A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida direta da distribuição de gordura na região da cintura, indicando a adiposidade visceral. Valores elevados podem estar relacionados com maior predisposição a doenças crônicas.
Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser abaixo de 0,85 para mulheres e abaixo de 0,90 para homens. Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares, sendo importante lembrar que quanto maior o valor, maior o risco.
Nos serviços de atenção à saúde, recomenda-se que uma atenção especial seja dirigida aos homens que não apresentam sobrepeso e que tenham RCQ entre 0,90 e 0,95. Em mulheres com sobrepeso, o corte da RCQ em 0,80 tem especificidade baixa; por isso, pode ser aceitável o limite 0,85 neste grupo.
Já, o método de Relação Cintura Quadril (RCQ) consiste em avaliar a distribuição central de gordura corporal e é obtido pela medida da cintura dividida pela medida do quadril e, também tem se mostrado eficiente para mensuração da quantidade de gordura corporal juntamente com o risco cardiovascular.
A RCQ é obtida pela divisão da circunferência da cintura (no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca) pela circunferência do quadril (ao nível do trocânter maior do fêmur), medidas por fita métrica inextensível.
Para reduzir a sua RCQ, você pode adotar hábitos saudáveis, como: Perder peso: se você estiver acima do peso ou obeso, perder peso é a melhor maneira de reduzir a sua RCQ. Aumentar a atividade física: a atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal, incluindo a gordura abdominal.
A RCQ é aferida a partir da divisão da circunferência da cintura pela circunferência dos quadris. Em mulheres, o resultado a partir de 0,85 já indica risco de morrer precocemente; em homens, a medida de alerta é a partir de 0,9.
Qual é o percentual saudável para homens e mulheres? “Em mulheres, o percentual saudável fica entre 18% e 22%. Quando abaixo de 12%, pode causar complicações na menstruação, por conta de alterações hormonais. Já entre 15% e 18%, o percentual é considerado ótimo, como costuma ser nos atletas.
A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida da distribuição de gordura na região da cintura. Os altos valores desse índice podem estar relacionados com uma maior predisposição a doenças crônicas.
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar: Tamanho da cintura, que deve ser medida na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo; Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.
Vamos aos números. Para os homens, a circunferência abdominal não deveria passar os 94 cm, porque o risco já é considerado alto. Acima de 102 o risco passa a ser muito alto. Mulheres devem manter a circunferência até 80 cm, e saber que acima de 88 o sinal vermelho é ainda mais forte.
De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados, do Reino Unido, a medida ideal da cintura de uma pessoa deve ser a metade da sua altura, ou seja: se você mede 1,80 m (180 cm), deve ter 90 cm de circunferência abdominal.
"A RCQ reflete melhor os níveis de gordura abdominal, incluindo a gordura visceral, que envolve os órgãos profundamente dentro do corpo e aumenta o risco de uma série de condições, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas", explica Khan. "A mensagem é simples: quanto maior a relação cintura-quadril, maior o risco.
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
Qual o melhor exercício para reduzir a gordura no quadril?
Qual o melhor exercício para perder gordura do quadril? Bicicleta. Tanto na bicicleta ergométrica, quanto na tradicional, pedalar é uma das melhores maneiras para reduzir as gordurinhas da região do quadril e das coxas, além de fortalecê-las.
Os exercícios que contribuem para a perda de medidas na cintura são os que ajudam a acelerar o metabolismo e que têm uma maior queima de calorias. Alguns exemplos são a corrida, a caminhada de alta intensidade, o spinning e os circuitos funcionais.