Silte. O silte é uma partícula do solo que traz um aspecto de sedosidade à terra, suas partículas vêm da degradação, principalmente, de feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita e são bem menores que as de areia, variando entre 0,05 a 0,002 milímetros.
Este solo possui granulometria maior que 0,005 e menor que 0,05 – é, portanto, um intermediário entre a areia e a argila. O solo siltoso é considerado um solo 'ruim'. É difícil trabalhar nesse terreno, já que há níveis elevados de erosão e desagregação natural.
A principal diferença entre areia, silte e argila está no tamanho das partículas. Enquanto a areia possui partículas maiores, visíveis a olho nu, o silte tem partículas menores e a argila apresenta as menores partículas, muitas vezes microscópicas.
Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
Na escala de Atterberg, a argila corresponde a partículas de diâmetro < 0,002 mm; o silte 0,002 - 0,02 mm; a areia fina de 0,02- 0,2 mm; e a areia grossa de 0,2-2,0 mm.
Os solos granulares (predominantemente areias) e os que têm alto conteúdo de argila em sua composição são constantemente utilizados em aterros – desde que passem pela compactação adequada, realizada com equipamentos corretos e acompanhada de controle tecnológico.
SILTE arenoso, com característica plástica, cor cinza claro, pouco a medianamente compacto. ARGILA, cor cinza clara, consistência média a dura. AREIA fina a média, pouco argilosa, cor cinza clara, medianamente a pouco compacta.
O solo mais rico em carbono é também o mais fértil, uma vez que o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos o carbono do ciclo, reduzindo o aquecimento global, e, no final, ficamos com o melhor fertilizante do mundo.
Lodo. Partículas de terra lodosa têm propriedades físicas em algum lugar entre as de areia e argila. Por causa de sua textura fina, o lodo contém mais água do que areia. Os tipos de solo lodosos são férteis e contêm um número suficiente de nutrientes.
O melhor solo para o plantio é aquele que disponibiliza água, nutrientes para as raízes das plantas, de forma que a plantação tenha um excelente desenvolvimento. Diante disso, e dos tipos de solos que te apresentei, o melhor para plantio é o solo Humífero, pois é o que apresenta as melhores condições de plantio.
O que é solo humífero? O solo humífero é composto por 70% de matéria orgânica e tem cor preta ou escura. Trata-se de um tipo específico de solo conhecido também como solo humoso. Na natureza, ele pode ser encontrado em áreas úmidas, próximas às florestas e matas.
A lixiviação é um processo que consiste na lavagem superficial dos sais minerais para as camadas mais profundas do solo, principalmente pelo escoamento das águas superficiais.
Já o silte está entre a areia e a argila, possui grãos muito pequenos (como a argila), mas não possui coesão como a mesma. Também é considerado um terreno com pouca estabilidade a longo prazo, apresentando facilmente erosão e desagregação natural.
O radier é um tipo de fundação rasa que forma uma laje de concreto diretamente no solo. Ele costuma ser aplicado em construções residenciais, mas também pode ser colocado em empreendimentos comerciais e até mesmo industriais, desde que com os reforços adequados.
A turfa é um composto orgânico formado a partir da decomposição de vegetais de pequeno porte que se desenvolvem em meio líquido, e é encontrada em solos alagadiços, geralmente entre 2 e 5 metros de profundidade. A vegetação entra em contato com a água e é lentamente oxidada por microrganismos.
A textura de um solo determina a capacidade de retenção de água. Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.
A terra roxa foi formada após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Por isso, o solo é rico em óxidos minerais, ou seja, uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.
A relação silte/argila serve como base para avaliar o estágio de intemperismo presente em solos de região tropical. Assim sendo, valores inferiores a 0,7 nos solos de textura média ou inferiores a 0,6 nos de textura argilosa ou muito argilosa são indicativos de intemperismo mais acentuado.
A terra preta, conhecida também como terra marrom, é uma terra presente em abundância em florestas e matas mais isoladas. A sua presença pode ser caracterizada em uma camada mais superficial do solo, local onde os animais morrem e se decompõem. Por conta disso, é considerado o melhor tipo de terra.
O silte é uma partícula do solo que traz um aspecto de sedosidade à terra, suas partículas vêm da degradação, principalmente, de feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita e são bem menores que as de areia, variando entre 0,05 a 0,002 milímetros.