O sistema monofásico, comum em residências devido à sua simplicidade e economia para demandas de energia mais baixas, opera através de dois fios: um fase e um neutro. A tensão máxima oferecida é de 127V na maior parte do Brasil e 220V em alguns estados, com potência limitada a 8 kilowatts (kW).
Um aparelho que funciona em 220V vai funcionar tanto em 220V fase e fase quanto 220V fase e neutro. Mas é importante informar que alguns aparelhos 220V são trifásicos, ou seja, precisam de 3 fases para funcionar e geralmente são de uso industrial.
O sistema monofásico de tensão elétrica em redes residenciais utiliza apenas uma fase e um neutro, que pode ser entre 127 ou 220V, fornecendo energia para equipamentos em uma residência. O ar-condicionado monofásico é um aparelho que suporta apenas uma única tensão, do contrário ele pode estragar.
Qual a diferença entre 220 bifásico e 220 monofásico?
Funciona normalmente, o resultado é 220V ao medir na tomada. A diferença está apenas na ligação elétrica. Monofásico é composta por 1(um) fio fase + 1(um) fio neutro, já o bifásico é composto por 2(dois) fios fase. Obs.: Em ambos os casos precisa ser instalado o fio de aterramento.
As tomadas de 127V são compostas por uma fase e um neutro, enquanto as de 220V possuem duas fases e um fio terra. Além disso, as correntes em cada tipo de tomada são diferentes.
Quando um equipamento trabalha com apenas 220V, podemos ter duas opções de ligação: ter duas fases (que origina de um sistema 220V trifásico) que é chamada de 220V bifásico, pois se está utilizando duas fases; ou ter uma fase e o neutro (que se origina de um sistema 380V trifásico) que é chamado de 220V monofásico, ...
Enquanto a rede monofásica é destinada a consumidores sem grandes exigências de consumo de potência, a rede bifásica é a preferida dos consumidores intermediários, enquanto a rede trifásica fica responsável pelos grandes consumidores de potência.
Pode instalar ar-condicionado monofásico em rede bifásica?
Uma dúvida comum é se o ar-condicionado monofásico pode ser instalado em uma rede bifásica . Conforme os técnicos explicaram, sim, é possível colocar o modelo monofásico em uma rede bifásica.
Nessa rede, a energia elétrica é transmitida por dois condutores, um fase e um neutro. A tensão da rede monofásica no Brasil é de 127 V ou 220 V, com corrente elétrica que flui em um único sentido. Ela tem uma baixa potência e um baixo custo de instalação.
Um equipamento projetado para operar em 220V funcionará corretamente em qualquer configuração que forneça essa tensão, seja ela fase-neutro ou fase-fase. Portanto o contator não distingue se os 220V são obtidos entre uma fase e o neutro ou entre duas fases.
Uma tomada sempre precisa de um neutro\terra para que o caminho seja completo. Sem ele, a eletricidade não pode fluir. Os interruptores são diferentes porque são apenas um ponto aberto no quente. Do ponto de vista da carga real (a lâmpada), ambos os lados do interruptor são quentes.
No sistema monofásico, a rede é construída com dois fios: uma fase e um neutro. A tensão elétrica máxima que pode ser ofertada por esse sistema é de 127 V. Redes monofásicas são instaladas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge um valor máximo de 8 kw (8000 watts).
O Consumidor monofásico tem a entrada de energia em dois condutores, fase e neutro em 127 V, conhecido como 110V. O bifásico recebe alimentação por três condutores, duas fases e um neutro. Entre as duas fases tem-se 220 V. Entre qualquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V.
Fio Neutro: é o condutor que não possui tensão elétrica, ou seja, não está carregado. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse fio. Fio Fase: é um fio condutor que contém a presença de tensão elétrica (127 ou 220 V) ou diferença de potencial (DDP).
Monofásico: o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh; Bifásico: o custo de disponibilidade pago corresponde a 50 kWh; Trifásico: a taxa mínima é igual a 100 kWh.
Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.
Você tem que limitá-la de alguma forma (por exemplo, usando um resistor), ou as altas correntes podem danificar suas fontes de tensão ou fios. Portanto, você não deve conectar diretamente diferentes fases em uma instalação elétrica doméstica.
Qual a bitola do fio para tomada 127 V e 220 V? Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.