na solução de água com hipoclorito de sódio, daqueles prontos, deve-se seguir a diluição descrita na embalagem do produto.
Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
Os pepinos em conserva tem muitas quantidades de conservantes que caso fiquem expostos ao ar por muito tempo várias espécies de bacterias entram em seu conteúdo e fazem azedar.
As frutas tropicais, como banana, abacaxi e mamão, não devem ser guardadas na geladeira. Sabe por quê? O ar frio faz com que fiquem pastosas, de um jeito nada saboroso!
Dicas de saúde. Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos.
2 - Frutos: caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora ainda não tenham sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.
“A temperatura ambiente ou mais alta, a E. coli cresce muito rápido na alface, mas se ela for refrigerada a 4°C, vemos uma queda acentuada na população de bactérias”, explica Mengyi Dong, autor da pesquisa.
A casca deve estar lustrosa e brilhante, com cor viva. Se a casca estiver rugosa, o pepino já passou do ponto. Para saber se o pepino está bom para o consumo, dê pequenas batidas com o nó dos dedos na parte central do fruto. O som produzido não deve ser oco.
A escolha da área de plantio é fundamental para o controle da murcha bacteriana. Terrenos com histórico da doença ou que foram recentemente cultivados com solanáceas, devem ser evitados, pois o patógeno sobrevive por vários anos no solo.
Vítima de tabus e superstições, o pepino é considerado por alguns como indigesto e até venenoso, quando ingerido com leite. De fato, é pouco tolerado por certas pessoas, mas não pela maioria. E não tem nada de venenoso. Aliás, algumas saladas clássicas feitas com ele levam molhos lácteos, com iogurte ou creme azedo.