Tilaka é simplesmente uma marca na testa feita com kumkum, pasta de sândalo, açafrão ou cinzas sagradas, também conhecidas como vibhuti. De acordo com as tradições hindus, pessoas diferentes usam tilakas diferentes em suas testas.
O centro da testa, entre as sobrancelhas, é o lugar psíquico mais importante do corpo humano e sua importância é ressaltada na Índia através de uma marca colorida colocada nesse lugar. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado. Ele é também chamado de terceiro olho ou olho da sabedoria.
O que significa a bolinha vermelha na testa das indianas?
O que é bindi? É uma pedrinha que as indianas usam na testa. Em sânscrito, significa gota. O bindi é usado para proteger as mulheres e remete à intuição feminina, o sexto sentido.
Aplique a tilaka com o dedo anelar de sua mão direita. Faça uma marca – aproximadamente da largura do espaço entre suas sobrancelhas – do começo do seu nariz até o começo de seu couro cabeludo.
No hinduísmo, o tilak (sânscrito tilaka, “marca”) é uma marca feita na testa de um hindu. Em um homem, o tilak toma a forma de uma linha ou linhas e geralmente indica sua afiliação sectária. Nas mulheres, um tilak geralmente toma a forma de um bindi, que tem seu próprio simbolismo.
Como usar: puro ou com pouco de água para transformar em pasta. Usado em casamentos hindús, Poojas, Aartis, como Tika, bindis ou como preferir de acordo com seu propósito.
O bindi é um enfeite que se usa apenas nas mulheres no centro da testa, por se tratar do lugar psíquico de maior importância do corpo humano. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado representando o sexto sentido, terceiro olho ou olho da sabedoria.
Porque na Índia não se pode falar o nome do marido?
Não falar o nome dos maridos é uma prática que elas seguiam obedientemente sem nunca questioná-la, de acordo com Rohini: This custom indicates that a woman respects her husband and wants him to live a long life.
O terceiro olho, para a espiritualidade está ligado ao centro de energia sutil da consciência e, ao ativá-lo a pessoa consegue experimentar a verdadeira paz e equilíbrio. O terceiro olho também é considerado detentor de sabedoria e responsável pelo processo de autoconhecimento.
Chamada de mehndi, essa arte milenar de pintura corporal usa os grafismos de henna para, além de enfeitar a mulher, protegê-la e trazer boa sorte na vida nova que se inicia.
Muitas indianas utilizam o bindi justamente por acreditarem que a joia é uma proteção para elas e seus maridos. Tradicionalmente, o adereço é um símbolo de casamento, mas, atualmente, ele é aplicado por mulheres solteiras e de outras religiões.
Esta marca na testa também é chamada de tilak, ou tilaka (comumente usado no Brasil), palavra que em sânscrito, significa marca. Estas marcas geralmente são feitas antes de uma cerimônia ou rituais religiosos (pujas), e homens, mulheres e até mesmo crianças as usam.
Como Usar o Bindi Indiano: Preparação: Certifique-se de que a área onde você aplicará o Bindi esteja limpa e seca. Posicionamento: Escolha a posição desejada no cabelo, geralmente acima da testa, e pressione suavemente para fixar ou utilize um grampo.
O segundo significado é social: o bindi era usado por mulheres casadas na forma de um círculo vermelho, cor que traria fortuna à casa da noiva, fazendo dela a guardiã da honra e do bem-estar da família.
Significado étnico: "Maang Tika" é o nome indiano para esta joia tradicional de enfeite de cabelo na testa. Mulheres nupciais indianas usam isso para afastar o mal e a má sorte. Tradicionalmente, é usado na divisão do meio (maang). Isso faz parte do acessório de noiva indiano.
O terceiro olho, também conhecido como Ajna, o sexto chakra, situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau.
Localizada no final do nariz representa instabilidade ou problemas à vista no relacionamento. Já na arcada do nariz simboliza o aprisionamento e, na lateral, perto das narinas ou oculta, indica que a pessoa é boa com dinheiro e sabe proteger sua conta bancária. Representa tenacidade, determinação e teimosia.
O que significa tinta vermelha na testa dos indianos?
Essa tinta é um pó chamado Kum Kum (mistura de alume, iodo, canfora e tumeric extraído do açafrão) que somente as mulheres casadas usam no meio exato da cabeça. Essa pintura demonstra que a mulher casada é a outra metade do seu marido.
A pele “falsa-quente”, como também é conhecida, é muito comum em países miscigenados, como o Brasil. Também a encontramos nos países asiáticos e outros. Isso explica por que muitos descendentes árabes e indianos têm a pele oliva!
A Índia é uma terra de cores, música e tradições - algumas delas capilares. As mulheres indianas são conhecidas pela vaidade com os fios, sempre mantendo-os longos, representando feminilidade e sensualidade.
O uso da henna está muito associado a rituais para espantar a má-sorte e o mau-olhado. Não à toa, as pinturas são muito usadas por noivas indianas e em todo o mundo árabe porque também representam a transcendência e a transformação.