As leguminosas enlatadas são opções práticas que já vêm pré-cozidas e prontas para consumo. O atum, o grão-de-bico, lentilha, a ervilha e o feijão são alguns dos exemplos.
O grão-de-bico é rico em cálcio, contém boas quantidades de vitamina K e fósforo. Juntos, os nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas e doenças que afetam os ossos, como a osteopenia e a osteoporose.
Experimente, por exemplo, utilizá-lo no preparo de receitas como um delicioso homus, uma pasta de origem árabe muito saborosa, ou então como complemento para a sua receita de sopas e molhos. Outro modo de usar é acrescentar o produto diretamente às suas sAladas de folhas.
A recomendação de ingestão diária das leguminosas, incluindo o grão-de-bico, é de 3 colheres de sopa, podendo ser usado em saladas, pastas, sopas, sobremesas e ainda pode ser usado como base para preparo de pães, bolos, hambúrgueres, massas e pizzas.
Uma dúvida comum na hora de utilizar o grão de bico em alguma receita é se é necessário retirar a pele. A casca do grão de bico é muito nutritiva e rica em fibras, no entanto, se você quiser um homus mais cremoso é indicado retirá-la.
Leguminosas: feijão, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras, proteínas, minerais e antioxidantes, que colaboram para evitar a inflamação do corpo; Chás de ervas: como chá verde, hibisco, alecrim, erva-cidreira e camomila atuam na redução dos radicais livres que causam inflamação.
Além das fibras, o potássio presente no grão tem efeito vasodilatador, diminuindo a pressão arterial e protegendo a saúde do coração. Uma contraindicação do uso de grão-de-bico está ligada aqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases.
Abra a embalagem, coloque o Grão de Bico Pronto CAMIL em uma panela ou em um recipiente próprio para micro-ondas. Aqueça por 5 minutos em fogo médio ou por 2 minutos em potência alta no micro-ondas*. Sirva em seguida.
O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de subs- tâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro.
Dica extra: para preparar salada de grão-de-bico, deixe cozinhar apenas por 10 minutos, assim o grão fica mais firme. Para outros preparos, deixe por 15 minutos para grãos mais moles.
A resposta pode surpreender os desavisados: não é apenas possível comer a leguminosa com a pele como é indicado fazê-lo. A maior parte das fibras do grão-de-bico, que pode chegar a 15% do peso de cada unidade, está localizada exatamente na casca.
O feijão e outras leguminosas, como grão-de-bico, soja e lentinha, podem causar gases por conterem altas quantidade de rafinose, estaquiose e verbascose, oligossacarídeos que não são digeridos pelo organismo, podendo gerar também inchaço, desconforto abdominal, e cólicas.
Precisa colocar sal no grão-de-bico para cozinhar?
Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.
O que acontece se não deixar o grão-de-bico de molho?
Ou seja, além de facilitar o cozimento do grão-de-bico, o demolho ajuda a eliminar substâncias que podem causar desconforto digestivo e ainda potencializa a absorção dos nutrientes. Quer saber mais?
Quantas vezes por semana posso comer grão-de-bico?
Quem consome regularmente essa leguminosa tem uma melhora na saúde, menos chances de desenvolver câncer e maior controle sobre o peso. "O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana.
A quinoa está nessa lista por ser um grão que oferece diversos nutrientes para o nosso organismo e é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o melhor cereal do mundo.