O que é um pneu radial? Um pneu radial apresenta camadas radiais transversais que funcionam na direção horizontal ao deslocamento. Isso garante menos aquecimento e um percurso mais suave. Além disso, os pneus radiais são fabricados com as lonas colocadas radialmente, o que resulta em uma parede do pneu mais flexível.
Os radiais são indicados para motos maiores que atingem altas velocidades, enquanto os convencionais têm uma variedade muito maior de aplicação. Podem ser usados em motos de baixa cilindrada, motocicletas off-road ou até mesmo em motos big-trail, como a Yamaha XT 660R.
Em consequência da maneira como foram projetados, sem sobreposição de lonas e com a carcaça de aço, os pneus radiais garantem maior resistência a furos e rasgos, além de apresentarem maior estabilidade, proporcionando mais segurança e redução de acidentes.
A escolha entre pneus radiais e diagonais depende das necessidades específicas do seu veículo e das condições de uso. Se você opera em terrenos acidentados ou precisa de uma capacidade de carga excepcional, os pneus diagonais podem ser a melhor escolha.
PNEUS RADIAIS – É formado por uma estrutura [carcaça – normalmente de aço] disposta de forma radial independente do resto da estrutura, flexível nos flancos [laterais] e com cintas estabilizadoras de estrutura de aço na banda de rodagem.
Qual o tipo de pneu mais seguro para o meu veículo?
Os pneus de primeira linha tem 8mm de sulco na banda de rodagem. Eles também podem rodar 50 mil km ou mais – os de segunda linha rodam apenas 40mil km. Além disso, os pneus de primeira linha são aqueles que mantêm maior estabilidade do automóvel e oferecem segurança nas mais variadas condições.
Um pneu recauchutado passa apenas por um processo de afundamento dos cortes. Essa escavação no pneu é para aumentar o tempo de uso do pneu, sendo aproveitado a mesma banda de rodagem. Já os pneus remold, como falamos, são pneus que recebem uma banda de rodagem nova. Sendo assim, mais segura que a recauchutagem.
A durabilidade de um pneu radial pode variar dependendo de vários fatores. Como, por exemplo, a qualidade do pneu, as condições de condução e a manutenção adequada. No entanto, em média, um pneu radial pode durar entre 40.000 e 60.000 quilômetros.
O que é o TWI do pneu? O TWI é conhecido como o Índice de Desgaste do Pneu (ou da banda de rodagem). É uma elevação entre os sulcos dos pneus para indicar o limite máximo de desgaste que é de 1,6 mm. Para encontrar ele no pneu é muito fácil: basta procurar por um relevo de borracha entre os sulcos.
O pneu remold, ou remoldado, é todo aquele que passou por uma restauração mais profunda. De acordo com Roberto Falkenstein, consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, "é um processo de recuperação, no qual a banda de rodagem e toda a parede lateral do pneu são substituídas com novas camadas de borracha".
A outra possibilidade é a construção diagonal, indicada por um traço (-). Para saber tudo sobre a diferença entre os dois tipos de pneu, acesse aqui. O diâmetro é a medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno. Esse valor é expresso em polegadas e indica o tamanho da roda.
A Giti fabrica os pneus GT Radial e encontra-se entre os maiores fabricantes de pneus do mundo. Contando com mais de 33.000 colaboradores em todo o mundo, a Giti Tire distribui pneus para veículos de passageiros, SUVs, carrinhas e camiões em 65.000 pontos de venda espalhados por mais de 130 países.
O que difere um rolamento radial e axial é referente à carga que aquele tipo de rolamento suporta. A carga axial é a força que se estende ou se dissipa através de um eixo central, já a carga radial é á que se estende ou se move de um ponto central para fora.
O pneu misto é aquele pneu onde você pode optar pelos diferentes tipos de direção, mais agressiva ou passeio em vias pavimentadas lisas. Os pneus AT possuem uma característica de versatilidade, pois conversa com as características de um pneu de uso urbano, ao mesmo tempo que serve para trilhas leves.
Uma das informações mais importantes encontradas nos pneus é a sigla DOT, que significa Department of Transportation, em português Departamento de Transporte.
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Qual é o limite do TWI do pneu? Segundo as normas referentes ao uso de pneus em veículos, o limite do TWI do pneu é de 1,6 mm de profundidade da banda de rodagem. Quando a banda de rodagem do pneu se desgasta até o ponto em que fica no mesmo nível dos indicadores de desgaste (TWI), o pneu atinge esse limite mínimo.
Apesar de contar com um processo de reestruturação completa, o modelo remoldado não é 100% seguro e estável. Como já destacamos antes, esse tipo de reforma impede também o balanceamento dos pneus. Ou seja, há também uma perda de estabilidade, o que pode prejudicar curvas mais acentuadas.
Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído. O limite da vida útil do pneu se dá devido ao desgaste natural da borracha.
Devido à construção radial toda em aço, a parede lateral de um pneu radial é mais flexível em comparação com um pneu diagonal, resultando em uma pegada mais curta, mas mais ampla.
Art. 5º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
Desempenho superior: Pneus importados geralmente oferecem melhor aderência em piso seco e molhado, maior durabilidade e menor ruído. Segurança: As rigorosas normas de qualidade dos países de origem garantem maior segurança para os pneus importados.