Conforme ressaltamos acima, é preciso deixar o seu botijão em um local mais ventilado e arejado. O botijão do gás de cozinha não deve, em hipótese nenhuma, estar em armários fechados, balcões e outros móveis com essa característica. Sem a passagem de ar, a segurança do gás fica comprometida, então todo cuidado é pouco!
Qual o melhor lugar para instalar o botijão de gás de cozinha?
Para que o seu botijão dure o máximo possível, é necessário que ele seja armazenado em um local plano, sem contato com umidade e luz solar direta — isso evita a corrosão das partes do botijão. Esse local ainda precisa ser arejado e ter um clima ameno, ou seja: não pode esquentar muito durante o dia!
O botijão deve ficar em um local arejado. A mangueira não deve estar ao lado do fogão. Ele deve ficar a pelo menos um metro e meio de distância dos ralos.
Evite armazenar o botijão em lugares fechados ou sem ventilação, pois, por ser altamente inflamável, ele deve ser mantido preferencialmente do lado de fora da residência. Dessa forma, em caso de vazamento, o gás não ficará confinado, reduzindo as chances de acidentes graves, como explosões ou intoxicações.
Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
Em relação a instalação, o ideal é que seja mantida uma distância razoável entre o botijão e o fogão. Essas mangueiras costumam ter 80 centímetros de comprimento, o que já supre a exigência mínima de distância entre os dois objetos.
Conforme ressaltamos acima, é preciso deixar o seu botijão em um local mais ventilado e arejado. O botijão do gás de cozinha não deve, em hipótese nenhuma, estar em armários fechados, balcões e outros móveis com essa característica. Sem a passagem de ar, a segurança do gás fica comprometida, então todo cuidado é pouco!
Onde colocar o botijão de gás quando não tem espaço?
O botijão de gás pode ser instalado em um local arejado e limpo em uma área externa da casa (ou estabelecimento), em uma posição elevada e o botijão deve estar protegido contra o sol e chuva – se desejar, utilize grades para proteção.
O aquecimento provocado no local deformava a mangueira, causando vazamentos e explosões. A diminuição nas medidas da mangueira de PVC impede essa prática e, consequentemente, evita acidentes causados pela deformação do produto.
Um dos motivos que não pode colocar botijão de gás embaixo do cooktop e forno embutido é porque representam muito risco de aumento de calor e de acidentes. Colocar o forno em um local mais afastado pode reduzir esses riscos, mesmo assim, em espaços pequenos, é preciso sempre muito planejamento.
Mas, deixá-lo em um local fechado, como armário pode ser muito perigoso, pois o botijão de gás é altamente inflamável, e mantê-lo em um espaço confinado pode aumentar os riscos de acidentes. Não ter ventilação, pode gerar acúmulo de gás em caso de vazamento, criando uma atmosfera explosiva.
Antes de fazer todo o procedimento você precisa escolher o local adequado para instalar o fogão. A instalação deve ser feita em um ambiente interno, arejado, livre de correntes de ar que apaguem as chamas e longe de áreas de circulação de pessoas, assim você também evita problemas em caso de vazamento de gás.
Esse abrigo também deve ser bem ventilado. A razão é a mesma de por que ele não pode ficar dentro de casa: em caso de vazamento, o gás precisa ter por onde sair para não se acumular e não causar acidentes. Também não o faça enterrado ou no subsolo. O gás de cozinha é mais pesado que o ar.
Apesar de o botijão de gás ficar em um local aberto, o calor do sol pode danificar o bom funcionamento da mangueira e do regulador de pressão, sendo ideal que ele fique em um local coberto para evitar as altas temperaturas do sol.
O projeto trata do armazenamento, acima de quatro unidades, de botijões de uso doméstico (13 kg). Segundo a proposta, o local de guarda do material deve ser térreo, de piso plano, sem espaços vazios, como canaletas, dutos, ralos ou rebaixos que possibilitem acúmulo do gás em caso de vazamento.
Qual a distância que pode ficar o botijão de gás do fogão?
A distância mínima segura entre o botijão de gás e o fogão deve ser de pelo menos 1,5 metros. Essa distância é recomendada para garantir a segurança e reduzir o risco de acidentes, como superaquecimento do botijão ou vazamentos de gás que possam ser inflamados pelas chamas do fogão.
A forma como a mangueira do gás fica posicionada atrás do fogão também é importante. Ela não pode ficar esticada e deve sempre ter alguma folga no caso do fogão precisar ser movimentado. Também não deve entortar nenhuma das conexões para não causar vazamentos.
Isso porque o uso só é recomendado em fogões ligados ao botijão de gás comum, de 13 kg, que estão com proximidade de no máximo 1,20 metros de distância. Se a distância for maior, recomenda-se aproximar o botijão do fogão ou usar uma mangueira de borracha com revestimento metálico.
A forma correta de instalar seu Botijão fora de casa! Atende às normas ABNT NBR 14955 E NBR 14177 que não permitem que mangueiras atravessem paredes ou seja embutodos em paredes e tubo.
Posso colocar a geladeira perto do botijão de gás?
Pode colocar o botijão de gás do lado da geladeira? Conforme ressaltamos acima, é preciso deixar o seu botijão em um local mais ventilado e arejado. O botijão do gás de cozinha não deve, em hipótese nenhuma, estar em armários fechados, balcões e outros móveis com essa característica.
Qual o melhor lugar para colocar o botijão de gás?
Tendo em vista que o botijão de gás não deve ser guardado em armários ou outros ambientes fechados, que tenham espaço restrito e falta de ventilação, alguns profissionais projetam espaços destinados exclusivamente ao seu armazenamento em residências que não possuem uma área externa.
Se possível, em uma área externa, para que o acúmulo de gás em caso de vazamentos possa ser evitado. No entanto, mesmo que o aparelho de gás esteja em um local aberto, o calor do sol pode danificar o bom funcionamento da mangueira e do regulador de pressão.
Caso ele esteja aberto ou com qualquer tipo de defeito na válvula, o gás poderá sair, o que representa um significativo risco de incêndio, explosão ou mesmo intoxicação por meio da instalação.