Beber bastante água pode ser indicado pelo médico para o tratamento da inflamação nas cordas vocais para aumentar a hidratação e umidificação das cordas vocais. Além disso, beber água ajuda a reduzir a viscosidade de mucos das pregas vocais, facilitando sua eliminação.
1. Tome bastante água. A hidratação é um dos princípios fundamentais para cuidar da voz, já que a água ajuda a hidratar as pregas vocais. Para tanto, você deve consumir dois litros de água por dia, quantidade que pode ser divida por um copo de água a cada duas horas.
Alguns remédios para rouquidão, como paracetamol, ibuprofeno, dexametasona, amoxicilina + clavulanato ou omeprazol, podem ajudar a reduzir a inflamação ou infecções na garganta, aliviando a dor e o desconforto.
O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama. Se sua garganta for sensível ou já estiver irritada, também é interessante evitar líquidos muito gelados.
Maçã e pera ajudam na hidratação da laringe e limpeza da boca e faringe; sucos cítricos como laranja e abacaxi contribuem para a imunidade e absorção da secreção na região laríngea e faríngea.
Quais são os sinais de problemas nas cordas vocais?
Os sintomas geralmente são estridor inspiratório e, menos frequentemente, sibilos expiratórios. Outras manifestações podem incluir rouquidão, sensação de aperto na garganta, sensação de engasgo e tosse (1).
Além disso, os efeitos do uso do gengibre irritam a mucosa gástrica, que podem aumentar os riscos de refluxo e, consequentemente, prejudicar a voz", esclarece Ludianne.
Quais são os sintomas de cordas vocais machucadas?
As lesões das cordas vocais manifestam-se geralmente com rouquidão, alteração do timbre vocal, interrupções frequentes de sons, fadiga vocal e redução na gama de sons. Associa-se por vezes tosse seca, pigarro e cansaço.
Sim, é verdade. A maçã é um alimento que interfere positivamente na nossa voz. Essa fruta é rica em pectina, substância que fornece ação adstringente e auxilia na “limpeza” da laringe e das pregas vocais, evitando o acúmulo de secreção (pigarro) nessa região.
Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.
Qual o melhor remédio para desinflamar as cordas vocais?
Medicação como, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar no alívio da dor. Se a condição é causada por bactérias, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos.
A maçã é conhecida por sua função adstringente, que auxilia na "limpeza" da garganta e melhora a ressonância da voz. Se estiver com rouquidão e dor de garganta, você pode comer a fruta e também preparar um delicioso chá, já que bebidas quentes melhoram a sensação de dor.
Faça uma alimentação saudável. Muitos alimentos têm um grande conteúdo de água como o melão, melancia, uvas, peras e maçãs contribuindo para a lubrificação das cordas vocais. Evite alimentos ácidos.
Beber bastante água: A ingestão adequada de água aumenta a hidratação e umidificação da garganta e cordas vocais, reduzindo a viscosidade do muco e aliviando a rouquidão. Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente, podendo-se adicionar suco de meio limão para saborizar e facilitar a ingestão.