A Unesco, inclusive, considerou a cidade antiga de Hebrom patrimônio histórico mundial. Hebrom é vista como uma das cidades mais antigas do mundo e encontra-se ao sul da Cisjordânia. Hoje é considerado território palestino.
Situada bem no centro da Palestina, é uma das cidades mais antigas do mundo, a maior da Cisjordânia e a segunda maior do território palestino – depois de Gaza. É o lar de cerca de 200 mil palestinos e uma das terras mais almejadas por Israel, que a considera sagrada.
Ao longo dos séculos, romanos, judeus, mamelucos e britânicos conquistaram a cidade, que hoje em dia encontra-se no sul da Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel.
Massacre de Hebrom refere-se ao assassinato de 67 ou 69 judeus em 24 de agosto de 1929 na cidade de Hebrom, então parte do Mandato Britânico da Palestina, por árabes incitados à violência por rumores de que os judeus planejavam tomar o controle do Monte do Templo, em Jerusalém.
DIA DOS PAIS NA CIDADE DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ! Onde está Abraão?
Como está a cidade de Hebrom atualmente?
A cidade de Hebron atualmente está dividida assim, em duas partes. A zona H1, com 175 mil palestinos, é uma área tipo A (ver meu post em Ramalá), sob completa administração pela Autoridade Palestina. A zona H2 é militarmente controlada pelo exército israelense, onde vivem 40 mil palestinos e 800 assentados judeus.
Sim. A Unesco, inclusive, considerou a cidade antiga de Hebrom patrimônio histórico mundial. Hebrom é vista como uma das cidades mais antigas do mundo e encontra-se ao sul da Cisjordânia.
A Palestina está localizada na Ásia, mais precisamente no Oriente Médio. O território palestino está compreendido entre o mar Morto e o rio Jordão, na porção leste, e o mar Mediterrâneo, na porção oeste.
Hebrom, no livro de Êxodo, foi um dos filhos de Coate, filho de Levi, filho de Jacó. Levi, terceiro filho de Israel (Jacó), teve três filhos, Gérson (filho de Levi), Coate e Merari, e viveu centro e trinta e sete anos.
Há uma razão. Porque Abraão está enterrado em uma cova em Hebrom. Na cova de Abraão também se encontram sua esposa Sara, ! saque e Rebeca, bem como Jacó e Lia.
Abriga 3.256.906 habitantes, o que representa quase 60% da população da Palestina. A maior parte dessa população vive em cidades, como Hebron. Sua economia é baseada no setor terciário e na agropecuária, com destaque para a agricultura irrigada que produz azeitona, pepino, tomate e outros vegetais.
Essa é a primeira propriedade em Canaã legalmente adquirida por um hebreu. Abraão renomeia o lugar para Hebrom. O nome Hebrom (חברון) vem da raiz hebraica HBR (חבר), que significa amigo, haver, em hebraico, o título divinamente dado a Abraão.
Apesar de não ter achado uma cidade perigosa, também não posso afirmar que é 100% segura. Há alguns passos que se têm de dar com cuidado e há que ter respeito pelas regras. Por conseguinte, o que muita gente faz é visitar Hebron numa manhã ou tarde avaliando previamente com os locais como está a situação.
Segundo os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus Cristo nasceu em Belém, cidade palestina localizada a 10 km de Jerusalém, na parte central da Cisjordânia.
Israel nasceu como um Estado em 1948 após o fim do mandato britânico na antiga Palestina. Mas suas fronteiras hoje são muito diferentes daquelas de 75 anos atrás, quando David Ben-Gurion se tornou o primeiro líder do então nascente país.
A região era chamada de Palastu pelos assírios. A palavra Palestina deriva do grego Filístia (Philistia), nome dado pelos autores da Grécia Antiga a esta região, devido ao facto de em parte dela (entre a actual cidade de Tel Aviv e Gaza) se terem fixado no século XII a.C. os filisteus.
Portanto, uma possível interpretação etimológica para o nome “Jerusalém” seria "fundação da paz" ou "morada da paz". Outra hipótese sugere que o nome se origina do termo acadiano "Uru-salim", que significa "cidade de Salim".
Dotã (em hebraico: דֹתָן) (também, Dotaim) foi uma cidade situada ao norte de Siquém, e cerca de 100 km ao norte de Hebrom. Ela era conhecida por Eusébio, que coloca-a a 12 quilômetros ao norte de Sebaste (Samaria), e lá foi descoberta em nossos próprios tempos.
Siquém (Sichem, Shkhem ou Sh-chea-mm, Hebraico: שְׁכֶם / שְׁכָם, Padrão Šəḫem Tiberiano Šəḵem; "Ombro", moderna Tell Balata (Balata al-Balad) Cisjordânia, hoje Nablus) foi uma cidade Cananeia mencionada nas cartas de Amarna e posteriormente transformada em uma cidade israelita na Tribo de Manassés.
A Cisjordânia é um território situado no Oriente Médio que, com a Faixa de Gaza, forma o Estado da Palestina e luta pelo seu reconhecimento. Bandeira da Palestina, formada pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia. A Cisjordânia é um pequeno território que forma, com a Faixa de Gaza, o Estado da Palestina.
Arba (em hebraico: ארבע, significando “quatro”) foi um personagem bíblico, mencionado no Livro de Josué 14:15 como “o maior homem entre os anaquins” e o pai de Enaque. A Bíblia menciona também que a moderna cidade de Hebrom em épocas antigas era chamada de Quiriate-Arba (cidade de Arba) em alusão a Arba.