Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves. Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças.
As bolinhas no saco escrotal podem ser causadas por espinhas que surgem devido ao acúmulo de oleosidade e células mortas na pele. Isso resulta na obstrução dos poros e desenvolvimento de bolinhas ou carocinhos pretos ou brancos com pus no saco escrotal.
A foliculite e os abscessos da pele são bolsas na pele, cheias de pus, provocadas por uma infecção bacteriana. Podem ser superficiais ou profundos, afetando apenas os folículos pilosos ou estruturas mais profundas da pele.
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
É normal ter um carocinho no testículo? Não. O surgimento de qualquer tipo de carocinho nesta região deve ser investigado pelo médico urologista para afastar doenças como o câncer de testículo, inflamações, cistos e outras alterações.
Quais são os primeiros sinais de câncer no testículo?
Além de observar a presença de caroços, o câncer de testículo apresenta outros sinais e sintomas que pedem atenção, como: alterações no tamanho (aumento ou diminuição), forma e textura dos testículos; endurecimento; sensação de peso nos testículos; dor difusa na parte baixa do abdômen; sangue na urina e sensibilidade ...
O que acontece é que existem ISTS que podem causar irritação na região, entre elas: Herpes genital: O vírus herpes simplex tipo 2 pode causar lesões na pele que se parecem com foliculite, com bolhas dolorosas, coceira e vermelhidão na região genital.
O que são pústulas ? Pústulas são “bolinhas” com pus que podem aparecer na pele. Podem romper com atrito ou pressão, liberando o pus e, por vezes, sangue.
Como tratar: geralmente a hidrocele não necessita de qualquer tipo de tratamento, mas se estiver provocando muito desconforto ou não regredir naturalmente, o urologista pode aconselhar a realização de uma pequena cirurgia com anestesia local para fazer um pequeno corte no escroto e remover o hidrocele.
As verrugas genitais são causadas pelo HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é por via sexual, através do contato oral-genital, genital-genital ou, até mesmo, manual-genital.
O eczema escrotal é uma condição de pele que afeta a região genital masculina, especificamente o escroto. As causas podem incluir infecções fúngicas, bacterianas ou virais, condições genéticas, estresse emocional, contato com alérgenos ambientais ou alergias a produtos de higiene pessoal, como sabonetes.
A herpes genital provoca coceira e bolhas nas regiões genitais e não tem cura. O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2).
A orquite é a infecção dos testículos, mais frequentemente provocada por um vírus como o da caxumba. A orquite é geralmente causada por um vírus. O testículo incha e fica dolorido. A orquite é diagnosticada por meio de exame médico e exame de urina.
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
Quais são as causas de bolinhas no saco escrotal que coçam?
Tinea cruris é causada principalmente pelo fungo Trichophyton. Essa infecção é muito mais comum nos homens porque a área entre o escroto e a coxa pode reter umidade. A tinea cruris se desenvolve com mais frequência no clima quente ou quando as pessoas usam roupas úmidas ou apertadas.
A hidrocele se caracteriza pela formação de uma bolsa de líquido na região escrotal pelo acúmulo dentro de uma membrana que reveste o testículo. Em recém-nascidos este quadro em geral, regride espontâneamente. Em adultos pode estar associado à traumas locais, processos inflamatórios e tumores.
O dermatologista é o médico mais indicado para diagnosticar a foliculite ou herpes. O diagnóstico é simples, feito em consultório, através do exame físico das áreas inflamadas ou irritadas e histórico médico da paciente.
Sintomas: Verrugas genitais ou “crista de galo” (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor.
Em mulheres, as bolhas podem surgir na vulva (a área ao redor da abertura da vagina). Essas bolhas são geralmente visíveis e muito dolorosas. Um episódio típico de recorrência de herpes genital dura uma semana. As bactérias às vezes infectam ulcerações genitais devido à infecção por HSV.
Um hidrocelo é uma das causas de tumefação (inchaço) do escroto (saco ou bolsa que contém os testículos) e que ocorre quando o fluido se acumula neste conjunto de tecidos que rodeia os testículos. O hidrocelo é comum em recém-nascidos e geralmente desaparece sem tratamento durante o primeiro ano de vida.
Caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, a varicocele é uma doença comum que acomete principalmente a população jovem. Embora seja uma condição não dolorosa, que requer tratamento apenas em casos específicos, pode levar a consequências diretas na fertilidade e bem-estar do homem.
A orquiepididimite é uma inflamação dolorosa tanto do epidídimo quanto do testículo. A epididimite e a orquiepididimite geralmente são causadas por uma infecção bacteriana.